17/11/2010

Miranda do Douro


Miranda do Douro é uma cidade, sede de concelho, situada em Trás-os-Montes pertencente ao Distrito de Bragança sobre a margem direita do rio Douro, tendo como freguesias limítrofes Duas Igrejas, Malhadas e Ifanes. O município é limitado a nordeste e sueste pela Espanha.

Foto de Mário Rua_OLHARES


Com vestígios de presença humana desde remotos tempos, Miranda tem fortes raízes celtas e foi mesmo ocupada pelos Romanos. No século VIII os árabes deram-lhe o nome de "Mir Andul".

Foto: wikipedia


A sua posição estratégica, fronteiriça com Espanha, fez com que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, mandasse construir um castelo do qual ainda pode ver alguns vestígios. Subsistem uma parte da cidadela e alguns panos de muralha.

Foto de Carlos Silva_DAQUI


Nesta região, além do português, fala-se a sua própria língua: a língua mirandesa, uma língua com origem no latim e moldada ao longo das gerações, que tem sobrevivido à passagem do tempo incólume. O mirandês era inicialmente uma língua oral, principalmente falada no trato diário e no comércio local, por lavradores, boieiros e pastores. Marcada por uma grande rusticidade, esta língua é sobretudo uma língua do trabalho, do campo, do lar e do amor entre os Mirandeses.

A “Cidade Museu” de Trás-os-Montes encontra-se a 86 km da capital do distrito e mantém a sua traça medieval e renascentista., com casas quatrocentistas e ruas típicas.

Foto: Net

O clima do concelho é de tal forma áspero, que é comum dizer-se que “Em Miranda há nove meses de Inverno e três de Inferno”. Os de Inferno são de Verão quentes e secos e os de Inverno são rigorosos, com frequentes nevadas.

Foto de Pedro Cascão_OLHARES

Os Pauliteiros (dança guerreira muito antiga)
Miranda é conhecida, sobretudo, pelo seu folclore colorido e animado, onde sobressaem os Pauliteiros, com o seu trajo típico de saias, acompanhados pelo toque da gaita de foles, uma herança da ocupação celta da região na Idade do Ferro.


Na Terra de Miranda e em todo o Planalto Mirandês ainda hoje se celebram com bastante pureza no seu ritualismo original, as festas solsticiais de Inverno. São rituais de profundo significado mitológico, ritos de iniciação, “mitos do eterno retorno” cuja origem vem de muito longe no tempo.


Foto: dourovalley.eu

A origem da dança dos Pauliteiros não reúne consenso entre os estudiosos que sobre ela se debruçaram. Esta terá nascido durante a idade do ferro, na Transilvânia, espalhando-se posteriormente pela Europa.

A visitar
Cidade histórica, Miranda do Douro possui um património natural e cultural invejável: O seu centro histórico perfeitamente conservado e não adulterado, a Sé Catedral, o castelo e as suas muralhas, as casas burguesas, as ruínas do paço episcopal, igrejas, o rio Douro e as suas arribas… são apenas alguns exemplos de locais a não perder ao visitar Miranda do Douro.

Foto: www.origens.pt

Tudo em Miranda é um encanto para o olhar.

Largo D. João III - Actual Câmara Municipal – Antiga casa do Governador do Castelo

Foto: net

Museu da Terra de Miranda
Situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro, o Museu da Terra de Miranda está instalado no edifício seiscentista da antiga Câmara Municipal. O espólio do Museu da Terra de Miranda (região bem definida desde meados do século XII) representa a região na multiplicidade dos seus aspectos geográficos, geológicos, históricos e sócio-económicos, organizada segundo dois eixos fundamentais: a população e o território. A exposição permanente apresenta colecções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas e máscaras.

Foto de Pedro Castro Silva_OLHARES


Sé Catedral
Situada em plena cidade de Miranda do Douro. Monumento renascentista, edificado no século XVI (1552), no local onde estava em tempos a Igreja de Santa Maria. No seu interior pode admirar-se o seu altar-mor, um fabuloso retábulo renascentista composto por 56 imagens bíblicas e a imagem do Menino Jesus de Cartolinha. Classificado Monumento Nacional, possui uma imponente talha maneirista e barroca.

Foto de Raul Nunes_OLHARES

Rua da Costanilha

Foto: www.panoramio.com_Teresa Pereira

Esta rua é de referência no património do concelho porque fazem parte dela casas do séc. XV, possuem a especificidade de portas rectangulares e janelas floridas.

Foto de Temis_OLHARES


Porta Senhora do Amparo
Porta Gótica das antigas muralhas que serve de acesso à Rua da Costanilha. Constituída por um arco de forma gótica do tempo de D. Dinis, o rei que mandou edificar toda a muralha. Nos silhares de pedra estão gravadas siglas de alguns canteiros como prova dos serviços executados.

Foto:www.jornaldasautarquias.com


Ruínas do Castelo de Miranda do Douro
Imóvel de Interesse Público (Dec. nº. 40361 de 20-10-1955). Construído no séc. XIII (1286), por D. Dinis, durante a guerra da independência. Totalmente destruído aquando do rebentamento do paiol em 1762, deixando cerca de 500 pessoas sepultadas. A sua Torre de Menagem ainda hoje subsiste nas muralhas do Castelo.

Foto: wikipedia_Juanje 2712

Ruínas do Paço Episcopal
Monumento em estado de ruínas, destruído por um incêndio em 1706.

Foto: wikipedia_Maragato

Dele, restam apenas, o andar térreo e uma ampla arcada. Este espaço foi transformado num espaço verde devidamente ajardinado.

Foto de Teresa Teodoro_OLHARES


■ Convento dos Frades Trinos
A sua construção foi por volta de 1718 ou 1719. Os Religiosos Trinitários ficaram por Miranda até ao ano de 1834. Igreja dos Frades Trinos era o edifício mais artístico de toda a cidade depois da catedral. A planta desta igreja é de cruz latina.
 
Foto: dourovalley.eu

Fonte dos Canos
Construída nos séc. XVII-XVIII. Renascentista de característica manuelina de alpendre quadrangular em forma de templete; chafariz com pedra de armas da cidade e escudo nacional.


Foto: www.verportugal.net

Igreja da Misericórdia
Em 1550 foi fundada a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro. Em 1578 foi dado início à construção da Igreja, planta Longitudinal, composta por nave única e capela-mor.

Foto: wikipedia_Maragato 1976




Aqueduto do Vilarinho
Este aqueduto abasteceu água à cidade até ao séc. XX. Trata-se do único exemplar no nordeste português. Os primeiros documentos da sua construção datam de 1587.


Gastronomia
A Gastronomia transmontana é presença importante em Miranda do Douro, podemos salientar:

• Posta de vitela Mirandesa.
• Cordeiro de raça Churra Galega Mirandesa
• Enchidos de porco. (alheira,butelo com cascas, chouriça e salpicão)
• Bola doce Mirandesa.
• Folar de carne.
• Produtos de caça (Perdiz, Coelho e Lebre).
• Sopa transmontana (com castanhas).

Festas e Romarias
São várias as festas que se realizam em Miranda do Douro, podemos referir:
• Dia da Cidade (Dia 10 de Julho - Feriado Municipal)
•  S. Sebastião ( 3º domingo de Janeiro)
• S. José ( 19 de Março )
• Nossa Senhora de Fátima (último domingo de Maio )
• Santa Bárbara (penúltimo domingo de Agosto)
• Santa Luzia (último domingo de Julho)
• Nosso Senhora dos Caminhos (último domingo de Junho )
• Feira Medieval (28 a 30 Maio)

Foto de Gonzz_OLHARES
Artesanato:
Constitui grande indústria em Miranda do Douro o curtimento de couros, e tecidos de saragoças e bureis. Deste pano grosseiro se fazem em Trás-os-Montes uns célebres capotes, chamados Honras de Miranda.

Foto: http://www.mirandadodouro.com.pt

Em Miranda do Douro o artesanato está presente em actividades como:

• Confecção de Gaitas de Foles (instrumento popular de sopro utilizado na dança dos pauliteiros)
• Confecção de trajes tradicionais (capa de honras, traje de pauliteiros, traje de mulher mirandesa, etc.)
• Trabalhos em madeira e pedra (cabos para navalhas, flauta pastoril, rocas para fiar, etc.)
• Rendas e bordados
• Cestaria


Miranda do Douro com as suas magnificas paisagens, rodeada pelo inigualável Parque Natural do Douro Internacional, soube preservar as suas tradições e modos de vida num mundo cada vez mais modernizado, Miranda está em perfeita harmonia entre o passado e o presente.

Foto de Mário Rua_OLHARES

Fontes e Fotos:  http://www.rotasturisticas.com/;  http://www.cm-mdouro.pt/; http://nortedeportugal.nireblog.com/;  http://mirandadodouro.jfreguesia.com/; Wikipedia, http://www.mirandadodouro.com.pt/; olhares, www.panoramio.com e outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.


Vá visitar, Vale a pena admirar esta magnifica cidade!

5 comentários:

  1. Miranda do Douro e Bragança são o último bastião, as únicas cidades portuguesas que não conheço. Se já antes tinha vontade de o fazer, depois deste completíssimo post a vontade acirra-se.

    beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Maria , que lugar encantador, lindas fotos, cada detalhe!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda não conheço, mas com este maravilhoso post... parece-me que será por pouco tempo!

    ResponderEliminar
  4. Essa é a terra onde nasceu minha avó!Lindas imagens e texto muito completo!Amei!Bjs,

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria!
    Bela postagem,de uma linda cidade,que não conheço
    mas fiquei com uma ideia agradavél,com estas fotos e a narração...

    Beijinhos de carinho e amizade,
    Lourenço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...