23/02/2010

Serra da Estrela




Serra da Estrela é o nome dado à cadeia montanhosa e à Serra onde se encontra a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território português (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Está situada no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.




Partilhada pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, através dos municipios de Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, atinge o ponto máximo de elevação nos 1993 metros de altitude. A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 m.




Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Esta região terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato.




O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.




O Parque Natural Serra da Estrela é um espaço protegido a quase 2000 metros de altitude onde há uma notável diversidade natural, as mais belas paisagens e cheio de muitas possibilidades de praticar todos os tipos de desportos ao ar livre.





Tem uma área de mais de 1000 quilómetros quadrados e está localizado dentro dos distritos da Guarda e de Castelo Branco. As maiores cidades encontradas nesta região são as da Covilhã, Seia e Guarda. O rio Zêzere, parcialmente congelado no Inverno, os rápidos que se formam na descida pelas rochas de granito, com quedas significativas, como no Vale da Amoreira, com uma cachoeira como o Poço do Inferno, a rica vegetação, as águas medicinais, como as das Caldas de Manteigas, os vales verdes são algumas das possibilidades que a serra tem para oferecer.






Penhas Douradas
As Penhas Douradas localizam-se naquela que é considerada a região mais fria de Portugal, em plena Serra da Estrela, a cerca de 1500 metros de altitude. Parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, com uma fantástica vista sobre Manteigas, sede de concelho, e sobre o Vale Glaciar do bonito Rio Zêzere, as Penhas Douradas foram abençoadas pela natureza Serrana, que lhes confere uma beleza única.



O Vale Glacier do Zêzere é o maior vale glaciário da Europa. Corresponde à língua glaciária de maior dimensão da Serra da Estrela, atingindo os 13 Km de extensão. Pode ser facilmente observado o local em que o glaciar ultrapassava a zona da actual vila de Manteigas, tendo-se dissolvido a cerca de 680 m de altitude. O enorme comprimento do vale glaciário deve-se ao facto de ter sido alimentado pelas línguas da Nave de Santo António, Covão da Ametade, Candieira e Covões, progressivamente. A espessura da língua de gelo atingia na parte montante do vale cerca de 300 m, o que pode ser confirmado pela existência de moreias na Lagoa Seca




As Penhas Douradas são também conhecidas por aqui ter sido instalado a primeira estância de turismo de montanha, que hoje é imagem corrente de toda a Serra da Estrela, sendo igualmente caracterizada pelos seus “Chalets” espalhados por entre uma vegetação serrana onde reina a paz de espírito e um panorama a perder de vista.




É aqui que encontramos a principal zona de esqui de Portugal, a Estância de Esqui Vodafone está localizada próxima à Torre, o ponto mais elevado de Portugal continental, no município de Seia, em meio ao Parque Natural da Serra da Estrela, a uma altitude aproximada de 2.000 metros, no ponto mais elevado.






Coberta por um manto de neve de Dezembro a Abril, auxiliada também por canhões que produzem neve artificial, a estância de esqui possui infra-estrutura para a prática de desportos de inverno e modernas telecadeiras. Equipamentos para a prática de esqui e snowboard podem ser alugados no local.







Penhas da Saúde
Penhas da Saúde é uma bonita aldeia de montanha situada bem no coração da imensa Serra da Estrela, pertencente ao município da Covilhã. Situada a cerca de 1500 metros de altitude, a paisagem montanhosa de ar puro e paz de espírito é o grande atributo desta localidade, que prima pelo alojamento e oferta turística como estalagem, hotel e “chalets” de montanha que lhe confinam uma imagem muito própria.





Anteriormente as Penhas da Saúde eram uma conhecida estância termal e, devido aos puros ares da montanha, um local ideal para curar doenças respiratórias, como ainda se pode observar no antigo edifício do Sanatório dos Caminhos de Ferro que, de acordo com um projecto em curso, será adaptado a Pousada Regional.




Lagoa Comprida
É a maior das lagoas serranas. A sua enorme massa foi aproveitada desde o início do século para a produção de electricidade, tendo o paredão conhecido múltiplos alteamentos para aumento de capacidade. Na margem norte existe um caminho que segue pela sua orla, excelente acesso para um pequeno percurso que nos permite apreciar um meio aquático, a uma altitude onde os cursos de água não abundam. Era um antigo glaciar com um quilómetro de extensão. Aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Actualmente, desde 1965, tem uma altura de 28 metros.


Onde dormir
Existem muitas ofertas disponíveis pela zona ou nas cidades vizinhas, desde hotéis, casas rurais, pensões, parque de campismo ou apartamentos.
Hotel Serra Estrela,Penhas da Saúde, Covilhã (Serra da Estrela)




Já fiquei nos chalés do hotel são espectaculares, o ideal para quem tem crianças e quer estar à vontade ou para um grupo de amigos, são muito espaçosos e confortáveis.



Hotel Turismo da Covilhã, Acesso à Variante, Covilhã (Serra da Estrela)
Estalagem Varanda dos Carqueijais, EN 339 Km 5 - Serra da Estrela
Pousada de São Lourenço, Estrada Nacional 232, km 50 - Penhas Douradas
Quinta do Crestelo, Estrada de Seia - S.Romão
Inatel Serra da Estrela, São Pedro, Caldas de Manteigas
Parque de Campismo, Ponte das 3 Entradas, Oliveira do Hospital
Parque de Campismo do Pião, COVILHÃ

Várias opções de Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://www.mediaferias.com/
http://www.villanao.pt/
http://www.homelidays.com/
http://www.iha.pt/
http://imobiliario.slando.pt/
http://www.custojusto.pt/

Gastronomia
Comer na Serra da Estrela é desfrutar de uma das melhores cozinhas portuguesas. Dos pratos de caça, peixe, legumes, aos queijos, vinhos e enchidos, são inúmeras as iguarias que a Serra tem ao seu dispor.
Como entradas a Xerovia, que é uma raiz que se cultiva nesta zona do país, e tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável, podendo ser servido como entrada ou como acompanhamento de um prato de peixe.



Foto: net


Das carnes destacamos o cabrito à Serrana, assim como as costeletas, muito populares na região, em relação ao peixe devemos destacar as trutas, elaboradas de várias maneiras, assim como o bacalhau, principalmente o bacalhau à Lagareiro
As Papas de Carolo são uma das sobremesas mais populares, na época de Inverno, na Covilhã e na Guarda, é confeccionada à base de milho, finamente moído, amarelo ou branco e que tanto pode ser servida quente como fria. Ingredientes: milho moído; leite; água; açúcar; sal e canela.
O Queijo
da Serra da Estrela é um dos queijos mais apreciados em todo o país. A introdução do fabrico do queijo de ovelha na Península Ibérica atribui-se aos Romanos há cerca de 2000 anos.


Foto: net


Na Estrela desenvolveu-se uma raça de ovinos definida como Bordadeira da Serra da Estrela. É uma raça nacional e com aptidão leiteira. O Queijo da Serra é produzido exclusivamente com o leite desta raça ovina. É coalhado pela flor do cardo Cinara Cardunculus L., que é uma planta da região e que tem como finalidade coalhar a massa que dá origem ao Queijo da Serra. A produção deste queijo obedece a técnicas milenares e segredos que são guardados pelas pessoas da região.


O Cão Serra da Estrela
Animais de grande beleza, de avantajada corpulência e de nobres sentimentos, foram companheiros do homem desta região, através de milénios, no seu labor quotidiano. O Cão da Serra da Estrela é uma das raças mais antigas da Península Ibérica. Entre as raças portuguesas, é a mais popular nosso país. Deve o seu nome ao maciço central português onde este cão se fixou e se desenvolveu. O Cão da Serra da Estrela é um cão de montanha, forte a resistente, cujo papel é o de proteger os rebanhos. Ao longo dos séculos, esta raça passou também a ser utilizada na guarda de casas e propriedades, sobretudo por ser bastante grande e emitir um som forte ao ladrar. É um cão de guarda por excelência.



Foto: Net

A Serra da Estrela é uma serra deslumbrante, repleta de autênticas maravilhas naturais, onde se respira ar puro e sabe bem sentir o cheiro a Natureza que paira no ar, é um local encantador que merece uma visita obrigatória.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://penhasdouradas.com/; www.portalserradaestrela.com/;  pessoais e Outros net




"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso." (desconheço autor)
LEIA MAIS

02/02/2010

Albufeira


Localizada no centro do Algarve, na região mais a sul de Portugal, Albufeira é sede de concelho e pertence ao Distrito Administrativo de Faro de que dista 39Km.


Foto: pessoal

 Está dividida em cinco freguesias: Albufeira, Ferreiras, Guia, Olhos d'Água e Paderne. Geograficamente, a região dispõe de uma costa de 30 km distribuídos e cerca de 23 praias de areia fina e a água cristalina. A zona é a nível nacional, uma das de maior concentração de bandeiras azuis (símbolo europeu da qualidade das praias).

Albufeira provem da denominação árabe "Al-buhera" que significa "castelo do mar", razão que poderá estar ligada à proximidade do oceano e/ou da lagoa que se formava na zona baixa da localidade. Os árabes construíram sólidas fortificações defensivas, tornando-a quase inexpugnável. Do período Árabe restam as ruelas estreitas, o velho castelo e as casas muito brancas.



Foto:Pessoal

Da povoação de longa tradição piscatória com uma próspera indústria de exportação de peixe, resta a Praia dos Pescadores, com as suas coloridas embarcações que hoje em dia se dedicam também à realização de visitas turísticas às fabulosas grutas marinhas da costa.



Foto: net

A cidade de Albufeira mantém um património histórico e cultural que representa o espírito e força de um povo que acredita no poder da Fé como valor essencial. Em representação disso, podemos encontrar vestígios físicos de tal modo de vida. O turismo é a mais importante actividade do concelho de Albufeira. Nos anos 60 iniciou-se uma verdadeira expansão económica no Município.



Foto: net


Mas Albufeira não é só praia e diversão, a par do turismo convive uma outra realidade e apenas a alguns quilómetros para o interior, tudo muda e surgem aldeias tranquilas, onde subsistem artes manuais como a azulejaria, o cobre talhado ou a tapeçaria de esparto, envolvidas por pomares de sequeiro com amendoeiras em flor e laranjais coloridos.

Onde Dormir

O Oura-View Beach Club fica situado directamente na Praia da Oura. O resort fica a pouca distância a pé de inúmeros restaurantes e locais nocturnos e a cerca de 2 km de Albufeira. Dispõe de piscina para crianças e para adultos, adjacentes ao seu restaurante e bar.
Já passei umas férias neste empreendimento, as piscinas são excelentes, a zona envolvente muito agradável, os apartamentos espaçosos e juntinho à praia, adorei o empreendimento.





Porto Bay Falésia,Quinta do Milharó - Olhos D'àgua
Sheraton Algarve, Praia da Falésia, Aldeia das Açoteias, Albufeira
Grande Real Santa Eulália Resort, Praia de Stª Eulália
Pine Cliffs Residence, Praia da Falesia
Vila Galé Atlantico, Praia da Gale
Hotel Apartamento Paraíso De Albufeira, Albufeira
Parque de campismo albufeira, Albufeira
Parque de campismo da Galé, Galé

Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://www.mediaferias.com/
http://www.villanao.pt/
http://www.homelidays.com/

Vida nocturna
.
A vida nocturna de Albufeira é muito conhecida no Algarve. Nesta zona encontram-se ínumeros restaurantes, pubs, bares e discotecas onde a diversão poderá ir até altas horas da madrugada. A referir:

Rock Café , Situado no centro de Albufeira, junto ao restaurante Doce Jardim.



Piccadilly, Situado na rua dos bares em Albufeira, pequeno mas acolhedor. Tem duas esplanadas, uma para o lado da rua dos bares, outra para a rua principal de Albufeira.



A visitar .
A Igreja Matriz, Erigida no Séc. XVIII como substituição da anterior que ruiu com o terramoto de 1755. No cume do arco da porta principal a Cruz de Aviz, símbolo da Ordem Religiosa - Militar a que pertenceu Albufeira. Interior de uma só nave. Imponente torre sineira, construída em 1869, constitui parte da Igreja Matriz, com um carrilhão de oito sinos.

A Igreja de Sant'Ana, Formas arquitectónicas de inspiração popular (séc. XVIII), com cúpula envolvida por pináculos. A capela-mor guarda retábulo de madeira de meados do séc. XVIII.

Torre do relógio, Implantada na antiga cadeia comarcã, tem uma curiosa decoração em ferro forjado para suporte do sino.

Muralhas do Castelo , Os séculos e o terramoto destruíram a quase totalidade dos muros de defesa de Albufeira. Restam apenas as ruínas de uma torre, o local da Porta de Sant'Ana e uma torre de defesa da Porta do Norte, adaptada a restaurante.

Capela da Misericórdia , Local da antiga mesquita árabe. Em 1499 foi restaurada como capela da Misericórdia. Reconstruida após o terramoto de 1755, conserva da edificação gótica (séc.XV) o portal, o arco triunfal e a ábside.

Ermida de Nossa Senhora da Orada, Típica ermida rural, construída num vale antigamente deserto, objecto da devoção dos pescadores. Conserva “ex-votos” ilustrando milagres. No adro, dois túmulos de vítimas das lutas constitucionais (séc. XIX).

ZooMarine, Está localizado perto de Albufeira, na zona da Guia. Tem por base temática ´A Vida dos Oceanos´, o Zoomarine estende-se actualmente por uma área superior a 8 hectares.

Festas
4 Fevereiro - Feira do Pau Roxo
Julho - Feira de Artesanato
Agosto - Feira de Nossa Senhora da Orada
Agosto - Feira de Frango
28 e 29 Agosto - Feira de Nossa Senhora da Guia

Artesanato
As artes manuais têm sobrevivido ao longo dos tempos e hoje são um importante símbolo de representação de Albufeira e do Algarve em geral. Em inúmeras lojas, quiosques e mercados é possível encontrar objectos artesanais típicos, desde azulejos trabalhados a tradicionais chaminés e casas algarvias em miniatura , passando por capachos em carepas de milho, cobre trabalhado, bonecas de trapo e tapetes de esparto. Uma pedaço de Albufeira poderá estar sempre presente para avivar a memória de quem nos visitou.


Praias.
São várias as praias que podemos encontrar em Albufeira. De uma forma geral, são praias de areia dourada banhadas pelas águas limpas do oceano atlântico. Rodeadas de falésias e de penhascos possuem um encanto privilegiado e selvagem. Algumas das suas principais praias:

Praia da Oura , a extensão de areal é imensa e muito diversificada: a poente predominam os equipamentos turísticos, estando o areal enquadrado por uma envolvente urbana, já para nascente a praia vai naturalizando-se até à chamada Pedra dos Bicos, uma formação rochosa muito recortada que define a extrema leste da Oura.Existem equipamentos turísticos na praia, mas caminhando para nascente o areal torna-se deserto e muito tranquilo, sendo possível alcançar uma pequena e isolada enseada passando a Pedra dos Bicos. A envolvente caracteriza-se pelas cores quentes do areal e das arribas, amarelos, laranjas, ocres, apenas amenizadas pelo verde profundo dos pinheiros-mansos.Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste


Foto: pessoal

Praia da Galé , A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do Barlavento Algarvio emergem de novo das areias, proporcionando pequenas enseadas, recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o troço poente mais exposto. Estacionamento amplo e não ordenado para a Galé Oeste, a 200m da praia. Estacionamento amplo e ordenado para a Galé Leste, a 100 m da praia, mais exíguo junto ao areal. Equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear, tanto na Galé Oeste como na Galé Leste. A Galé Leste é Praia Acessível. Orientação: sudoeste.


Foto: Net

Praia Sta. Eulália , Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante. As arribas são baixas, com tons muito laranja e sulcadas pela água das chuvas, interrompidas por barrancos profundos. Os pinheiros-mansos, que formam um bosque denso, surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento do solo. O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos, oferecidos pelas formações rochosas. Uma linha de palmeiras altas ladeia um pequeno passeio pedonal no troço central de praia. Para leste avista-se a linha contínua de arribas vermelhas e brancas da Praia da Falésia.
Estacionamento amplo e ordenado. Equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.



Foto: Pessoal


Praia do Evaristo , Esta é uma pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos dispersam-se pelo areal e zona imersa, sendo o cheiro a maresia intenso. Dentro de água aconselham-se os passeios de máscara e barbatanas pelos blocos rochosos, onde se pode observar a vida marinha da região, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) que são visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que vagueiam em torno dos rochedos. Estacionamento não ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul / sudoeste.


Foto: net


Praia dos Salgados , A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da Lagoa dos Salgados, que se forma no troço terminal da Ribeira de Espiche. Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa, descendo por uma avenida ladeada por palmeiras altas. O espaço próximo à praia permanece em estado natural. O areal é muito extenso e com troços muito tranquilos. Atravessando a zona da foz da Ribeira de Espiche, que comunica esporadicamente com o mar, é possível fazer o percurso de natureza da Praia Grande onde se dá a conhecer a flora e fauna dos campos dunares e da Lagoa dos Salgados.Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudoeste.


Foto: Net

O que comer

A gastronomia nos restaurantes do Algarve é considerada uma das mais elaboradas de Portugal. Um restaurante em Albufeira é o sítio ideal onde poderá aproveitar para saborear os melhores produtos do mar, fielmente elaborados com muita tranquilidade e bom gosto.
Os apreciadores da cozinha popular têm por onde escolher entre as tradicionais receitas dos pescadores. Como abertura, uma sopa de conquilhas perfumadas por louro e coentros. Depois, é necessário escolher entre cavalas cozidas com orégãos, as sardinhas de tomatada e o xerém de sardinhas a que a farinha de trigo confere um sabor muito especial. Para os momentos especiais, nada melhor do que uma cataplana de peixe ou de marisco, confeccionadas nas duas calotes de cobre deste utensílio típico da cozinha algarvia.
Dos agricultores das terras do interior vem o jantar de milhos acompanhado por carne de porco e enchidos, a cabidela de galinha e a pá de cordeiro assada, a que não faltam as amêndoas, o mel e o alecrim para um sabor inesquecível.
Nos doces há que optar entre as batatas de amêndoa, o nogado de amêndoa, o bolo de amêndoa ou o característico e muito doce queijo de figo.

Onde comer

■ Restaurante O Dias, Albufeira
■ Restaurante Moiras Encantadas, Paderne,Albufeira
■ Restaurante A Casa do Avô, Vale da Parra, Guia, Albufeira
■ Restaurante A Barraca do Evaristo, Praia do Evaristo

O progresso transformou Albufeira numa cidade dedicada ao turismo e ao lazer. Mas Albufeira tem também para oferecer lembranças de outras épocas, basta visitar o seu centro historico e dar um passeio a pé na zona mais antiga da cidade. As ruas do antigo Cerro da Vila ainda conservam o pitoresco das casas brancas, ruas empedradas e estreitas, o encanto do arco mourisco na Travessa da Igreja Velha, o estilo árabe naquela que foi antigamente uma das fortalezas árabes mais importantes a sul de Portugal.

Vá visitar, Vale a pena.

Fotos e Fontes: wikipedia; diversos Net; fotos pessoais.




Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.
LEIA MAIS


Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...