quinta-feira, 7 de abril de 2011

Viajar para a Ásia - Tailândia - Thailand


Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.

Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, aqui deixo fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … á Tailândia.

Boa viagem!

Tailândia um paraíso de cores


Foto: Net

A Tailândia é um país localizado no sudeste asiático, sendo limítrofe com Laos e Camboja, ao leste; Myanmar a oeste e Malásia, ao sul. É também conhecida como Sião, que era o nome do país até meados de 1949. Thai significa "livre", em tailandês e é assim que as pessoas geralmente se referem quando vão falar sobre esse país e os seus habitantes.

Foto: 1ms.net


Considerado um dos países mais exóticos do Sudeste Asiático, a Tailândia encanta pela sua beleza natural, pelas suas pequenas e tradicionais aldeias, pelos seus sumptuosos monumentos e templos de ouro.


Foto: wikitravel.com


O país está dividido em três zonas diferentes: As montanhas no norte, as planícies férteis do centro e a península do sul distingue-se pelas suas praias e ilhas paradisíacas.


Foto: hdwallpaper.com




O brasão de armas da Tailândia com o característico Garuda, um valor dos budistas e da mitologia hindu.

Na Tailândia, este valor é usado como símbolo da família real e de autoridade.








A actual Bandeira da Tailândia foi adoptada em 28 de Setembro de 1917 como uma modificação da bandeira anterior de 1916 apenas trocando a cor da faixa central de vermelho para azul.

Esta modificação foi realizada como solidariedade aos países aliados na Primeira Guerra Mundial que foram: Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia sendo a bandeira de todos esses países Azul, Branca e vermelha.

A sua capital é Bangkok . Situa-se na margem esquerda do rio Chao Phraya nas proximidades do Golfo da Tailândia (ou golfo de Sião).



"A cidade dos anjos, a grande cidade, a cidade que é jóia eterna, a cidade inabalável do deus Indra, a grande capital do mundo ornada com nove preciosas gemas, a cidade feliz, Palácio Real enorme em abundância que se assemelha à morada celestial onde reina o deus reencarnado, uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukam".


Foto: 1ms.net

A População é relativamente homogénea : 85% da população compartilha a mesma cultura e língua, thai, que é o idioma ensinado nas escolas e usado no governo.


Foto: Net

O inglês é a segunda língua mais falada. No entanto, existem também diversos grupos étnicos como Shan, Lue, e Phutai.


Foto: http://maytermthailand.org


A Religião mais praticada é o budismo. A religião ocupa todos os espaços da vida na Tailândia: o monge é visto em toda parte. Os fiéis fazem questão de oferecer alimento aos monges e muitos monges sobrevivem através das oferendas de alimentos dos fiéis, o que aproxima muito o budismo do povo.


Foto: www.chiangmai.net


Será difícil encontrar um tailandês que não tenha sido durante algum período da sua vida budista. A condição de monge pode ser temporária, mas durante esse período devem seguir o regulamento rígido do mosteiro. Os monges estão sempre presentes nas funções públicas para benzer novos ambientes e atividades.


Foto: http://framework.latimes.com


O povo Thai é muito ligado ás suas crenças e cultura local. São oferecidos nos templos flores de lotus e incenso pedindo-se sorte, saúde e felicidade para toda a família.




O Muay Thai também conhecido como Boxe Tailandês, é o desporto nacional da Tailândia. Consiste em uma arte marcial, criada há mais de mil anos, é considerada uma das mais poderosas lutas do mundo, pela explosão de golpe e de agilidade. Também é conhecida como "A Arte dos Oito Membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e pés, além dos punhos, em contraponto de artes que utilizam apenas os quatro membros, somente os pés e as mãos.



Foto: www.greentrailtours.com



Dança
Considerado um espectáculo de enorme expressividade, a dança tailandesa tem estado geralmente ligada às celebrações religiosas e à agricultura.


Foto: www.nareeya.org


Cheia de graça e elegância, a dança tailandesa, teve um papel fundamental como parte integrante da cultura e dos costumes do país.



Foto: Wikipedia_Tevaprapas Makklay


Uma norma social notável na Tailândia diz que tocar na cabeça de alguém pode ser considerado má educação. Também se considera má educação colocar um pé mais alto que a cabeça de outra pessoa, especialmente se essa pessoa pertence a um estrato social mais elevado. A cultura Thai é uma das mais ricas do mundo, conhecida pela peculiar arte de sua cozinha, muito apreciada.



Foto: www.maithaif.com



Relevo e vegetação
A região norte do país apresenta um relevo bastante montanhoso, sendo o ponto mais alto o monte Doi Inthanon, com 2 576 m. Na região sul do país o relevo é mais baixo, sem muitas elevações. É caracterizada praticamente por florestas tropicais em todo o país.


www.kiwicollection.com


Há cem anos atrás, as florestas serviam também de lar para milhares de elefantes que, infelizmente, viram o seu número reduzir drásticamente devido à devastação e à caça. O governo construíu parques naturais para proteger os elefantes e outros animais que se encontravam na mesma situação.


Foto: wikipedia_Ernie & Katy Newton Lawley


É o país das Orquideas ......


Foto: freewallpaper.com


O Clima é bastante quente e caracterizado por monções. A melhor altura para visitar a Tailândia é entre Novembro e Abril, durante a monção de Nordeste, quando o vento sopra da China e o tempo é mais seco e agradável.



Foto: 1zoom.net



A cozinha tailandesa é famosa pela mistura dos quatro sabores fundamentais:

•doce (açúcar, frutos, pimentas doces)
•apimentado (pimentos)
•amargo (vinagre, sumo de lima, tamarindo)
•salgado (molho de soja, molho de peixe)

A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, quando não todos. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como: pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, curcuma e chalota.




É um país impressionante, pois mantém de norte a sul, os seus mais diversificados valores ancestrais e culturais. Uma parte bem atractiva do país é sem dúvida as praias e as ilhas do sul.


Foto: 1 ms.net

A Tailândia é um país de mil cores, sabores, culturas e religiões, onde uma cultura milenar se encontra com a hotéis de luxo e praias paradisíacas.


Bangkok
Bangkok é o centro político, cultural e comercial da Tailândia. Um dos principais centros budistas de toda a Ásia, possui mais de 300 templos. Tornou-se capital do Sião (antigo nome da Tailândia) em 1782, quando o general Chao Phraya Chakkri assumiu o trono como Rama I.

Foto: wikipedia_Diego Delso


Nesta época foram construídos o Grande Palácio e o templo Wat Pho, onde está o Buda deitado.


Foto: wikipedia


O Mercado flutuante de Damnoen Saduak na provincia de Ratchaburi, a 100km de Bangkok é praticado à centenas de anos. Milhares de barquinhos conduzidos principalmente por mulheres, flutuam com as mais diferentes frutas, vegetais, objetos de decoração, ficando depois ficam ancorados nas margens dos canais, é um mundo de cores.


Foto: wwww.wikitravel.com


Sukhothai
A norte de Bangkok, Sukhothai foi a primeira capital do Reino do Sião durante os séculos XIII e XIV e possui muitos monumentos que ilustram o início da arquitectura Tailandesa.

O Parque Histórico de Sukhotai distancia-se cerca de dez quilómetros da cidade nova de Sukhothai. É composto por ruínas de inúmeros templos, cuja atracção central é o Wat Mahathat, o maior mosteiro da Tailândia. Faz parte do Património Mundial da UNESCO.

Foto: wikipedia_Dinkum



Chiang Mai
Chiang Mai, foi fundada em 1236 é a segunda maior cidade da Tailândia. É a capital cultural do norte da Tailândia a capital da província com o mesmo nome e a porta de entrada para o norte do país. A cidade tem mais de trezentos templos budistas, chamados localmente wats.


Foto: www.chiangmai.net



Chiang Rai
Chiang Rai fica a cerca de 785km de Bangkok.


Foto: wikipedia_Harrison

É conhecida pela área do Triângulo Dourado onde as fronteiras da Tailândia, Myanmar e Laos convergem e que terá sido durante muito tempo o centro das plantações de ópio desta região.


Foto: www.chiangmai.net


Nesta zona vivem vários povos das montanhas, como os Karen (as mulheres girafas), Lahu, Lisu e algumas minorias que povoam as bonitas e abundantes florestas. Pelos seus recursos naturais, Chiang Rai é o paraíso para os amantes da natureza.


Foto: www.destinosdeviagem.com


Ayuthaya
Antiga capital histórica do Sião Ayuthaya, foi considerada Património Mundial pela UNESCO. O que resta actualmente da antiga capital da Tailândia são as magníficas ruínas dos templos e palácios que remontam a 1350, ano em que a cidade foi fundada. Os restos do palácio real provam que o Grande Palácio de Banguecoque está inspirado na arquitectura característica da cidade antiga.


 Foto: wikipedia_G2nfreeb


Phucket
É a maior ilha da Tailândia, situada no mar de Andaman, a oeste da península da Malásia. A ilha é muito montanhosa, com uma cadeia de montanhas do lado oeste da ilha alinhadas do norte para o sul. A principal região turística da ilha é a praia de Patong, que concentra também a maior parte da vida nocturna de Phuket, além de ser o maior centro comercial da ilha. Outras praias populares são a praia de Karon, a praia de Kata, a praia de Nai Harn e a praia de Bang Tao.


Foto: 1ms.net

Ilhas Phi Phi
As Ilhas Phi Phi localizam-se no Oceano Índico, entre a Ilha Phuket e o continente. Integradas ao Parque Nacional Phi Phi-Hat Nopparat, gozam de proteção ambiental.


Foto: www.wallpaperweb.com

Uma Cultura totalmente diferente, templos incríveis cheio de tradições, gastronomia exótica, praias paradisíacas, povo gentil e hospitaleiro, são alguns atractivos que a Tailândia oferece e que cativam quem a visita.

Vale a pena visitar, a Terra do Sorriso.


Foto: Net

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.chiangmai.net/; http://www.destinosdeviagem.com; http://www.discoverythailand.com/; www.thailand.com/; wikitravel.org/en/Thailand; www.tourismthailand; Panoramio; TreakEart; Flickr; http://framework.latimes.com; outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


 Foto: wikipedia_Sodacan
 
"Viajar é levar o teu corpo para onde o teu espírito já está."Marlus Novis

12 comentários:

  1. Olá amiguinha Maria!

    Boa escolha esta. Em geografia é a Tailândia que me me fascina.
    Adorei este teu post.

    fica bém e um grande beijo com um belo fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo passeio e nunca estive nem próximo de lá.Quanta coisa linda pra ver ,não? Conhecer novas culturas é lindo!beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Uma grande viagem...Confesso que cheguei cansado e fascinado...ao fim...
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Adoro orquídeas e não sabia que a Tailândia era a terra delas.
    Linda postagem, maravilhosa viagem.
    Beijinhos meus!

    ResponderEliminar
  5. Um cantinho encantador. Adoro viajar, mais que não seja, em sonhos. Obrigada pelas suas doces palavras. Aqui lhe deixo uma retribuição em forma de sorriso. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  6. aí esta um país que gostaria de conhecer, lindo
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Fica-se mesmo,

    com vontade de lá ir.

    Obrigado pela reportagem.

    Bjjss

    ResponderEliminar
  8. Não podemos ir a todos os lugares bonitos que existem neste planeta maravilhoso.
    Este fim de semana fomos a Santiago da Guarda, rota da romanização, Rabaçal e barragem de Cabril.
    Descemos até uma ponte filipina existente e com uma paisagem deslumbrante e terminamos hoje nas fragas de São Simão e Aldeia do Xisto.
    Foi deslumbrante. Percursos pedestres fabulosos e recantos da Ribeira de Alge simplesmente belos

    ResponderEliminar
  9. Maria,
    Como os tempos são de crise, aproveito para viajar por aqui, onde a informação é sempre mais que muita.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  10. quando é cultura
    velejo sem medo

    beijos,
    do homem-menino

    Jesus te ilumine!

    por cá voltarei para me deleitar nestes retratos...

    continuemos...

    ResponderEliminar
  11. Howdy superb blog! Does running a blog such as this take a great deal of work?
    I have very little understanding of computer
    programming but I had been hoping to start my own blog soon.
    Anyways, should you have any recommendations or tips for new blog owners
    please share. I understand this is off topic nevertheless I just
    needed to ask. Many thanks!
    Feel free to visit my site oferta vuelos bangkok

    ResponderEliminar
  12. Um belíssimo trabalho cultural
    Viajei por tantos lugares lindos
    e estou apaixonada
    Deus lhe guarde !!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.