29/03/2011

Ponte de Lima - Uma Vila Maravilhosa


Ponte de Lima é uma vila lindíssima, onde eu costumava passar férias quando a minha filha era pequenina. Ficou sempre no meu coração pelo verde da região, pela tranquilidade que nos envolvia, pelo seu património, enfim, por todo o encanto que ela encerra.

Foto: Trekearth_ Armando Loureço_Aofl

Fica situada na região do Minho no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.




Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125, sendo a vila mais antiga de Portugal. No século XIV, D. Pedro I, devido à sua posição estratégica mandou construir à sua volta uma muralha, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.


Foto:Jose Ferreira_OLHARES

Ponte de Lima deve o seu nome à velha ponte sobre o rio Lima que dá acesso à vila. Com dois troços distintos, um romano (provavelmente construído no séc I, para por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto) e outro medieval, tem 27 arcos. A ponte romana, com sete arcos, encontra-se parcialmente encoberta pelo maciço onde se situa a Igreja de Santo António da Torre Velha. A ponte medieval tem 17 arcos, com dois deles soterrados.


Foto: wikipedia_Osvaldo Gago

A torre medieval junto da margem é uma das duas que resta das antigas muralhas. Na margem oposta, recorta-se o alpendre da capela do Anjo da Guarda, uma pequena capela barroca datada do século XVIII.


Foto: wikipedia_David Machado


A visitar:
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas.


Foto: Foto: wikipedia_Xauxa


■ Jardim Temático do Arnado
Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que inclui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.




■ Praça de Camões
A praça mais marcante da vila, tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte.


Foto:http://www.cm-pontedelima.pt

■ Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, datada da primeira metade do século XV. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII.

Foto: Wikipedia_Bruno Esteves


■ Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Frente-a-frente com a Igreja Matriz de Ponte de Lima, foi construída no século XV, e foi completamente reconstruída no século XVIII. A capela-mor, edificada em 1638, possui abóbada de pedra, em caixotões. De salientar o retábulo, as pinturas e frontal do altar representado o Milagre da Multiplicação dos Pães.


Foto: wikipedia_Carlos Luis M C da Cruz

■ Solar de Bertiandos
Importante solar composto por uma torre quinhentista, a qual se juntou, no início do século XVIII, uma construção de dois pisos e em meados do mesmo século outro edifício ladeado por duas torres. A ligação faz-se através de uma escadaria e pela torre. O interior demonstra o gosto setecentista e apresenta uma rica livraria.


Foto: Net


■ Museu dos Terceiros
Situado no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição e na Igreja da Ordem Terceira, sacristia, sala consistorial e seus anexos, é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima e do Minho. Foi criado em 1974, e as suas colecções incluem um importante conjunto de estatuária religiosa, azulejos, pinturas e alfaias litúrgicas.


Foto: wikipedia_Xaucha

Onde Dormir:
Casa do Tamanqueiro – Turismo de Habitação (Adorei)
Casa do Outeiro - Turismo de Habitação
Casa da Gaiba - Turismo de Habitação
InLima Hotel & Spa
Pousada da Juventude de Ponte de Lima

Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://pt.anuncioo.com/
http://www.homelidays.com/
http://www.bigcasa.pt/
http://portugal.gabinohome.com/
http://www.atalho.com/
http://www.solaresdeportugal.pt/PT/

Gastronomia
O prato de maior destaque é o arroz de sarrabulho com rojões - um prato delicioso, com vários temperos, e cheio de tradição. O porco é uma das ingredientes principais da cozinha da região, sendo essencial em pratos como a "perna de porco à Clara Penha", as belouras, o chouriço de verde, as farinhotas. Outro ingrediente muito apreciado na cozinha da vila é a lampreia. Pode ser cozinhado de diversas formas, mas as mais conhecidas são o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordaleza. Também em doces a gastronomia da região é muito rica, sendo o mais famoso o leite-creme queimado.




Festas e Romarias
A não perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira, entre outros produtos do artesanato local.

Em Setembro, há ainda as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de artifício e coloridas procissões em honra de Nossa Senhora das Dores.


Foto:Francisco Bernardo_OLHARES

Uma Vila encantadora rodeada de verde e tradição, que associada à simpatia das suas gentes cativa quem a visita ficando sempre a vontade de voltar.

Foto:Noemia Dias_OLHARES

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos : Wikipedia; //www.rotasturisticas.com/; http://www.cm-pontedelima.pt/; http://www.visitportugal.com/; http://www.guiadacidade.pt/; http://www.solaresdeportugal.pt/; http://www.cm-pontedelima.pt; OLHARES e outras net


Foto:Fernando_OLHARES

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

LEIA MAIS

19/03/2011

Mina de S. Domingos o Passado e o Presente


Para quem vive na cidade como eu, o Baixo Alentejo oferece a tranquilidade e paz que dificilmente se consegue nos grandes centros urbanos. Ao percorrermos as extensas paisagens salpicadas de sobreiros e oliveiras, vamos vendo aqui e ali  ruinas de antigas habitações, famílias que seguiram outros caminhos, o silêncio é uma constante e vão aparecendo pequenas aldeias que parecem perdidas no tempo.


Foto: Pessoal

A Mina de São Domingos é uma antiga aldeia mineira, situada na freguesia de Corte do Pinto, no concelho de Mértola, no Baixo Alentejo. Os meus pais nasceram aí e o meu avô paterno foi um dos muitos trabalhadores dessa mina. A história da mina de São Domingos é anterior aos tempos do Império Romano. Com a sua redescoberta em 1854, por Nicolau Biava e o início da exploração em 1858, a empresa proprietária da Mina La Sabina concedeu os direitos de exploração à empresa Mason and Barry que junto ao complexo mineiro construiu um bairro para os operários, hospital, escola, casas para o pessoal especializado, enfim uma aldeia. A arquitetura da aldeia refletia a hierarquia da empresa, na zona dos ingleses as casas eram amplas e com jardins, enquanto que na área reservada aos operários as habitações eram de taipa, alinhadas e com um espaço diminuto para a quantidade de pessoas que tinham de albergar.


 Foto: Pessoal


Esta mina foi no passado, a maior mina de pirite e cobre da Península Ibérica. A exploração era essencialmente feita a céu aberto, embora também se praticasse uma exploração subterrânea que ia até cerca dos 120 m de profundidade, tendo os trabalhos continuado por meio de poços e galerias até aos 400 m. Foi explorada em larga escala durante cerca de 100 anos. Hoje restam apenas vestígios de edifícios, de velhas construções, de vias-férreas que agora se encontram em ruína, são as sombras do passado.




Em redor vêem-se lagoas ácidas com um pH de aproximadamente 2,4. Estas lagoas foram criadas há algumas décadas atrás para fazer decantação, ou seja, para fazer a separação de misturas heterogéneas entre um sólido e um líquido ou de líquidos imiscíveis (que não se misturam), das escorrências da antiga mina.


Foto: Net


Na Zona nobre, reservada aos ingleses, situava-se o "Palácio dos Ingleses", antiga sede administrativa da mina, a construção mais distinta, o edifício é onde hoje se encontra o Hotel de São Domingos.


Foto: Net


Pessoalmente não conheço, mas tenho amigos que já lá ficaram instalados e adoraram os dias que lá passaram. Segundo eles tudo impecável, quer o alojamento, a comida, as condições oferecidas aos clientes, como a piscina, auditório, um observatório com telescópio para quem pretender apreciar as estrelas, bem como a simpatia dos profissionais que lá trabalham. Para quem quiser ir visitar e passar uns dias tranquilos.

Foto: Net


Praia fluvial da Tapada Grande
Eu e a minha família adoramos este espaço principalmente na Primavera. É um sitio tranquilo ideal para nadar, andar de barco, passear ou simplesmente descansar. De Verão torna-se pequeno para a quantidade de pessoas que ali chegam, mas nas restantes alturas do ano, é um lugar lindo e aprazível onde o silêncio é apenas quebrado pelo cantar dos pássaros ou pelo vento nas folhas dos eucaliptos. Um oásis encantador para quem procura quebrar a rotina stressante do quotidiano da cidade.


Foto: Pessoal


Casa do Mineiro
Casa do Mineiro, é o primeiro pólo permanente do Museu da Mina de S. Domingos. A Casa do Mineiro procura mostrar a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira. Os seus objectos, as suas memórias, os seus símbolos.



 Foto: Net

Centro de Documentação
O Centro de Documentação pretende ser um espaço de recolha, arquivo, estudo e tratamento de todo o tipo de documentação (fotográfica, documental, material) que a comunidade mineira disponibilize para ajudar a construir a história do complexo industrial da Mina de S. Domingos.

Quando vamos passar uns dias até á Corte do Pinto é imprescindível irmos comer ao restaurante “Alentejo” do amigo Cesário que fica na Moreanes uma localidade bem perto da Mina de S. Domingos,a caminhode Mértola. É um restaurante típico alentejano, decorado com artefactos agrícolas do passado, um ambiente familiar e comida divinal, eu adoro principalmente as migas com carne de porco preto. No Inverno, comer lá com o calorzinho da lareira e sem o movimento habitual do Verão é como estarmos em nossa casa, uma maravilha!


Foto: Pessoal


Hoje a Mina de S. Domingos é uma pacata aldeia, um excelente refúgio para quem queira passar uns dias em paz e tranquilidade. Vá visitar, Vale a pena.


Foto: Pessoal

Foto: Pessoal


Fonte e Fotos: Wikipedia; visitportugal; rotasturisticas ; visitalentejo; http://www.minasaodomingos.comyr.com/ ; http://ttonline.homeip.net/; Olhares; Panoramio: outros


Foto: Pessoal

"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro." (Albert Camus)

LEIA MAIS

09/03/2011

Paraísos na Terra - Parque Nacional Plitvice


Hoje vamos Divagar pelo Parque Nacional Plitvice, uma autêntica maravilha da natureza, situado no interior da Croácia, entre Split e Zagreb.


Trata-se de um parque nacional que se estende por 20000 hectares de bosques e de lagos, no coração dos Balcãs. É o ponto turístico mais procurado pelos turistas na Croácia.

Foto: 1ms-net


A região foi declarada Parque Nacional em 1949 e catalogada como Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco em 1979.

Foto: 1ms-net


Plitvice Lakes National Park situa-se no planalto de Plitvice,que é cercado por três grandes montanhas dos Alpes Dináricos: montanha Pljesevica (Gornja Pljesevica pico de 1.640 m), Mala montanha Kapela (Seliški Vrh pico de 1.280 m), e Medvedak (884 m).




O Parque Nacional é de uma beleza incrível. São 16 lagos principais, que se sucedem ao longo de perto de 6 km no fundo do vale encaixado do rio Korana. Estes lagos, de um surpreendente azul escuro, estão interconectados por cascatas múltiplas, lagos e rodeados de intensos bosques, onde se podem encontrar muitas espécies raras de pássaros, cervos, ursos, lobos e javalis entre outros animais selvagens.

Foto: http://www.hill-lovran.com

O parque dividide-se em Alto dos Lagos, Jezera Gornja, e os lagos mais baixos, Donja Jezera.

Foto: 1ms-net


As águas azuis e cascatas são derivadas da localização da bacia, que se encontra num grande depósito de rochas cársticas.


* Foto: Net


A cascata Grande também conhecida como Veliki Slap, está localizada na parte inferior da série de lagos.


Foto:http://wallpapersdepo.net


Os 300 quilómetros quadrados que conformam o Parque Nacional Plitvice, com a sua maravilhosa sequência de cascatas e lagos, ao longo do vale escarpado e verdejante, podem ser percorridos a pé através de passadiços e pontes de madeira. Essas pontes  e passadeiras de madeira, permitem aos visitantes passarem em cima dos lagos e muitas vezes mesmo através da água.


Foto: gde-fon.com


A diferença de altitude dentro do parque é muito grande, o que torna possível, paisagens bem distintas: o ponto mais alto fica a 1280 metros e o mais baixo fica a 380 metros.


Foto: 1ms.net

Pode ser visitado todo o ano, no Inverno as quedas de água congeladas são uma visão belíssima.

Foto: http://gde-fon.com


No verão, o verde é exuberante e na primavera e Outono, as águas estão no seu volume mais alto.


foto: http://wallpapersinhq.com

Não há lugares inacessíveis, só lugares magnifícos.


* Foto: Net


Dentro do parque há três hotéis e espaço para campismo, com capacidade para 500 barracas, além de bangalôs.


* Foto: Net


Um local de uma beleza deslumbrante, onde se pode usufruir da natureza em todo o seu esplendor, onde é possível encontrar harmonia, paz numa sintonia perfeita com a mãe natureza.

Fontes e Fotos: Wikipedia, visit-croatia; beautifulplacestovisit; travel.nationalgeographic; Pixdaus; 1ms.net; http://wallpapersdepo.net, http://www.hill-lovran.com; http://gde-fon.com, http://wallpapersinhq.com; outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



"Para viajar basta existir." (Fernando Pessoa)

LEIA MAIS


Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...