sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Parque Nacional de Yosemite


Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional de Yosemite localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia nos EUA, um local espetacular e grandioso que encanta e inspira visitantes de todas as gerações.




Yosemite foi criado em 1 de outubro de 1890 sendo o quarto parque nacional a ser aberto nos Estados Unidos. Este lindíssimo parque é reconhecido internacionalmente pelo vale de Yosemite, pelos seus espetaculares desfiladeiros de granito, pela beleza das suas cascatas, pelos bosques de sequoias gigantes e pela grande biodiversidade que encerra. Foi designado Património Mundial da Humanidade em 1984.


Foto: http://wallpaperweb.org


Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente dez milhões de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois inclinado, o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. A elevação resultou num aumento da inclinação dos leitos dos riachos e dos rios, resultando na formação de desfiladeiros profundos e estreitos.

Foto: http://yosemitegazette.com/


O parque cobre uma área de 3 081 km², a sua altitude está compreendida entre os 600 metros no leito do Merced river até os quase 4.000 metros de altitude no cume do Monte Lyell. O vale Yosemite, que representa apenas 1% da área total do parque, é o local mais visitado.


Foto: http://yosemitegazette.com/


Das sete mil espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite. O parque conta também com registros documentais da presença de mais de 160 plantas raras, com solos únicos e formações geológicas também elas raras, que caracterizam as áreas restritas que estas plantas ocupam. Yosemite é o lar de centenas de variedades de flores silvestres.




Vida selvagem Yosemite é diversa e fascinante. Yosemite National Park suporta mais de 400 espécies de vertebrados, incluindo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esta grande diversidade de espécies é o resultado da existência de diversos habitats em Yosemite, muitos deles praticamente intactos. Algumas espécies anteriormente quase em extinção, como o falcão peregrino, a águia de ouro e carneiros selvagens podem agora ser encontrados em Yosemite.




O parque tem três bosques de sequoias gigantes da espécie Sequoiadendron giganteum, o Mariposa Grove (com 200 árvores), o Tuolumne Grove (com 25) e o Merced Grove (com 20). As sequoias gigantes são as maiores árvores do mundo e são das mais altas e mais velhas (as Sequoia sempervirens existentes na costa Noroeste da Califórnia são as mais altas e as Pinus longaeva no Leste da Califórnia as mais velhas). Aqui se encontra a mais antiga sequóia chamada Grizzly Giant com 2400 anos.


http://www.htmlhelp.com


Erguem-se sobre o vale a Sentinel Dome e a Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1.450 metros respectivamente. O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano. Normalmente a temporada de escalada nos grandes paredões de Yosemite Valley vai de Maio a Novembro e em Tuolumne Meadows de Junho a Outubro.


Foto: www.pbase.com_Sandi Whitteker


Do miradouro Glacier Point, que se situa na encosta sul do vale Yosemite a 2 199 metros de altitude, pode desfrutar-se de uma vista fantástica do Vale de Yosemite, das cascatas incluindo as Yosemite Falls e dos picos como Clark Range ,Clouds Rest.


Foto: http://www.yosemitehikes.com


O Yosemite National Park, pode ser visitado durante todo o ano, no inverno a beleza do parque é única e incomparável, os seus vales estão todos cobertos de neve, as cascatas quase congeladas e cada árvore do parque de Yosemite transforma-se numa árvore de natal, até mesmo as sequóias gigantes.


Foto: www.trekearth.com_Copyright: phuoc phan (pnphan)


Para a definição da morfologia do parque foram fundamentais os acontecimentos ligados às movimentações de água e gelo, nomeadamente as inundações, as adaptações do terreno à ação dos cursos de água e o processo de formação dos glaciares. O Glaciar Lyell é o maior glaciar do parque, cobrindo 65 ha.

Parque Nacional de Yosemite, tem cerca 2.500 km de rios. A força dos rios Tuolumne e Merced escavou desfiladeiros com profundidades que chegam a atingir os 900 e os 1.200 metros. O Tuolumne irriga toda a parte norte do parque e o Merced nasce nos picos localizados no sul do parque.

Foto: www.flickr.com_Steve D.


No parque contam-se aproximadamente 3.200 lagos com área superior a 100 m2, duas grandes albufeiras e 2.700 km de rios que ajudam a formar as duas grandes porções de água existentes.

As cascatas de Yosemite são fantásticas e atraem visitantes de todo o globo. Como muitas das cascatas são alimentados pelo degelo, a quantidade de água que corre em cada uma pode variar muito ao longo do ano. Yosemite Falls, com 739 metros, é a maior da América do Norte e terceira maior do mundo.


Foto: http://hdw.eweb4.com

As cascatas do parque são um dos melhores lugares do mundo para observar um fenômeno conhecido como arco-íris lunar. A humidade levantada pelas cascatas, em combinação com os raios projetados pela Lua, geram um espetáculo magnifico.


Foto: Alex Lin Photography/alexlin.smugmug.com


Nas terras altas de Yosemite existem também locais encantadores, como as Tuolumne Meadows, as Dana Meadows, o Clark Range, o Cathedral Range e o Kuna Crest. O Pacific Crest Trail atravessa o parque, com picos vermelhos de rocha metamórfica, como o monte Dana e o monte Gibbs, bem como picos de granito, como o monte Conness. O monte Lyell é o ponto mais alto do parque.


Foto: http://pantilat.wordpress.com


A Capela de Yosemite (Yosemite Valley Chapel) é a mais antiga estrutura de uso público no Parque Nacional de Yosemite. Esta pequena igreja foi construída em 1879, a partir de contribuições voluntárias, por aqueles que reconheciam que Deus que tinha criado um cenário tão maravilhoso, era ainda mais incrível do que a Sua criação. Como o salmista declarou: "Ó Deus, Tu és mais impressionante do que os Teus lugares sagrados".


Foto: www.panoramio.com_Jorge A. Villalba


No parque existe o Museu “The Yosemite Museum“ que foi concluído em 1925, tendo sido projetado pelo arquiteto Herbert Maier. Foi o primeiro edifício construído como um museu em todo o sistema de parques nacionais. O museu foca-se no património e cultura do povo Ahwaneechee que viveu no vale. A exposição inclui fotografias históricas, cestas, ferramentas, artigos de vestuário ou mesmo jogos tradicionais. Atrás do museu foi reconstruída a "aldeia indígena de Ahwahnee" .

Foto: wikipedia_Author Jllm06


A serenidade e a beleza deste fantástico parque podem ser apreciadas através de caminhadas, de passeios a cavalo e os mais desportistas podem fazer escaladas, rafting ou mountain bike entre outras atividades, existindo sítios específicos para cada cada uma.

Na área existem parques de campismo, motéis, hotéis, apartamentos e casas para hospedar os visitantes que aí se deslocaram para passar as suas férias.


Foto: http://hdw.eweb4.com

Para saber mais visite o site do Parque: Yosemite National Park

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.portalsaofrancisco; http://www.yosemitepark.com/; http://ecoviagem.uol.com.br/; http://www.yosemiteprivatetours.com/; http://yosemitegazette.com/; http://www.htmlhelp.com; http://www.yosemitehikes.com; www.trekearth.com; www.flickr.com; http://pantilat.wordpress.com; www.panoramio.com; http://www.reddit.com; outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: http://www.reddit.com

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

10 comentários:

  1. Todos os seus artigos são maravilhosos e eu fico a sonhar com a felicidade nesses recantos paradisíacos. Assim sem sair aqui deste cantinho sinto-me viajar por essas paisagens de rios, cascatas, montanhas e lagos.

    ResponderEliminar
  2. Oi Maria, é sempre um prazer passear em seu recanto, conheço novos lugares e me delicio com as lindas imagens, é um viajar muito bom!
    Um lindo fim de semana pra ti, beijos no coração!

    ResponderEliminar
  3. Que coisa mais maravilhosa tudo isso,Maria! Não deu vontade de sair desse parque.Lindo passeio contigo aqui!beijos,ótimo fds!chica

    ResponderEliminar
  4. Olha eu por aqui embarcando nesta viagem!
    E sempre um prazer viajar por aqui!
    Uma linda noite!
    Lembranças
    Ange.

    ResponderEliminar
  5. As imagens que escolhes são maravilhosas. Um encanto, amiga!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente… maravilhoso!!!

    Um beijo da Nita.
    De boa noite.

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga

    Diante de tanta
    beleza,
    a vida se renova
    na esperança
    do triunfo do belo.


    Para cada dia de tua vida
    um novo sonho.

    ResponderEliminar
  8. ESSA É A CAPA DO MEU LIVRO NO SITE DE CLASSIFICADOS DO OXL:
    http://lisboacity.olx.pt/livro-o-anjo-e-a-tempestade-editora-insanno-iid-33629523#comments-box

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.