quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Viana do Castelo

Hoje vamos divagar pela lindissima Viana do Castelo


Foto: Pessoal

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto. O distrito de Viana do Castelo pertence à província tradicional do Minho. A cidade é constituída pelas freguesias de Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior. A povoação de Viana da Foz do Lima, como era chamada por essa altura, recebeu Carta de Foral de Afonso III de Portugal passada em 18 de julho de 1258. A ocupação humana da região de Viana remonta ao Mesolítico conforme o testemunham inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana no monte de Santa Luzia.

Foto: Wikipedia_ Osvaldo Gago

A história de Viana do Castelo começou no Monte de Santa Luzia, onde existe hoje a Basilica de Stª Luzia um dos "ex libris"" da cidade, lugar de peregrinação e com vista soberba do alto da sua cúpula, dominando a cidade e a foz do rio Lima até ao Atlântico.


Foto: www.trekearth.com_Copyright Charo Parras (Charo)


A visita ao monte de santa Luzia pode ser feita através do Elevador de Santa Luzia, que liga a Estação Ferroviária de Viana do Castelo ao santuário. Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de julho de 1923.


Foto: Wikipedia_JoseOlgon

Na cidade, que cresceu ao longo do rio Lima, podem ser observados os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. Na malha urbana destaca-se o centro histórico destaca-se o centro histórico, que forma um rectângulo delimitado pelos vestígios das antigas muralhas.


Foto: www.wikipedia_Osvaldo Gago - fotografar.net

Aqui cruzam-se becos com artérias maiores viradas para o rio Lima, e destacam-se a antiga catedral em estilo gótico, que remonta ao século XV, a Igreja da Misericórdia (século XVI), a Capela das Almas, os antigos Paços do Concelho edificados no século XVI onde na fachada de granito se encontra o brasão de Viana, a Praça da República (antiga Praça da Rainha), com um Chafariz em granito, construído em 1559 por João Lopes.


Foto: wikipedia_Alegna13

Devido à sua situação geográfica, Viana sempre viveu de actividades ligadas ao mar, principalmente da pesca e da construção naval e ainda hoje os estaleiros de Viana do Castelos são dos mais importantes de Portugal.

Estação dos comboios
Foto: Panoramio_Parruco


A Marina e as obras de valorização da zona ribeirinha, viraram de novo as atenções para a beleza e importância do rio e do mar na cidade, e possuem agradáveis espaço de diversão e lazer.


Foto: cm-viana-castelo.pt


O encanto desta cidade está presente ao longo de todas as suas ruas e praças.


Onde Dormir

Um local de destaque é a Pousada de Viana do Castelo - Monte de Sta Luzia, de onde se desfruta de uma magnifica paisagem da cidade de Viana do Castelo e do rio Lima.


Foto: pousadas.net


A visitar.
■Sé de Viana do Castelo
Situa-se no centro histórico da vila, a poucos metros da Praça da República, remonta ao século XV.



Foto: wikipedia_Freecat

■Forte de Santiago da Barra
Também referido como Castelo de Santiago da Barra, localiza-se na freguesia de Monserrate. Em posição dominante na margem direita da barra do rio Lima, tinha a função de defesa do ancoradouro e povoação de Viana da Foz, atual Viana do Castelo.


Foto: Wikipedia_JoseCartas

■Praça da República (Paços do Concelho e fonte - Séc. XVI)


Foto: wikipedia_ David Machado

■Museu Traje
Foi construído em 1958 para albergar o Banco de Portugal, ocupa um edifício de arquitectura tipicamente "Estado Novo" e foi criado em 1997. Museu dedicado à preservação das tradições etnográficas, com destaque para o traje minhoto. Existe uma exposição permanente sobre A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho.


Foto:Panoramio_Voar Alto



■Santuário de Santa Luzia
Localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior. A Basílica foi principiada em 1903, por iniciativa do padre António Martins Carneiro, com projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra. Os trabalhos estenderam-se até 1943. Foi inspirada no Sacré Coeur de Montmartre, em Paris.


Foto: TrekEarth_AiresSantos


■Ponte Eiffel
Localiza-se sobre o rio Lima, próximo à sua foz, e liga a freguesia de Santa Maria Maior, na cidade de Viana do Castelo, a Darque, no sítio do Cais Novo. Com projeto da casa Gustave Eiffel, constitui-se numa ponte rodo-ferroviária metálica, inaugurada em 30 de junho de 1878 por Fontes Pereira de Melo.


Foto: Wikipedia_Roberto Santorini

■Igreja das almas
Antiga capela românica cuja estrutura primitiva data do século XIII.

Foto: Panoramio_Carmo Costa


■Capela de Nossa Senhora da Agonia
Localiza-se no Campo da Agonia, na freguesia de Monserrate. Está ligada à tradição da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, uma das mais tradicionais da cidade, ligada à devoção dos pescadores, que tem lugar anualmente no mês de agosto, sendo o Dia de Nossa Senhora da Agonia feriado municipal.


Foto: Wikipedia_Carlos Luis MC da Cruz

■As praias
Viana ddo Castelo tem apenas uma praia mas existem várias praias nos seus arredores como a Praia da Amorosa, Praia da Ínsua, Praia de Carreço, Praia do Cabedelo entre outras.


Foto:Wikipedia_Ycomet

O que comer
A gastronomia de Viana do castelo é o ex-libris da região, sendo de salientar o arroz com bacalhau, o polvo à Margarida da Praça, os rojões à minhota, bacalhau assado na brasa, santola no carro, bacalhau-lagosta e arroz de lampreia.

O vinho produzido nesta região é o vinho verde, branco ou tinto. Este vinho é naturalmente gasoso e tem um baixo teor de álcool. Acompanha muito bem peixe e marisco.

Em relação às sobremesas, podemos saborear ricos e variados doces confeccionados, tradicionalmente como o São Gonçalo, papos de anjo, o doce de travessa, arroz doce e aletria, os sidónios, os formigos e leite creme ou a torta de Viana.


Festas e Romarias
No concelho de Viana realizam-se dezenas de festas e romarias. Entre as mais famosas destaca-se a Romaria da Senhora D'Agonia em que a tradição atinge o seu expoente máximo.

Foto: www.trekearth.com_Copyright Joaquim Barbosa (udo)

As Festas das Rosas, culminam com o desfile de Cestos coloridos confeccionados com pétalas de flores naturais, transportados à cabeça pelas mordomas. As Festas de Meadela distingue-se pela riqueza etnográfica do Cortejo.

A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunho de uma profunda devoção religiosa. Festa do Traje onde se podem admirar os mais belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas que ostentam ao peito autênticas obras de arte em ouro.


Foto: Net

Viana do Castelo é a capital da cultura popular do Minho. O folclore, as animadas romarias, o artesanato, nomeadamente as bonecas regionais, os chinelos e socas, os bordados que são uma das marcas da cidade de Viana, a par da filigrama, caracterizam a cultura artesanal da cidade, fazendo dela um tesouro nacional.


Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos : Wikipedia; portugaltours.com.pt; www.cm-viana-castelo.pt/; www.lifecooler.com; TrekEarth; Panoramio; Flickr; outros


Foto: Wikipedia_Xauxa

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.