quarta-feira, 27 de março de 2013

Festival de Cebolas de Berna


A arte pode estar presente em tudo, basta apenas imaginação.




Todos os anos na 4ª segunda-feira do mês de novembro, comemora-se a festa da cebola em Berna a capital da Suíça.





O "Zibelemärit" (Mercado Cebola) é um festival popular, uma tradição que se diz ter origem no século XV.






O centro de Berna, modifica-se com centenas de barracas alinhadas oferecendo quase exclusivamente cebolas. As ruas ficam apinhadas de pessoas, a alegria é uma constante, as crianças com martelinhos de plástico vão tocando na cabeça de todos os que passam por perto, fazendo também uma “guerra” com papelinhos coloridos.





Os agricultores da zona envolvente trazem mais de 50 toneladas de cebolas, artisticamente tecidas em tranças ou coroas, bem como, outras frutas legumes e nozes.








Bancas coloridas oferecem potes de cerâmica, guloseimas e artigos tradicionais, mas a constante são as tranças de cebolas, coroas de cebolas, bonecas de cebolas, tortas de cebolas, enfim é notável a imaginação dos horticultores participantes.





A origem desta festa tem diferentes versões. Mas segundo uma antiga lenda em 1405, um incêndio terá destruido quase dois terços da cidade de Berna, tendo os habitantes da cidade vizinha, Friburgo, oferecido a sua ajuda. Como agradecimento, as autoridades de Berna abriram gratuitamente o mercado da cidade aos agricultores de Friburgo, uma vez por ano. Como os agricultores vendiam quase exclusivamente cebolas, passou-se a chamar a essa feira de “Feira da Cebola” ou Zibelimärit.






Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.swissinfo.ch/; email com Fotos de Ana Belén Sánchez; http://switzerland.isyours.com/; http://www.bern.com/en/; outros net




A Arte em cebola, um Festival onde ela é a rainha da festa.

8 comentários:

  1. Boa tarde amiga Maria
    Vim lhe desejar Uma Linda, e Santa Pascoa para você e sua querida família!
    Com carinho Maria Alice
    http://mariaalicecerqueira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Andava a fazer pesquisas pela internet e quando dei por mim estava neste blog. Ainda bem, caso contrário não tinha visto este post, que me deu a conhecer algo novo e interessante! Fiquei encantada com as fotos das cebolas, muito engraçadas.

    ResponderEliminar

  3. Olá Maria,

    Quanta criatividade! Que coisa mais linda! Incrível esta arte com cebolas.
    Adorei a postagem, pois conheci algo novo e muito interessante.

    Feliz e abençoada Páscoa para você e família.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Incrível!
    Desejo uma Páscoa muito feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria. Amei tamanha criatividade! Belissima. Obrigada por nos proporcionar esses momentos mágicos e encantadores sempre. Bjos e feliz Páscoa! Muitas bençãos a todos.

    ResponderEliminar
  6. Bjos delBelgica, nice blog, feliz Pascoa

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.