01/03/2013

Tirol - Uma região encantadora


Hoje vamos Divagar até às belissimas paisagens do Tirol.
 



O Tyrol com as suas Imponentes montanhas e tranquilos lagos, é uma província federal austríaca com 12.648 km2, dominado pelos Alpes que predominam em todo o seu território sendo atravessado pelo Rio Inn. A província faz fronteira com a Alemanha a norte e com a Itália e Suiça a sul.


Foto: www.tyrol.tl


É uma região histórica da parte ocidental da Europa Central, que inclui na Áustria o estado do Tirol e na Itália a Região Autónoma do Trentino-Alto Ádige (Trentino-Südtirol), formada pela província autónoma de Bolzano (Südtirol / Sudtirolo) e província autónoma de Trento (Trentino / Welschtirol).


Foto: email recebido


Situa-se na área da antiga Récia, habitada pelos récios, romanizada a partir do século I a.C.. Mas a história do Tirol tem início nos séculos centrais da Idade Média, com o Principado Episcopal de Trento, cuja extensão original compreendia, além do atual Trentino, também grande parte do atual Tirol Meridional, e foi durante a Idade Média e Moderna um estado autônomo dentro do Sacro Império Romano-Germânico.

Foto: www.tyrol.tl


A sua capital, a cidade de Innsbruck é uma cidade no oeste da Áustria atravessada pelo Rio Inn, de onde tem o seu nome. A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã Brücke, que significa "ponte", o que leva a cidade a chamar-se "Ponte do Rio Inn". Localizada no vale do Inn, a cidade está no meio de altas montanhas, como o Nordkette (Hafelekar, 2.334 m) ao norte, o Patscherkofel (2.246 m) e o Nockspitze (2.403 m) ao sul.


Foto:www.planetcarter.com


No século XV, o Imperador Maximiliano I tornou a cidade o centro da sua administração e nessa altura construiu o Goldene Dachl (Telhado Dourado), uma jóia renascentista que é hoje o ex-libris de Innsbruck. A Imperatriz Maria Theresia construiu o Arco do Triunfo e expandiu o Palácio Hofburg. Outros monumentos de interesse são a Catedral barroca e a Torre da câmara municipal que oferece uma excelente panorâmica da cidade e das montanhas. Caminhando um pouco desde o centro, chega-se ao Rio Inn de onde se pode subir de teleférico para o Alpenzoo, um zoológico dedicado às espécies alpinas.


Foto: inzumi.com


Localizado no sudoeste da cidade de Innsbruck fica o Castelo de Ambras, uma jóia do século XVI. Este Castelo é uma filial do Museu de Arte de Viena e um dos principais pontos turísticos da cidade de Innsbruck, intimamente ligado à personalidade do arquiduque Ferdinando II. (1529 - 1595).


Foto: www.tyrol.tl


Na região do Lechtal,  o coração dos Alpes Tiroleses, fica uma das suas pequenas mas lindas cidades Holzgau. Ao seu redor abundam as montanhas. No seu interior o visitante é deslumbrado pelas casas típicas tirolesas com pinturas nas fachadas.


Foto: hif.gmxhome.de_Foto harald klusmann - muenchen ©


Localizado no distrito de Innsbruck-Land no Norte do Tirol, a cerca de 13 km a leste de Innsbruck fica Wattens. Esta cidade é bastante conhecida por ser a sede da empresa de cristais Swarovski, fundada por Daniel Swarovski. Belissima é a Fonte de Slonecker à entrada da empresa Swarovski Kristallwelten.

Fonte Swarovski Kristallwelten Wattens
Foto: WIKIPEDIA_gegengoliath


No estado austríaco do Tirol, a língua oficial é o alemão. No sul (Tirol Meridional) (Província autónoma de Bolzano), são idiomas oficiais, o alemão e o italiano. Àqueles se soma o ladino em algumas vales orientais (Val Badia, Val di Fassa e Val Gardena). No Trentino, existem duas minorias alemãs, em Val dei Mòcheni/Fersental e Luserna/Lusern. Todos os oficios públicos são bilíngues, cada cidadão tem o direito de utilizar a própria língua materna com a administração pública, também nos tribunais. As escolas são separadas em escolas alemãs, italianas e ladinas.


Foto: WIKIPEDIA


O Tirol é rico em história cultural, reflectindo-se em vários museus existentes na região. A cultura também é uma parte da vida quotidiana, em que costumes, tradições e valores sociais são mantidos vivos e transmitido às gerações futuras.


Foto: www.suedtirolerland.it


A arte contemporânea, desempenha um papel importante no Tirol, como as muitas exposições em galerias de arte da região mostram. São também de salientar vários Festivais de reconhecimento internacional, como Innsbruck's Summer Dance Festival, o Festival of Early Music, Klangspuren em Schwaz, Tiroler Festspiele Erl e "Music in the Giant" at Swarovski Crystal Worlds em Wattens. Ao mesmo tempo, a cultura popular tirolesa é cada vez mais vibrante.


Foto: www.tyrol.tl


Com a sua localização geográfica, topografia e variedade de zonas de altitude, o Tirol goza uma marcante diversidade em termos de espécies e habitats.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: wikipedia


Os verdejantes e ricos vales refletem uma história de cultivo e pastoreio durante séculos. As pessoas que aí viveram e vivem moldaram o ambiente natural dos vales sempre em harmonia com a natureza.


Foto: www.tyrol.tl


Durante séculos, a agricultura marcou a sociedade e a paisagem cultural, no Tirol. Embora a agricultura já corresponda apenas a seis por cento da população ativa, ainda é um fator decisivo na região. O Tirol tem cerca de 16.900 fazendas e empresas florestais.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: wikipedia


As fazendas tirolesas têm um significado que vai bem para além do seu papel na produção de alimentos,  participando em vários setores da economia, como o turismo e os negócios, contribuindo também para a protecção da natureza, a prevenção de riscos naturais, e a preservação de espécies raras de flora e fauna. Entre outras coisas, os agricultores da região de montanha criaram uma paisagem cultural única, que atrai um grande número de turistas para o Tirol.


Foto: www.tyrol.tl

Foto: email recebido


Animais, como o gado Pinzgau foram especificamente criados para uma altitude de 1.800 metros, afim que pudessem suportar o clima das regiões altas Alpinas e das regiões superiores da Hohe Tauern. O ar fresco, a água e a dieta herbácea do gado, tem a fama de ter um efeito positivo sobre o sabor do seu leite. Todos os anos em setembro para celebrar as vacas regressarem das pastagens de verão, dá-se o festival Grand Wildschönau Almabtrieb, um evento espectacular, onde centenas de vacas são conduzidas através do vale da aldeia Auffach. Os seus chifres são alegremente decorados com guirlandas.
 

Foto: www.tyrol.tl


No Tirol, há um grande número de rios e correntes, que encantam o olhar e representando alguns deles o eldorado para quem gosta de desportos aquáticos selvagens, permitindo a prática de canoagem e rafting.


Foto: wikipedia

Foto: achensee.in


A bela paisagem do Tirol também encanta pelos vários lagos que apresenta: Achensee - Egelsee - Hechtsee - Heiterwanger See - Hintersteiner See - Längsee - Maistaller Lacke - Pfrillsee - Pillersee - Plansee - Schwarzsee - Stimmersee - Thiersee.


Foto: Wikipedia


O seu maior lago é o Lago Achensee, também chamado de "Fjord dos Alpes", que está localizado em Jenbach. De verde-esmeralda ao azul ultramarino, as cores do 133 m de profundidade do lago Achensee em Jenbach fascinam os seus visitantes. Devido à sua extraordinária qualidade da água o leque de visão subaquática vai até 10 metros. O lago de 9,4 km de comprimento e 1 km de largura, cobre uma área de 6,8 km. A temperatura da água do lago é bastante baixa quase não chegando a 20 graus, só na margem sul os lagos atinge cerca de 22 graus, o que torna esta área muito popular com as famílias. Os maiores lagos, como o Lago Achensee ou o Lago Plansee oferecem várias atividades, como vela e windsurf .


Foto: achensee.info


É surpreendente a beleza da natureza, dos verdes vales, das íngremes montanhas, bem como dos enormes glaciares que esperam os visitantes nos parques naturais do Tirol.


Foto: email recebido


As perólas naturais do Tirol são as suas 81 áreas protegidas, que ocupam mais de um quarto do Tirol. Elas são um lar extraordinário de flora e fauna e um oásis natural de lazer para as pessoas. A mais famosa das áreas protegidas é  Parque Nacional Hohe Tauern , que abrange cerca de 1800 km2 no, Tirol Caríntia e Salzburgo.  Este parque foi fundado em 1981 e é o maior parque nacional da Europa Central. No centro do parque nacional, existem algumas das mais altas montanhas da Áustria, por exemplo, o Grossglockner (3.798 m de altitude), bem como a montanha Grossvenediger (3.662 m de altitude). Áreas externas são caracterizadas principalmente por pastagens alpinas e prados que são ricos em espécies, algumas das quais estão em perigo de extinção.


Foto: wikipedia_Andrew Bossi


Existem cinco glaciares no Tirol, o Kaunertal, Pitztal, Sölden, Stubai e Hintertux que oferecessem uma vista panorâmica de tirar o fôlego e diversão de ski durante todo o ano. Pitztal localizado a 3.440 m de altitude, é considerada uma das mais belas áreas glaciais em todo o mundo. É uma área muito popular para a prática de alpinismo e de ski.
 


Foto: tyrol.tl

Foto: pitztal.com


Incorporados num cenário surpreendente, há desfiladeiros profundos, cavernas e cascatas. Stuiben waterfal localizada em Umhausen no vale Oetztal, é a maior cascata no Tirol. A história desta queda de água remonta a cerca de 8.000 anos, quando uma avalanche enorme de rochas mudou o curso natural do rio e fez emergir a 159 m de altura a cascata Stuiben.


Foto: panoramio_gf


Numerosos castelos e mansões antigas estão espalhados por todo o Tirol, podendo alguns deles ser visitados. Paredes históricas, corredores, galerias com fotografias e capelas levam o visitante de volta aos tempos antigos.

Divagando por alguns dos seus lindos castelos:

Castel Coira
Localizado na entrada do Mazia Val em Sluderno, o castelo de coira é composto de elementos arquitectónicos romanos e góticos, tendo a sua construção começado por volta de 1260. É um dos mais bem preservados castelos do sul do Tirol nasce no ensolarado Val Venosta vale que é chamado de Castel Coira.

Foto: wikipedia_Snowdog


Kufstein Fortress
A fortaleza de Kufstein é uma das construções mais impressionantes medieval no Tirol e está localizada numa colina acima da cidade de Kufstein. Esta fortaleza é mencionada pela primeira vez em 1205 a partir de um documento, onde é chamado Castrum Caofstein. Na época, ela era uma posse do bispo de Regensburg. Em 1415, foi reforçado por Luís VII, duque da Baviera. Actualmente a fortaleza abriga o Museu da Cidade de Kufstein, sendo também utilizada para concertos e reuniões.
 

Foto:wikipedia_Simon Koopmann


Tratzberg Castle
Este castelo compreende uma superfície de 6800 metros quadrados e está localizado entre Jenbach e Schwaz. Foi mencionado pela primeira vez no século 13, e é um dos castelos mais bonitos da região alpina, que remonta ao período entre gótico e renascentista. Impressionante é acima de tudo o pátio quadrado com pinturas renascentistas.


Foto: ww.schloss-tratzberg.at

Foto: ww.schloss-tratzberg.at


Castel Presule
Está localizado numa posição dominante e numa paisagem encantadora, perto de Fiè allo Sciliar. O castelo medieval foi mencionado pela primeira vez num documento que remonta ao ano de 1279 como "Castrum Presile". Foi provávelmente em 1500, que Leonardo da Völs transformou o antigo castelo num edifício majestoso para sua própria residência. O castelo é hoje utilizado para celebração de casamentos e festas, exposições, concertos e eventos literários.


Foto: www.familienhotels.com


Reifenstein Castel ou Castel Tasso (em italiano)
Este castelo fica Freienfeld, perto Sterzing, no Suk do Tirol. Está localizado perto de um pântano seco, no vale do Eisack. O castelo é mencionado pela primeira vez no século 12, e foi modificada no século 14, sendo propriedade dos condes Thurn und Taxis.


Foto: Wikipedia_Mike Fabian


O turismo está indissociavelmente ligado ao Tirol. Ele desempenhou um papel chave no desenvolvimento pós-guerra, das áreas periféricas e é um dos pilares da economia tirolesa hoje. Com o seu cenário espectacular da montanha e pontos turísticos, o Tirol atrai visitantes do país e do exterior.


Foto: Wikipedia


São muitas as ofertas que os visitantes têm ao seu dispor, desde escalada,  canoagem ou alpinismo, para os mais aventureiros, oferecendo também a região uma enorme rede de caminhos, que poderão fazer à pé ou de bicicleta.


Foto: email recebido


O Tirol é uma excelente opção para férias em qualquer estação do ano, pois é sempre um local extraordinário pela sua beleza natural e cultura.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tyrol.tl/en/tyrols-holiday-areas/oberinntal/landeck.html; http://www.tirol.gv.at/en/; http://www.touchingnature.co.uk/austria-east-tyrol-information.htm; http://www.planetcarter.com/Innsbruck/Innsbruck.html ; http://achensee.info/en/best-of-achensee/railway-boat ; http://www.hafling-meran2000.eu/en/experience/attractions/castles/tyrol-castle-and-refuge-for-avifauna.html; http://www.schloss-tratzberg.at/; http://www.suedtirolerland.it/en/; http://www.familienhotels.com/it/crea-la-tua-vacanza/castel-presule/46-216.html; www.wildschoenau.com/en; http://inzumi.com/de/; email recebido; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Foto: email recebido


Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.

9 comentários:

  1. Que maravilha de lugar! Cores, verdes, tudo lindo. Me encantei com os bois enfeitados!! beijos,chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria! saudades!! Desculpe por estar ausente por tanto tempo. Hoje estou feliz por aqui estar! Há tempos que estou com problemas de conexção e sinal. Estou tentando resolver, correndo atrás das operadoras e nada! Saiba que mesmo não conseguindo abrir todas as imagens, conseguir ler e ver um pouco da beleza desse lugar magnifíco, que vc nos proporciona. Muito obrigada amiga pelo carinho e o post! Desejo um feliz fim de semana e estarei aqui sempre que possivel. Deixo um bjo carinhoso! Adorei!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria, adorei esta tua visita turística e informativa sobre o Tirol. Não sabia que os cristais Swarovski, tinham origem nesta região, por exemplo.
    Beijinhos grandes e boa semana. :)

    ResponderEliminar
  4. Coisa mais linda esse lugar,Maria!Imagens de tirar o fôlego!Parabéns por seu bom gôsto e obrigada por nos trazer tantas imagens bonitas!bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga você que está sempre presente em meu cantinho, eu venho lhe agradecer de todo o coração, o carinho de sua presença. Que Deus a abençoe e guarde, hoje e sempre. Assim que poder voltarei. Tenha uma linda semana coberta de muita paz e amor! Com carinho Maria Alice. Obrigadoooooooooooo!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Amiga Maria.
    90% do tempo que passo na net é a ver fotografias, adorava ter sido fotógrafa porque acho uma profissão fascinante.
    Tanta coisa que desconhecia sobre a província de Tirol, um encanto, tudo maravilhoso e bem cuidado. Um encanto.
    Obrigada por nos proporcionares estas viagens.

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Amiga Maria:
    90% do tempo que passo na net é a ver fotografias, ser fotografo é um profissão fascinaste.
    Tanta coisa que desconhecia sobra a província de Tirol.
    Tudo maravilhoso e bem cuidado, um encanto!
    Obrigada por nos proporcionares estas viagens maravilhosas.

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Maria, seu blog é um misto de cultura e paraíso! Por isso é que sempre viajo com você.
    Dá vontade de morar num lugar desses...rsr
    Beijos, amiga!

    ResponderEliminar
  9. Olá, Maria. Bom dia! Estou aqui mais uma vez, viajando com vc. Emocionada e encantada com tanta beleza. È maravilhoso saber que além mar, existe esse paraiso distante e tão perto pelas lentes de pessoas tão especiaes que nos presenteiam. Já passei por aqui, más quase não consegui abrir todas as imagens, hoje deu pra ver todas. Olha! não estou conseguindo deixar comentário no outro blog. Só vejo imagens e não consigo ler! Deixo um grande abraço pra vc e feliz dia internacional da mulher. Vc é muito especial! Meu carinho e admiração sempre. Parabéns a sua linda filha! Felicidades. Bjos!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...