07/05/2011

Zalipie uma aldeia florida - Folk Arte


Hoje proponho um passeio até Zalipie uma aldeia situada no sul da Polónia no município Olesno e a 68 km a este da capital regional, Cracóvia.




Esta pequena localidade desde o século 19 que impressiona com uma técnica de decoração requintada caracterizada pelo desenho colorido nas paredes das casas, capelas e móveis, que é designada por Folk arte.




A Adição de pintura e especificamente, os toques folk arte decorativa no interior e exterior das casas e nos jardins torna este lugar especial.




Inicialmente, a ornamentação foi predominantemente geométricas com pontos, curvas, círculos, zig-zags, e linhas onduladas sendo os materiais utilizados apenas aqueles que estavam mais disponíveis, como argila marrom, fuligem e cal.




Esta forma de arte só foi reconhecido a partir de 1905, quando um funcionário de Cracóvia, Władysław Hickel, ficou intrigado com uma casa em Zalipian e se tornou o primeiro jornalista a publicar um artigo sobre elas em "Lud", uma etnografia periódica. No período antes da Segunda Guerra Mundial o interesse etnográfico no fenómeno causou a criação do display Zalipian no Museu Etnográfico de Cracóvia. Depois da guerra, esta forma de arte popular começou a desaparecer, até que através de esforços de etnógrafos voltou a renascer.


Foto: Wikipedia_Piotrus

Os Concursos de pintura nas casas começaram em 1948, mas só em 1965 é que se tornou um evento anual. Além Zalipie, estas casas especiais podem ser encontrados numa série de aldeias vizinhas. Mesmo assim, Zalipie continua a ser a mais popular, como resultado do incrível talento de um pintor local, Felicji Curyłowej (1904-1974).




Ainda hoje Zalipie é a aldeia que mantém a maior quantidade de casas pintadas.




O talento dos artistas locais não está limitado a pinturas de parede, eles criam bordados, fazem revestimento de  móveis, roupas de mesa, aventais, porcelanas, vidro e etc.


Foto: http://turystyka.wp.pl

Usando composições de flores e arte, as mulheres pintam grinaldas de flores em fotos e em torno das janelas e portas.




Também o interior de algumas casas é decorado com todo o rigor.




Não é fácil os turistas encontrarem as casas pintadas pois elas encontram-se um pouco distantes da estrada principal.


Foto: http://www.pinterest.com

Esta arte popular não foi só aplicada nas residências, ela também foi utilizada na Igreja de Zalipie.




A escola local e outras estruturas públicas estão tradicionalmente pintadas.




Com o intuito de comemorar e expandir esta arte popular original, o Museu Etnográfico Tarnow que fica a 36 km de Zalipie, organiza um concurso anual chamado "A Casa Pintada", que é a melhor oportunidade para ver o trabalho dos artistas locais. A competição acontece na primavera, imediatamente após feriado de Corpus Christi.

Fontes e Fotos: http://www.it.tarnow.pl/; wikipedia; http://www.muzeum.tarnow.pl; http://turystyka.wp.pl; www.panoramio.com; outros Net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Foto: www.panoramio.com_Jolles

"A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills)

12 comentários:

  1. Já comentei este Post....mas não vejo comentário??
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Amigo Andrade fez o comentário no "Divagar Sobre Tudo um Pouco".
    Bom Domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Encantador, beleza e arte !
    Se o mundo todo fosse assim enfeitado seria tão bom...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente encantador. Faz-nos viajar num mundo de sonhos. E como foi bom sonhar. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. Um lugar maravilhoso, amiga! Lindo! Lindo!
    Estou encantada e quero conhecê-lo, com certeza.
    Beijinhos e obrigada por este presente.
    Ceiça

    ResponderEliminar
  6. Amiga Maria
    Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelos parabéns!

    Vou ser seguidora deste seu blog, pois adoro viajar e aqui há muita informação sobre viagens.
    Belo blogue, está de Parabéns!!!

    Adorei o pensamento de Osho:
    “Se cada um dos seus dias for uma centelha de luz, no fim da vida você terá iluminado uma boa parte do mundo.”

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Passei por aqui e peloseu outro blog para lhe dizer obrigado pela visita e desejar uma boa semana.
    Ao ler seu acerca de mim, partes me comungam, na familia, nos prazeres, nos vicios, nos policiais, na musica etc e fico contente por ter chegado ao meu blog e ter gostado - não sou poeta nascido e escrevo meus sentimentos, meus sonhos e meus medos... sobre os seus blogs, são fantásticos, lindos de cor e me deixam envergonhado por não conseguir dedicar meu tempo a aprimorar o meu refugio da escrita.
    Sobre as casinhas pintadas e, já vi que viaja muito, fiquei deveras surpreendido com uma visita que fiz a Munique e visitei Garmich-Partenkirchen, um autêntico museu ao ar livre...um dia ainda colocarei suas fotos no meu blog.
    Um abraço de amizade lhe envio desde esta capital do Norte, a mui nobre e invicta cidade do Porto

    ResponderEliminar
  8. Amigo "Olhar o mar" quem me dera poder ter visitado todos este lugares, mas infelizmente não é possivel. Mas adoro alargar os meus horizontes, conhecer novos lugares e costumes e a net é o meu meio de viajar. Pesquiso, procuro informações e fotos e faço os artigos. São normalmente demorados e como o meu tempo é bem pouquinho, são feitos pela noite dentro. Mas é um prazer enorme poder viajar assim, e levar os amigos comigo nestas viagens virtuais.
    Bom Domingo e uma excelente semana.
    beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. To encantada!
    É tão acolhedor.
    Dá vontade de viver numa comunidade assim.

    ResponderEliminar
  10. Isso é criar identidade... Em algum momento a ideia surgiu e foi aprovada pelos moradores. Turísticamente falando, é perfeita, pois atrai para algo inusitado, diferente e muito bonito.
    Adorei a postagem ! E já divulguei.
    Abraços.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...