domingo, 6 de julho de 2014

VIAGEM A ITÁLIA - SIENA



Da minha viagem em abril por Itália já mostrei MILÃO, VERONA, PÁDUA, VENEZA e FLORENÇA a nossa paragem seguinte foi SIENA. Cidade também da região da Toscana, é universalmente conhecida pelo seu património artístico, estando também o seu centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.





Entrando em Siena ...






Siena está dividida em várias contradas (bairros) e os moradores têm muito orgulho na sua contrada, apresentando o símbolo ou bandeira que representa o seu bairro, nas suas janelas ou portas. Cada bairro tem uma igreja e jurisdição próprias e são elas as protagonistas da festa mais popular da cidade, o Palio. Logo ao entrar deparámos com a pequena mas linda Igreja a Chiesa della Chiocciola (Casa del Cavallo).






Nesta contrada, a Contrada della Chiocciola, o brasão é um caracol, e aqui está ele ...




Percorrendo as suas ruas e descobrindo os seus encantos.








Igreja de San Raimondo.



 Igreja de San Giorgio




Basílica di San Domenico. A sua construção foi iniciada em 1226-1265, mas foi ampliada no século 14 com a aparência gótica que tem agora. A igreja contém várias relíquias de Santa Catarina de Siena, cuja casa da família fica nas proximidades.




A catedral de Santa Maria Assunta, o Duomo de Siena, foi iniciada em meados do século XII. Em mármore branco, preto e rosa, a sua fachada principal foi obra de Giovani Pisano e ficou terminada em 1380.






Na Piazza del Duomo mesmo em frente à catedral, encontra-se o Museo Santa Maria della Scala, um grande edifício que foi no passado um hospital. 




Estátua da loba capitolina com Rômulo e Rêmulo em frente ao Palazzo Arcivescovile.




Nave lateral da igreja que ficou inacabada ...ficaram as " janelas para o céu "




As escadas que levam da Piazza del Duomo para a Piazza San Giovanni e ao Batistério.


 



A Loggia della Mercanzia, local onde trabalhavam os mercadores e negociantes de Siena. Foi construída entre os anos 1417 e 1428 e é um importante símbolo para a cidade. Actualmente é uma galeria de arte.





Entrando na Piazza del Campo, a praça principal de Siena. Em forma de meia-lua, é onde se encontra o Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura). No pátio do palácio fica a entrada da Torre del Mangia, que com 102 metros é a segunda torre mais alta da Itália. Está rodeada por bares, lojinhas e restaurantes. 








Nesta praça também está a alta Torre del Mangia. Na Piazza del Campo realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena. O Palio é feito duas vezes por ano, a 2 de Julho e 16 de Agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados por contradas.






Depois de beber um delicioso capuchino estava na hora de terminar a nossa visita a Siena.




Saímos da cidade e no caminho para Umbria parámos para almoçar numa casa familiar perdida no campo, foi espectacular ...








Após o almoço continuámos a nossa viagem, desta vez em direção a ASSIS.


1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.