segunda-feira, 5 de março de 2012

Divagando por Piodão


Portugal tem locais encantadores, hoje vamos divagar por um desses sítios muito especiais, Piodão.


Foto: Flickr_Graça Vargas


Piodão é uma freguesia do concelho de Arganil, que inclui as aldeias de Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Foz d`Égua, Barreiros, Tojo, Fórnea, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.


Foto: Panoramio_Silgab


A aldeia, de Piódão, situa-se na encosta da Serra do Açor e é uma das aldeias mais antigas do país, tendo sido classificada como imóvel de interesse público em 1978.


Foto: Wikipedia_MarioM

A aldeia ter-se-á desenvolvido de um anterior Castro lusitano “Casal de Piodam”, hoje em dias em ruínas.


Foto: Panoramio_Sergio Lourenço


As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul.




As ruas que se erguem pela encosta e os becos estreitos onde se alinham as casas são pavimentados com o mesmo tipo de rocha. É uma aldeia de lousa e um conjunto arquitetónico de construções distribuídas em anfiteatro.


Foto: Trekheart_Rupes


O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”.


Fonte: Olhares_Lopes


Os seus monumentos relevantes são:

■ A Igreja de Nossa Senhora da Conceição , igreja matriz do século XVII, situada na praça principal, toda branca contrasta com o negro das casas de xisto.


Foto: Wikipedia_MarioM

■ A Igreja de São Pedro, situa-se no cimo da povoação.



■ O Museu do Piódão, localiza-se na praça principal, é uma extensão do Museu Etnográfico de Arganil que recorda a vida da aldeia. Com muitas peças doadas pelos habitantes, funciona como uma mostra da memória colectiva da freguesia de Piódão.


 Foto: www.topvisitportugal.pt
■ A Capela das Almas


Foto: DAQUI

■ A Fonte dos Algares


Foto: www.trekearth.com_udo

A produção artesanal é muito característica nesta aldeia e corresponde a objetos de xisto, como miniaturas das casas de Piódão, cestaria, colheres e gamelas de madeira.



■ Aldeias de Foz e de Chãs de Égua
É bem longínqua a origem das Aldeias da Foz e de Chãs de Égua, como se comprova pelas cinco dezenas de pinturas rupestres do Neolítico e da Idade do Bronze que foram descobertas na zona da aldeia de Chãs d’Égua. Pensa-se que topónimo de Chãs d’Égua virá do tempo de ocupação romana, por aqui serem criadas as éguas destinadas a serem atreladas nos carros de desporto e combate.


Foto: Email recebido

Foz d’Égua é um local muito especial, cheio de magia e encanto.


Foto: www.panoramio.com_Cláudio

Uma pequena aldeia também caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, e igualmente com as suas típicas casas de xisto e lousa.


Fotos: email recebido

Na Foz d´Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco alguns quilómetros mais abaixo, em Vide.




Piodão está integrada no projecto das aldeias históricas de Portugal, é realmente um local fascinante.


Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.infopedia.pt/; www.guiadacidade.pt/; http://www.aldeiasdememoria.com/; http://viagenstravel.com/; www.inatel.pt; www.Trekearth.com; www.flickr.com; www.skyscrapercity.com; www.panoramio.com;  email recebido com PPS de Helder Barros, outros.


Foto: www.inatel.pt

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

5 comentários:

  1. Minha querida, fiquei absolutamente encantada com toda a beleza deste lugar...amei, adoraria poder visitar pessoalmente estes lugares.
    Doce semana amiga, beijos,
    Valéria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    O nosso Portugal tem cantos e recantos lindíssimos e desconhecidos.Belíssima selecção de fotos dignas de muita arte e talento no clik.
    Uma ótima semana
    Abraço
    Nélia

    ResponderEliminar
  3. Realmente, lugares de tirar o folego! Lindos!!
    Amiga Maria, boa noite, uma linda noite!
    Venho aqui neste especial dia para lhe saudar, agradecer por sua amável e fiel presença e sempre generosas palavras lá no meu cantinho das lembranças.
    Um lindo dia/noite Internacional da Mulher para voce!

    Lembranças,
    Ange.

    ResponderEliminar
  4. Já visitei, adoro andar sítios menos conhecidos de Portugal!

    Beijo da Nita

    ResponderEliminar
  5. Olá, já estive visitando o Piodão com minha esposa, em Setembro/2011 , maravilhoso, visual de encher os olhos e alegrar a alma. Recomendo este passeio, moradores do Piodão muito prestativos e simpáticos.
    Abraço a todos
    De um casal de Brasileiros

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.