04/04/2013

Alberobello - A cidade dos Trullis


Foto: fineartamerica.com


Alberobello é uma pequena e bela cidade Italiana, situada na região da Puglia na província de Bari.


Foto: Flickr_Verity Cridland


É conhecida pelas suas caracteristicas casas de pedra, os trulli, construções com telhado cônico. Faz parte do Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1996.


Foto: www.pippins.me.uk

Foto: www.italysouthtours.com


Surgiu na segunda metade do XVI quando alguns agricultores foram autorizados pela família feudal dos Acquaviva, o Conde de Conversano, a construir as próprias casas. Foi utilizada uma técnica de construção pré-histórica, trazida pelos povos vindos do Oriente Médio, com um esquema de planta circular e sem utilização de cimento.


Foto: Panoramio_Eva L


Em 27 de Maio de 1797 o rei de Napóles, Ferdinand IV declarou Alberobello cidade real.


Foto: Wikipedia


A habitações são feitas de pedras sobrepostas. As paredes dos trullis são caiadas em intervalos regulares, o que dá o efeito de arredondamento dos contornos das pedras, formando uma superfície brilhante homogénea. 


Foto: Wikipedia

Foto: wikipedia


Os telhados não são pintados e têm muitas vezes símbolos mitológicos ou religiosos em cinza branca.


Foto: www.initalytoday.com

Foto: TreakEarth_Andreja ND


O interior dos Trullis é geralmente sem divisórias, sendo unidos uns aos outros caso fosse necessário torná-los mais amplos. Normalmente possuem apenas uma porta e uma pequena janela como aberturas. Dessa forma as pequenas habitações possuem um excelente isolamento térmico, tanto no inverno quanto no verão.


Foto:


Os interiores são equipados com acessórios de madeira. Lareiras, fornos e nichos estão embutidos na espessura das paredes.

Foto: www.comune.alberobello.ba.it


Em alguns dos trulli maiores, existe um segundo andar formado a partir de um piso de madeira.


Foto:


A parte mais antiga de Alberobello divide-se nos bairros Monti e Aja Piccola. O bairro Monti, que cobre 6 ha numa colina, contém 1.030 Trulli. As suas ruas são inclinadas, e convergem na base do monte. O Aja trimestre Piccola, com 590 Trulli, é menos homogênea do que Monti. As ruas convergem para um pátio comum, onde nos tempos feudais, os camponeses eram obrigados a debulhar trigo. 


Foto: www.italy-trip.org

Foto: www.italy-trip.org


Em Monti fica a igreja de Santo Antonio, edificada entre 1926 e 1927. Tem o formato de um trullo e uma cúpula de 21metros. 


Foto: Wikipedia_Racchets


O trullo mais alto, o Trullo Sovrano, foi construído por volta de 1700 pela família Perta, tendo sido declarado Monumento Nacional em 1930. Atualmente é utilizado como museu, lugar de encontros culturais ou/e eventos musicais. 


Foto: Wikipedia_IstvA1nka


Perto do Trullo Sovrano situa-se a basílica de São Cosme e Damião, a padroeira da cidade. Foi construída pelo arquiteto Antonio Curry no século XVIII.


Foto: www.mybestapulia.com


Alberobello é atualmente a única cidade onde ainda há um bairro inteiro de Trullis, destacando-se como a capital cultural do trulli.


Foto: www.visual-italy.it


Site Oficial: http://www.comune.alberobello.ba.it/


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.comune.alberobello.ba.it/; http://www.initalytoday.com/; http://viajarfazbem.wordpress.com/; http://www.alberobellobb.com/; http://famouswonders.com/alberobello/; http://www.visual-italy.it/EN/puglia/alberobello-oak-trulli-trullo-sovrano-world-heritage-site/; http://www.casadipia.it/alberobello.htm; http://www.italy-trip.org/alberobello.html; http://www.italysouthtours.com/main/index.php/14-main/119-sites; http://www.understandingitaly.com/puglia-content/alberobello.html; http://beachcomberpete.com/alberobello_italy/; www.pippins.me.uk; fineartamerica.com; Flickr; Verity Cridland; outros net



4 comentários:

  1. Já conhecia por Mail....mas me agradaram e completaram,
    os esclarecimentos...
    BFS
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Nossa,que lugar mágico!Simplesmente divino e eu adorei conhecer!bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Incrível as construções exóticas que existem nesse mundo !
    Felizmente, muitas foram mantidas, pois o "progresso" não chegou até elas.

    Encantou-me muito as flores por todos os lados !
    Beijo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...