domingo, 22 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DA TERRA no Parque Nacional Hohe Tauern


Hoje, dia 22 de abril celebra-se o dia mundial da terra. O seu objetivo principal é consciencializar os homens da importância e necessidade de conservar e proteger os recursos naturais do nosso planeta.




Vamos comemorar este dia viajando virtualmente por um dos paraísos da terra, o Parque Hohe Tauern na AUSTRIA.


Foto: http://www.gopixpic.com

O Parque Nacional Hohe Tauern é o maior parque nacional na Europa Central, abrangendo as províncias de Caríntia, Salzburgo e Tirol.


Foto:http://www.tyrol.tl

Foi criado em 1981 sendo o primeiro Parque Nacional da Áustria em 2006 foi reconhecido pela União Mundial de Conservação da IUCN como uma área de conservação da categoria II (National Park).


Foto: http://www.silent-moment.com

Com picos como o Großglockner, a montanha mais alta da Áustria, largos glaciares, bem como as impressionantes quedas de água Krimmler, o Parque Nacional Hohe Tauern é uma complexa maravilha de natureza.


Foto: http://photoiberica.es

Com 1800 km2, Hohe Tauern National Park é um dos maiores parques nacionais na Europa e uma das mais belas áreas de alta montanha do planeta.


Foto: http://www.grossarltal.info

Cerca de s 15% são glaciares, atinge uma altitude de 1 000m nos vales a os seus picos chegam a uma altura de mais de 3000m acima do nível do mar, onde se inclui o Grossglockner (3.798m).


Foto: http://www.grossglockner.at

No centro do parque a sua vida selvagem é completamente intocada e nas áreas externas é uma combinação harmoniosa da paisagem sustentável cultivada.


Foto: http://www.grossarltal.info

Desde à 5000 anos que os homens se estabeleceram no vale de Hohe Tauern. Uma característica especial do Parque Nacional Hohe Tauern não são apenas as paisagens puramente naturais, mas também as paisagens cultivadas criadas pelos agricultores, que se encontram dentro da área protegida.


Foto: www.panoramio.com_Markus Freitag

A extraordinária variedade de espécies animais e vegetais, e também a abundância secular e sagrada de tesouros culturais de vida da agricultura são o resultado da simbiose de longa data entre a natureza selvagem e uma paisagem cultivada.


Foto: www.zwislegg.com

A região de Hohe Tauern região mantém tesouros impressionantes das montanhas de gelo como o Glacier Pasterze que, com um comprimento de 9 km e uma área de quase 19 km2, é o maior glaciar único na Áustria. Ou a montanha Grossvenediger, que é com a sua crosta de gelo é a maior área glaciar conectada nos Alpes orientais.


Foto: http://www.grossglockner.at

Devido à sua diversidade geológica e geo-morfológica, a sua bio-diversidade, bem como por conta dos processos ecológicos e evolutivos acontecendo constantemente, a área é de excepcional valor universal.


Foto: www.alpen-guide.de

Conta com cerca de 26 quedas de água importantes, sendo as mais populares do parque nacional a Krimmler e Umbalfälle.


Foto: wikipedia_Author Andrew Bossi


e 551 lagos de montanha.


Foto: http://www.grossglockner.at


Cerca de 10.000 variedades diferentes de animais e 1.800 variedades de plantas são encontradas no habitat seguro e natural do Parque Nacional Hohe Tauern. As plantas florescem e crescer sem perturbações nos prados alpinos.


Foto: http://www.fotos.sc

As altas pastagens, bem cuidadas pelo homem, oferecem condições ideais para as flores mostrarem toda a sua beleza.




O Parque Nacional Hohe Tauern é um tesouro em floração, rododendro, fogo lírios, Salgueiro, Adonis, orquídeas... não esquecendo a genciana azul-escuro e o edelweiss.


* Foto: Net


No Parque Nacional Hohe Tauern, pode experimentar-se a natureza na sua essência.


Foto: http://www.felben.at

A fauna inclui camurça, cabras e veados alpinos, assim como Grifo e a águia dourada. O urubu extinto ex-barbudo e a marmota alpina foram reintroduzidos com sucesso.


Foto: http://www.zellamsee-kaprun.com

O inverno é longo nas montanhas. Mas isso também significa que a vida vegetal e animal é ainda mais vibrante e colorida durante o curto verão alpino.


Foto: www.panoramio.com_SP87ODI

Existem inúmeros caminhos que podem ser pecorridos de bicicleta ou a pé, quer individualmente quer em passeios guiados pelos bem treinados guardas florestais do parque.


Foto: http://www.hohetauern.info

A rede de caminhadas com trilhas alpinas abrange cerca de 1.200 quilômetros de trilhas. Mais de 80 abrigos de montanha e áreas de descanso são os destinos para aventuras longas caminhadas.


Foto: www.gps-tour.info

Um parque onde a Natureza têm um esplêndor muito especial. Altos picos, grandes glaciares, prados com lindas e coloridas flores alpinas, penhascos imponentes e quedas água refrescantes. Uma paisagem secular natural e cultural, formada pelas Eras Glaciais e pela força das estações do ano.

Foto: http://www.globeimages.net

Para mais informações visite o site: Parque Nacional Hohe Tauern

Foto: http://gde-fon.com


Fontes e Fotos: wikipedia; http://www.austria.info/ ; http://www.hohetauern.at/; http://www.gastein.com/; www.lonelyplanet.com/; http://www.suedtirolerland.it/en/; http://www.tyrol.tl/en/; http://www.tirol.gv.at/en/; http://www.tyrol.tl; http://www.globeimages.net; http://www.gopixpic.com; http://photoiberica.es/2011/08/krimml-falls-hohe-tauern-national-park-tirol-2/; http://www.grossarltal.info; http://www.grossglockner.at; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!


Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.