quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Divagando pelos Castelos Brasileiros


Espalhados pelo Mundo os Castelos ou Palacetes são parte integrante da cultura e história do lugar onde estão inseridos, encantando também pela sua arquitectura e beleza.




Hoje vamos Divagar e conhecer alguns desses extraordinários edificos edificados no Brasil.

Castelo de Garcia D'Ávila
O Castelo de Garcia D'Ávila, na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, foi iniciado em 1551 e concluído em 1624. As suas ruínas estão entre as mais antigas do Brasil. Garcia D'Avila chegou ao Brasil na expedição de Tomé de Souza, em 1549, sendo nomeado o feitor e almoxarife da Cidade do Salvador e da Alfândega. Mais informações no site da Fundação Garcia D'Ávila.


Foto: TrekEarth_ACesar

Castelo Labirinto de Zé dos Montes
Localizado na Serra do Tapuia em Rio Grande do Norte, foi idealizado por José Antônio Barreto conhecido popularmente como o Zé dos Montes. Possui várias torres e corredores escuros e estreitos, onde é muito fácil quem por lá passa poder perder-se.


Foto: DAQUI


Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro
O Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, foi projectado pelo engenheiro Adolpho José Del Vecchio para o Ministério da Fazenda, que pretendia ter ali um posto aduaneiro. Del Vecchio elaborou um projeto arquitectónico em estilo neo-gótico com inspiração nos castelos franceses do século 14. A construção levou quase oito anos e foi feita por portugueses e escravos, sendo finalizado em 1889, juntamente com a urbanização da ilha.


Foto: Wikipedia


Château Lacave
Château Lacave em Caxias do Sul foi idealizado por Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. A sua construção começou em 1968 e levou 10 anos para ser construído. O castelo ocupa área de 70 mil metros quadrados, incluindo um lago e um bosque com araucárias. Está aberto ao público. Para mais informações poderá visitar o site oficial “Chateau Lacave” .


Foto: Panoramio_Germano Schüür


Castelo do Batel
O Castelo do Batel, em Curitiba é uma obra do arquitecto Eduardo Fernando Chaves tendo sido inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Foi encomendado pelo cafeicultor Holanda Luís Guimarães. Em 1947 foi comprado por Moysés Lupion, ex-governador do Paraná. Actualmente funciona como centro de eventos. Mais informações no site oficial “Castelo do Batel”.


Foto: Wikipedia


Castelo de Bivar
O Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas é propriedade particular de José Ronilson Dantas. A estrutura é feita de pedra, cercada por muros e com cinco torres arredondadas. No alto de uma colina trata-se de uma imitação de um castelo renascentista francês. Foi erguido por volta de 1984, mas a obra encontra-se ainda inacabada.


Foto: DAQUI


Castelo de Itaipava
Situado no bairro de Itaipava, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, foi construído na década de 20 por José Smith de Vasconcelos, o primeiro Barão de Vasconcelo, sendo uma reprodução dos castelos renascentistas. Foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e pelo seu amigo Fernando Valentim. Atualmente, é alugado para a realização de eventos. Para mais informações ver “Castelo de Itaipava”.


Foto: DAQUI


Castelo São João
Edificado em estilo góticom faz parte integrante do Instituto Ricardo Brennand, um complexo composto por três prédios: o Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Localizado no Recife este Castelo teve como mentor o empresário Ricardo Brennand, cujo hobby era colecionar armas de diversas partes do mundo. O Castelo Museu contém exposto um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, que inclui até 27 armaduras de metal completas. Mais informações em “Instituto Ricardo Brennand”.


Foto: Wikipedia


Castelo de Pedras Altas
Esta Fortaleza em granito rosa e com traços medievais, situa-se no Rio Grande do Sul e foi idealizada por Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Foto: Panoranio_ELISE KUNRATH

Castelo Eldorado
Construído em Marilândia do Sul, Paraná, este castelo com 2142 m² tem quatro andares, inúmeros aposentos, que foram construídos e decorados com todo luxo e conforto, desde mármore carrara, vitrais franceses e lustres de cristal tchecos. Para saber um pouco mais visite o site oficial “ Castelo Eldorado”.


 Foto: DAQUI


Fontes e Fotos: wikipedia; http://turismo.terra.com.br/; casteloeldorado.blogspot.com/; www.institutoricardobrennand.org.br; http://www.casandocomestilo.com.br/mostra3/; www.castelodeitaipava.com.br/; http://viajamos.com.br; www.castelodobatel.com.br/; www.lacave.com.br/; outros net.


Foto_SkyscraperCity_HeilSul

Para alargarmos os nossos horizontes basta abrir a janela da net e divagar pelo Mundo.


16 comentários:

  1. ‎.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•★♥ Hoje venho desejar saúde, paz, amor e muita alegria... FELIZ NATAL!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OLÁ BOA NOITE
    esse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade.

    Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração, cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você.

    Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós; estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho.

    Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.

    Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas; pois, para o Senhor nada é impossível.

    Desejo que você realize os seus ideais.

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  3. Mágicos e lidíssimos estes castelos.
    Minha amiga Maria:
    Infelizmente não tenho andado bem de saúde o que me tem tirado a disposição de estar na net, mas não quero passar esta quadra de Natal, sem lhe desejar um Natal e Ano Novo muito felizes na companhia dos seus entes queridos.
    Muita saúde, paz e resistência para suportar as dificuldades que se adivinham.

    Um beijinho amigo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  4. Maria,

    Fiquei surpresa, porque não conhecia a maioria.

    Aproveito o momento para deixar uma mensagem:

    Eu desejo que nossos dias sejam iluminados,
    Que possamos sentir a PAZ por onde caminharmos.
    Abracemos todos que amamos.
    Sejamos sabios o suficiente para construir pontes.
    Vamos confraternizar!

    Boas Festas!

    Feliz Natal, Feliz 2013.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que coisas mais lindas, mulher!!! estou aqui deliciada.
    Olha, tenho andado com uma tendinite no ombro direito e mal consigo escrever apesar da fisioterapia.
    Venho apenas desejar um feliz Natal,Muito Amor, LuZ e Paz

    Bshell

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pela visita e desejo um Lindo Natal e um 2013 bem melhor que este último.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Li o teu comentário e adivinha? é comecei a chorar, ah Maria são dias mais difíceis de passar, mas o que havemos de fazer? Senão termos fé e continuar. Querida eu adorei os castelos brasileiros, sabe que não os conheço? Viajo muito pouco, muito bom estar aqui e participar de tuas viagens, obrigada pelo teu carinho e amizade, são energias positivas como a tua que me fazem ver que vale a pena, uma linda entrada de ano pra ti e mil beijos Luconi

    ResponderEliminar

  8. Olá Maria,

    Dizem que santo de casa não faz milagres, e é verdade (rsrs). Já estive em todos os lugares onde se situam estas interessantes e
    belas edificações e nunca fui conhecê-las pessoalmente. E agora vejo-as virtualmente por intermédio desta
    linda postagem. Não perderei outras oportunidades.

    Obrigada pelos votos. Que 2013 chegue sorrindo para você, trazendo-lhe muita paz, sonhos e infinitas alegrias.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Que lindo! As belezas costumam estar tão perto de nós e não as observamos. Não os conheço, todos.
    Desejo que tenha um 2013 de muita luz e harmonia. Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Ola, Maria. Eu estou encantada! Não os conheço, pois o trabalho é constante. São lindos! Obrigada por mais esse lindo presente. Que vc tenha um maravilhoso Ano novo! Muita Paz! Luz! Muitas bençãos nesse Novo Ano. Feliz 2o13!! Que possamos viajar juntas sempre! Bjos.

    ResponderEliminar
  11. OI MARIA!
    ADORO QUANDO DIVULGAS COISAS COMO ESTE TEU POST,SOU FASCINADA POR ESTAS CONSTRUÇÕES ANTIGAS COMO ESTES CASTELOS, FICO IMAGINANDO QUANTAS HISTÓRIA ESTAS PAREDES ENCERRAM.
    ESTE AQUI DO SUL O "PEDRAS ALTAS", EU NEM O CONHECIA, FIQUEI ADORANDO E VOU SABER EM QUE REGIÃO SE ENCONTRA.
    FELIZ NOVO ANO, ESTAREMOS AQUI, JUNTAS, INTERAGINDO, SE DEUS ASSIM O PERMITIR.
    ABRÇS
    http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://

    ResponderEliminar
  12. Passando para "divagar" e desejar que a passagem para 2013 seja de muita luz harmonia e Paz.
    Beijinhos
    ⁀‵⁀,) ✫✫✫
    .`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
    .•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ FELIZ ANO NOVO

    ResponderEliminar
  13. Que bellezas fascinantes, Maria!

    (⁀‵⁀,) ✫✫✫
    .`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
    .•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ Feliz Ano Novo, ! Belheza, Amor, Alegria e Saude en 2013!! Beijos e Abracos.

    ResponderEliminar
  14. Amiga Maria:
    Desejo que em 2013 conquiste tudo o que mais desejar, com saúde acima de tudo.
    FELIZ 2013!

    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga, já faz algum tempo que não passo neste cantinho..Passei para desejar-lhe Muita Paz, Saúde,Realizações e Luz no novo Ano! Que Deus a abençõe sempre!
    Andei sumida do seu cantinho porque assumi muitos compromissos este ano que andavam inviabilizando visitar os blogs e as amigas que adoro.Foi um ano de muito trabalho, lutas e algumas conquistas na esfera profissional (além de levar duas premiações pela prefeitura uma pelo blog e outra por um texto, fui chamada para escrever no Portal Rioeduca.net da Prefeitura do Rio, no blog da Família).Enfim, foi um ano duro e corrido, porém, não podemos nos queixar, devemos dar graças a Deus por estarmos realizando e tendo forças para isso.Aproveitei essa folguinha hoje e vim matar a saudades deste espaço.
    Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!
    Espero que em 2013,possamos continuar juntas no espaço virtual. Um grande abraço para vc. Muita Luz!

    ResponderEliminar
  16. OI MARIA!
    QUE ESTE NOVO ANO NOS ENCONTRE COM MUITA PAZ,ALEGRIA E JUNTAS, NOS VISITANDO, TROCANDO COMENTÁRIOS E CARINHO, REFORÇANDO ESTA AMIZADE QUE MESMO VIRTUAL É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
    "FELIZ 2013"
    http zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI://

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.