01/10/2012

Corcovado National Park


O Parque Nacional Corcovado situa-se na Península de Osa, no Pacífico Sul da Costa Rica, e está entre os lugares biologicamente mais diversificados na terra.

Foto: http://www.govisitcostarica.com

A Península de Osa é considerada como uma das joias naturais do continente americano. Esta península está dentro das 25 áreas com maior concentração de biodiversidade do mundo. Possui uma extensão de 160 mil hectares que acolhe o Parque Nacional Corcovado, uma zona ainda virgem que abriga florestas húmidas, florestas nubladas, mangues, alagadiços, lagoas, praias e recifes coralinos, onde habitam espécies em perigo de extinção como os jaguares e os pumas.


Foto: http://travelexperta.com

O Parque Nacional Corcovado foi criado em 1975 para proteger esta lindissima região de mineração ilegal de ouro e de extracção de madeira. Concentra-se numa ampla planície de várzea da zona ocidental da Península de Osa, compreendendo 70% do total do território da Península. Os limites do parque estendem-se até às montanhas e bacias hidrográficas.


Foto: http://www.naturalworldsafaris.com

A característica dominante do parque é a água, destacando-se como mais proeminente os 1000 hectares de água doce da lagoa Corcovado que compreende um pântano que é sazonalmente substituído por savana. Da rede hidrográfica é também de salientar os rios Llorona que drena na parte norte da bacia do Corcovado e o rio Corcovado que drena na parte do meio. Os rios Sirena e Claro também se encontram dentro dos limites do parque e do fluxo para o interior das montanhas, perto da fronteira sudeste.


* Fotos: Net

Dentro do parque a elevação é variável, sendo o ponto mais alto da península o Monte Mueller a 745 metros acima do mar.

O parque tem uma extensão de praia praticamente ininterrupta que se estende por cerca 20 km, com falésias e outras pequenas praias.


Foto: http://paradiseintheworld.com

No noroeste e na costa sudoeste os afloramentos rochosos e falésias alternam com uma camada de areia e calcário muito pitoresca.


Foto: flickr_Alisofff


O desenvolvimento dos recifes de coral é significativo em apenas uma dessas áreas rochosas, o Ponto de Salsipuedes, a cerca de cinco quilómetros a sudoeste da estação ranger Sirena. Perto de Caño Island, as águas têm grande visibilidade oferendo excelentes locais de mergulho.


Foto: wikipedia_by Dirk van der Made


Tem mais de 50.000 hectares, onde cerca de 46.000 são terrestres e 6.000 são marinhos. É o habitat de uma infinidade de plantas ameaçadas de extinção e de espécies animais.


Foto:http://www.anywherecostarica.com


A variedade ecológica é impressionante, sendo um dos locais mais diversificados do mundo, do ponto de vista biológico, tendo o National Geographic se referido como "o lugar mais biologicamente intenso na Terra em termos de biodiversidade". Uma das razões para esta grande diversidade de flora e fauna é que o parque encontra-se no corredor de vida selvagem norte-sul, a "ponte de terra", que liga os grandes continentes da América do Norte e América do SUL.


Foto: http://paradiseintheworld.com

O Parque contém quatro station ranges (estações de guarda) dentro do parque e nas cidades próximas fora do parque, são: San Pedrillo, La Leona, Los Patos e Sirena Ranger Station, no coração do parque. Cada estação tem uma ou mais trilhas locais, geralmente trilhas de 1-3 km, e conecta-se com as outras estações através desses caminhos.





San Pedrillo Station Ranger, está localizado na costa do Pacífico na fronteira noroeste mais distante do Corcovado National Park. O acesso pode ser feito por cavalo ou a pé ao longo da trilha costeira que liga Agujitas com San Pedrillo. Esta área está aberta aos visitantes apenas durante os meses de verão.

Los Patos Ranger Station está localizado perto da fronteira leste do Corcovado National Park. O ecossistema que compreende Los Patos Ranger Station é de montanha e floresta tropical. A área é densamente florestada de crescimento antigo primário e está repleta de vida selvagem. Existem bastantes trilhas para permitir que os visitantes explorem os arredores.


A Leona Ranger Station está localizada na costa do Pacífico na fronteira extremo sul do Corcovado National Park.

A Sirena station está localizada dentro da Bacia do Corcovado e contém uma incomparável e diversificada concentração de vida selvagem. Uma enorme variedade de trilhas estão localizadas nas proximidades da Ranger Sirena Station, que é considerado o coração do Corcovado National Park.


Foto: http://paradiseintheworld.com

Aqui se encontra a maior floresta primária americana do Oceano Pacífico. Exótico e exuberante, o Corcovado National Park é o lar de 13 diferentes ecossistemas de vegetação que vão desde mangueirais e bosques às florestas montanhosas (mais de metade do parque), floresta jolillo (vereda), floresta pradaria, floresta planícies aluviais, floresta paludosa alagada por água doce, junto de mais de 500 espécies de árvores, incluindo coração roxo (árvore), poponjoche, nargusta e Banak (árvore).


Foto: http://www.jademarcr.com

Cada habitat tem um grande grupo de animais e plantas. Os pesquisadores especulam que esses grupos tendem a expandir-se para 35-40 habitats diferentes. A abundância de animais selvagens pode, em parte, ser explicado por esta diversidade de tipos de vegetação.


Foto: http://www.sharewonders.com

Mantém populações de Tapires, tamanduás, macacos-aranha, capuchinos, preguiçaS,pica-paus, pelicanos, rãs, cobras e muitas outras espécies, entre as quais as antas, o maior mamífero terrestre da América Central e do Sul e a onça-pintada (Panthera onca),estas últimas espécies consideradas em perigo. Corcovado é também um dos redutos finais da Jaguar na América Central, um felino grande bonito e esquivo, potencialmente intimidante, mas que é geralmente considerado como tímido e inofensivo. Eles são capazes de derrubar uma presa tão grande como a anta, mas parecem ser desinteressados na actividade humana.




O parque protege mais de 140 espécies diferentes de mamíferos, 400 espécies de aves, das quais 20 são endémicas; 116 de anfíbios e répteis, 40 espécies de peixes e pelo menos 500 espécies de árvores.

Corcovado National Park é aberto ao público, podendo ser feitas visitas diárias, noturnas ou se os visitantes preferirem podem também acampar ou ficar alojados numa das casas das estações ranger. Para percorrer o parque é necessário uma adequação razoável, pelo menos, dois ou três dias, um bom planeamento e cuidado. Durante os meses de chuva (julho a novembro) algumas partes do parque podem ser fechadas.


Foto: wikipedia_Jose R.

Na faixa litoral podem ter de ser atravessados alguns rios que são considerados perigosos se for maré alta ou se é o visitante é inexperiente neste tipo de ambiente, devido à existência de crocodilos, jacarés e tubarões Touro.

Rio Sirena é comummente considerado como o mais perigoso dos cruzamentos, principalmente porque ele desagua directamente na lagoa de Corcovado o enorme no coração isolado do parque.

Um pouco mais seguro, segundo se afirma, é o Rio Claro, que é aproximadamente a 40 minutos a sul de Rio Sirena. Pequenos crocodilos americanos e jacarés também estão presentes dentro deste, embora em menor número do que no Rio Sirena. O Rio Madrigal, logo ao norte da entrada do parque, é muito menor e é por vezes o lar dos jacarés.


Foto: http://www.sabalolodge.com

Extremamente quente e húmido a maior parte do ano, este parque tem chuvas muito abundantes, mas é um prazer caminhar através da sua arborização densa que se abre em praias muito bonitas.


* Fotos: Net

Com a sua beleza virgem, o parque permite ao visitante experimentar a natureza no seu melhor e promete uma aventura incrível para aqueles que se atrevem a trilhar o seu caminho através de desbravar esta magnífica região.



* Fotos: Net

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.corcovado.com/; http://paradiseintheworld.com/corcovado-national-park/; http://www.sabalolodge.com/corcovado-sirena.html; http://www.jademarcr.com/corcovado-national-park.html; http://www.turistaloserastu.es/parque-nacional-corcovado-reserva-biologica-isla-del-cano-costa-rica/; http://www.corcovadoguide.com/espanol/rangerstations.htm; http://www.govisitcostarica.com/region/; http://www.sharewonders.com; outros net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: http://www.govisitcostarica.co.cr

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

3 comentários:

  1. Seriam umas belas férias......Um Parque lindíssimo...Ainda se vão mantendo lugares assim...Que Bom.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Amiga Maria, um dos encantos da internet é podermos fazer estas viagens a baixo custo:)

    Um verdadeiro paraíso de flora e fauna.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de lugares!!Adorei e vi tanto verde que lembrei de te avisar pra dares uma olhada e quem sabe, às 6ªs feiras, participar: É lindo, vais gostar!

    http://raindropsanddaisys.blogspot.pt/

    Tem maravilhas também lá!! beijos,chica

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...