quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Reino Unido - United Kingdom


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos, permitindo-nos conhecer outros povos e outras culturas.

Hoje vamos viajar até … Inglaterra


Boa viagem!

Foto: Diana e Fábio

O Reino Unido é um país formado por: Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. O nome completo, adoptado desde 1927, é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (The United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland). O Reino Unido é uma união política de quatro nações constituintes: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.


Foto: http://hdwallpappers.com

A Inglaterra historicamente dominante, ocupa a metade sul da ilha da Grã-Bretanha, à excepção de uma área a oeste, correspondente ao País de Gales. Limita a Norte com a Escócia, a Leste com o mar do Norte, a Sul com o canal da Mancha e a Oeste com o oceano Atlântico, Gales e o mar da Irlanda.


Foto: Diana e Fábio

O clima do Reino Unido é classificado como temperado - verões quentes, invernos frios e precipitações abundantes durante o ano.





A geografia física do Reino Unido é bem variada. A Inglaterra é um país predominantemente de planícies, com planaltos ao norte (como a Cadeia de Pennine, as montanhas de Cumbria e as charnecas de Yorkshire) e colinas no centro-sul, que são cadeias de elevações graníticas. A maior montanha da Inglaterra é o Pico Scafell, localizado no Lake District com 978 metros.

Foto: Wikipedia_Thorneh

O País de Gales é formado por um bloco montanhoso, com o pico mais elevado, o Snowdon, a chegar aos 1085 m de altitude.

Foto: http://www.snowdonrailway.co.uk

A Escócia é formada por terras baixas no sul e no leste e terras altas (as highlands) no norte e no oeste, incluindo o Ben Nevis, que é a montanha mais alta do Reino Unido (1343 m). Tem grandes áreas selvagens e paisagens intactas.


Foto: wikipedia_ Richard Webb

A Irlanda do Norte é formada por campos, lagos e montanhas. O país pode ser dividido, em linhas gerais, entre Terras Altas e Terras Baixas ao longo da linha de Tees-Exe. O maior lago o Lough Neagh com 396 km2 situa-se na Irlanda do Norte.

Os principais rios são o Severn, Tâmisa, Wye, Trent, Ouse (Inglaterra); Tweed, Tye, Clyde (Escócia); Usk, Towy (Gales); Mourne, Lagan (Irlanda do Norte).


Foto: http://www.wallconvert.com

Na escócia existem muitos braços de mar longos e profundos, os firths e os lochs. A Escócia tem também uma grande quantidade de ilhas ao largo das suas costas norte e oeste, em especial as Hébridas, as Órcades e as Shetland.


Foto: http://hdwallpappers.com

Ao todo, estima-se que o Reino Unido inclua cerca de 1098 pequenas ilhas, algumas naturais e outras feitas pelo homem - os Cranoggs, feitas na antiguidade com pedra e madeira às quais se foram adicionando detritos naturais, com o tempo.


Foto: http://www.fanpop.com

As cidades principais:

Inglaterra: Londres, Birmingham, Manchester, Sheffield, Liverpool,  Bristol e Newcastle upon Tyne.
Escócia: Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.
País de Gales: Cardiff
Irlanda do Norte: Belfast e Derry


Foto: Diana e Fábio

A população do Reino Unido é descendente de varias etnias, dentre as quais: pré-Céltica, Céltica, Romana, Anglo-Saxã e Normanda. Desde 1945, laços criados durante a época do Império Britânico tem contribuído com uma imigração substancial, especialmente da África, Caribes e Sudeste Asiático.

Relativamente à Religião o Tratado de União, que levou à formação do Reino Unido assegurou que haveria uma sucessão protestante, bem como uma ligação entre a Igreja e o Estado, que ainda permanece. O cristianismo é a maior religião, seguido pelo islamismo, hinduísmo, sikhismo e judaísmo em termos de número de adeptos.


Foto: Net

A nação é governada por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, e é uma monarquia constitucional com a rainha Isabel II sendo a chefe de Estado.


Foto: net

O Parlamento do Reino Unido, que reúne-se no Palácio de Westminster é a autoridade legislativa máxima no Reino Unido. Ele é constituído por duas câmaras: uma Câmara dos Comuns, eletiva, e uma Câmara dos Lordes, nomeada, e qualquer projeto de lei aprovado exige o parecer favorável da Rainha para tornar-se lei.

Foto: Diana e Fábio

A cultura do reino Unido foi moldada ao longo de milhares de anos de história. No país, nasceram grandes e influentes artistas como William Shakespeare, Geoffrey de Monmouth, Agatha Christie, J. K. Rowling, Charles Dickens, Sir Arthur Conan Doyle, Thomas Malory, William Blake, H. G. Wells, D. H. Lawrence, Virginia Woolf, George Orwell e John Betjeman. Na música, os Rolling Stones, Beatles, Pink Floyd, Queen, Bee Gees, Arctic Monkeys entre muitos outros.


Foto: Diana e Fábio

A Educação é obrigatória no Reino Unido dos 5 aos 16 anos de idade, sendo oferecida em escolas financiadas pelo governo (state-funded schools) ou particulares (mais conhecidas por independentes, também chamadas de public schools na Inglaterra e País de Gales).


Foto: Wikipedia

A moeda utilizada na Inglaterra é a libra esterlina (£), ou pound, uma das mais fortes moedas do mundo. Os centavos são conhecidos como pences. A capital do Reino unido é Londres.


O brasão da Inglaterra está formado por um único campo de gules em que aparecem três leões passantes de ouro, linguados, com as garras à mostra na cor azul.


A bandeira da Inglaterra, um dos países que constituem o Reino Unido, consiste numa cruz de São Jorge vermelha em um fundo branco. Sua origem não foi estabelecida com precisão, mas aparece como símbolo inglês desde a Idade Média.


As suas cidades oferecem uma mistura eletrizante de lojas e mercados de rua, museus e galerias de primeira, uma vida noturna vibrante e restaurantes finos, teatro, musicais, balé e comédia que fazem parte da vida e cultura britânica.

Foto: Diana e Fábio



Londres
Capital da Inglaterra e uma das maiores cidades da Europa, Londres é um dos pontos de referência histórico e cultural do mundo.


Foto: Diana e Fábio

É um dos maiores centros comerciais, económicos e culturais.  Um dos lugares mais populares da cidade é o Palácio de Buckingham, onde se pode visitar entre outras salas, o Grande Salão, o Salão do Trono e a Galeria de Arte. Em frente ao palácio dá-se a tradicional troca de guardas, um dos momentos clássicos de Londres que atrai milhões de turistas.

Foto: Diana e Fábio


Próximo ao Palácio de Buckingham fica outro ponto turístico interessante: a Estação Victoria e o Catedral de Westminster. No entanto, o templo mais interessante e popular de Londres é a Abadia de Westminster. Fica a oeste da Praça do Parlamento e guarda grande parte da história da Inglaterra.




Londres foi construída ao redor do rio Tamisa. Em ambos os lados existem atracções culturais, históricas, artísticas e políticas.

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Big Ben a torre do relógio com um sino de treze toneladas, é um dos pontos mais atractivos, o parlamento, London Eye, Tate Modern, Tower Bridge, Shakespeare Globe Theatre, são alguns dos muitos exemplos.

Foto: Diana e Fábio


Oxford
Cidade histórica da Inglaterra no condado de Oxfordshire, situada às margens do rio Tamisa. Oxford é mais conhecida por sua famosa universidade e a arquitectura gótica de vários prédios históricos.

Foto:http://wallpapers.brothersoft.com


O primeiro registro escrito de Oxford ocorreu em uma crónica anglo-saxónica de 912. No século 19, era uma pequena cidade que vivia do comércio e muito dependente da universidade. Tornou-se, no século 20, um importante pólo editorial e gráfico.


Foto: Net

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Igreja Churchil Christ, fazer um passeio nas margens do Cherwell rive, assistir um espetáculo no charmoso Burton Taylor Theatre, visitar Museum of the History of Science.


Foto: wikipedia_Stemonitis

Liverpool
Liverpool, a quinta maior cidade da Inglaterra com 440 mil habitantes, é mais conhecida internacionalmente por ser o lugar onde surgiram os Beatles nos anos 1960.


Foto: http://hdwall.com

Situada no oeste da Inglaterra, próxima ao Mar da Irlanda, Liverpool tomou impulso no século 18 com o comércio com países americanos, tornando-se o segundo maior porto britânico.


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Catedral Anglicana, Catedral Católica, El Albert Dock, Bairro Canning, Teatros Playhouse y Empire, Museu Tate, Prédio do Porto de Liverpool, Porto de Liverpool, Galeria de Arte Walker, Museu Marítimo Merseyside.




Stonehenge
Stonehenge é um sítio arqueológico pré-histórico localizado nas planícies de Salisbury, Wiltshire, Inglaterra. Património da Humanidade, na relação da UNESCO. A estrutura principal é formada por dois anéis de monólitos de pedra, construídos a partir de 3100 a.C., provavelmente para executar rituais religiosos.


Foto: wikipedia

O anel externo tem cerca de 86 metros de diâmetro e o interno, 30 metros, em média. A arquitectura dos anéis tem relação com os movimentos do Sol e da Lua e alguns monólitos possuem cerca de 9 metros de altura. Stonehenge recebe cerca de 700 mil visitantes por ano.


Foto: http://www.wallpaperhere.com

Lake District National Park
O Lake District National Park (Parque Nacional do Distrito do Lago), com 2.292 km²  foi estabelecido em 1951, sendo administrado pelo condado de Cumbria.


Foto:http://hdw.eweb4.com

É o maior parque da Inglaterra, envolvendo cidades, 16 grandes lagos, trilhas, praias e ruínas da época do Império Romano, como uma parte do Muro de Adriano. Inclui o maior lago (Windermere) e as mais altas montanhas da Inglaterra, incluindo Scafell Pike, a mais alta, com 978m.


Foto: http://hdw.eweb4.com

Bath
É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água).


Foto: Wikipedia_Diliff

Conhecida desde a época romana como destino termal, a cidade mantém o estilo georgiano do século XVIII, quando a aristocracia inglesa a considerava como refúgio. Abriga a única nascente termal da Grã-Bretanha e os mais bem conservados banhos romanos do mundo. A cidade é cheia de charme e história possuindo lindos jardins.


Foto: gumwallpaper

Edinburgo
É a capital escocesa desde 1492. A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sobre uma rocha de origem vulcânica.


Foto: http://hdwallpapersbase.com

Possui um centro histórico de passado medieval cuidadosamente preservado, que ainda guarda muitos aspectos da época medieval. Escavações arqueológicas indicam que os primeiros assentamentos da região datam de cerca de 7000 a.C. e a colina do Castelo de Edimburgo tem sido ocupada desde 1000 a.C.


Foto: www.1zoom.net

Stratford-Upon-Avon
Stratford-Upon-Avon é uma cidade situada no condado de Warwickshire ao sul de Birmingha. Alia a beleza da região de Cotswolds, com a fama por ser o lugar de nascimento do poeta e dramaturgo, William Shakespeare.


Foto: www.1zoom.net

Entre as atrações turísticas salienta-se a casa onde nasceu Shakespeare bem como várias outras propriedades a ele associadas,  o museu Teddy Bear Museum, os jardins de Bancroft ou o Royal Shakespeare Theatre.

Foto:Wikipedia_Author David Dixon

Há muito para descobrir desde um rico património de castelos, palácios reais, misteriosos monumentos antigas e espetaculares casas históricas, a paisagens naturais encantadoras e cidades cosmopolitas cheias de vida e cultura.

Foto: http://hdw.eweb4.com

Fontes e Fotos : Wikipedia; www.visiteurope.com; mundofred.home.sapo.pt; www.snowdonrailway.co.uk/; www.reino-unido.net/; visitscotland.com; http://www.snowdonrailway.co.uk; http://www.wallconvert.com; http://hdw.eweb4.com; http://www.wallpaperhere.com; http://hdwallpappers.com; http://hdwall.co; http://www.fanpop.com; http://wallpapers.brothersoft.com; Pessoais; outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.