sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ALGARVE - ARTE em areia - FIESA


Meus amigos hoje vamos fazer mais uma VIAGEM virtual !!!




Pensei onde os poderia levar comigo, talvez ao México...




ou até ao longínquo Oriente ....




Mas não, desta vez vamos apreciar um local incrível, vamos até ao Algarve, ao FIESA – Festival Internacional de Esculturas na Areia .




Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das crianças se divertirem. Esta brincadeira torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto de construções na areia.






A ideia nasceu em Portugal em 2003, sendo o seu criador e director artístico o escultor turco Alper Alagoz, que fundou a empresa Prosandart.

Trabalha esta arte em areia desde 1993 e participou em numerosos festivais e concursos de escultura em areia por todo o mundo.

O evento que se realiza num recinto entre Armação de Pêra e Algoz, no conselho de Silves, é o único do género na Península Ibérica.

É considerado o maior festival de escultura em areia do mundo, pelo tamanho das suas esculturas, que chegam a atingir os doze metros de altura, e pela área por elas ocupada.






Anualmente, escultores de todas as partes do mundo reúnem-se para criar fantásticas esculturas em areia.






São utilizadas cerca de trinta e cinco mil toneladas de areia, numa área de quinze mil metros quadrados.






Todos os anos há um tema diferente, este ano o evento tem como temática: «Ídolos».






Uma homenagem a várias personagens conhecidas e admiradas na sociedade. Esculpidos em areia encontram-se ícones do desporto, do cinema, da música, da moda, da política e da religião.






Numa abordagem histórica e geográfica, a exposição inclui desde deuses e crenças da Antiguidade aos Beatles, a Michael Jackson, Steve Jobs, Marlyin Monroe ou ao Eusébio, entre muitos outros ídolos e pessoas idolatradas pelas multidões ao longo dos tempos.





Pode ser visitado de dia ou de noite, quando as esculturas são iluminadas por jogos de luzes.





Tem agradáveis espaços de lazer.





O FIESA abriu ao público no dia 25 de Maio, estando a “cidade de areia” exposta aos visitantes até 25 de Outubro.





ESCULTORES presentes no FIESA 2012 :
Aarón Jiménez (Spain) Alper Alagoz (Turkey) Andrey Kokorin (Russia) Banzi Nazliah (Israel) Dmitri Baklamenko (Russia) Eda Kaytan (Turkey) Estrela Gamboa (Spain) Eva Mcgrew (United States) Fanny Vieira (Portugal) Fergus Mulvany (Ireland) Firat Uysal (Turkey) Gisele Prata Real (Brazil) Guy Deveau (Canada) Harald Eichhorn (Czech Republic) Ivan Zverev (Russia) Jair Damasceno (Brazil)




Jakup Zimacek (Czech Republic) Jan Zelinka (Czech Republic) Jean Winter () João Brazão (Portugal) Jorge Marques (Belgium) Jorge Mateus Joris Kivits (Netherlands) Kirk Rademaker (United States) Lurdes Santos (Portugal) Marek Elsner (Alemanha) Michel Kok (Netherlands) Montserrat Marín (Spain) Morgan Rudluff (United States) Natalia Chistyakova (Russia) Nikolay Kokorin (Russia) Nikolay Torkhov (Russia) Olga Usacheva (Russia)




Paulo Quaresma (Portugal) Radovan Zivny (Czech Republic) Rodrigo Ferreira (Portugal) Sergey Knysh (Russia) Sérgio Pinto (Brazil) Sergi RamírezSpain) Tor Tveter (Noroega) Udo Ulrich (Germany) Ulrich Baentsch (Germany) Yosef Bakir (Germany) Vavaev Matvey (Russia) Zeca Pena (Angola)





Arte e encanto esperam os visitantes na maior exposição de esculturas de areia do Mundo - FIESA 2012 .




Para mais informações pode consultar o site oficial : FIESA 2012 




"Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real." (George Santayana)


domingo, 26 de agosto de 2012

Férias na Praia da Rocha




Meus amigos este ano tem sido bem difícil para mim em muitos aspectos e as minhas reservas físicas e psicologicas estavam mesmo no limite, uma pausa para recarregar energias era mesmo imprescindível.




A semana passada eu e o Pedo rumamos novamente até à Praia da Rocha, desta vez sózinhos, pois este ano o meu marido estava a trabalhar nos EUA.





Foi uma semana tranquila, que deu para começar a ganhar um novo alento.





A temperatura esteve ótima e no inicio da semana havia umas ondas bem grandes, o que foi a delicia do Pedro. Como não sei nadar não posso acompanhá-lo mas fico sempre de vigia. No fim da semana as ondas tornaram-se mais minhas amigas e ficaram bem mais pequenas.




Em dias alternados ficávamos na praia até o sol se pô do sol...





No final da tarde os barcos começam a regressar à marina...




Tudo fica mais tranquilo, é assim que eu gosto….




e as gaivotas vêm para passar a noite no areal.




À hora do almoço as ruas estão mais tranquilas e é quando aproveito para ir comprar o que necessito.





Um dos nossos jantares foi no restaurante chinês “ Shanghai Gourmet”, fica na avenida Tomás Cabreira. É muito agradável e comemos muito bem e em conta.





Para aliviar o calor também fomos comer um gelado.




A rua calma durante o dia torna-se à noite demasiado movimentada para o meu gosto (já estou a ficar “velhota”) mas o Pedro gosta de passear, e por isso depois do jantar íamos dar a nossa voltinha pela avenida.






No Sábado chegou o António e foi uma alegria. Há noite lá fomos nós beber uma bebedinha num dos barzinhos da avenida, desta vez foi no “Tiki Bar”






Está a começar uma nova semana, tenho de tentar aliviar ao máximo o meu stress e cansaço, pois em setembro tudo vai começar novamente em força e sempre com o mesmo ritmo super acelerado.




Desculpem de não conseguir visitar todos vocês, mas só à noite consigo dar um saltinho à net. Até regressar deixo um beijinho para todos e desejo que tenham uma Excelente SEMANA tranquila e serena como este pôr do sol.




"Nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance." (Goethe)