quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Castelo de Pelles



O Castelo Peles localiza-se nas montanhas dos Cárpatos, perto de Sinaia, Prahova County na Roménia.


Foto: www.panoramio.com_Alex Trandafir

Foto: www.fanpop.com

Foto: wikipedia_CristianChirita


É um castelo neo-renascentista, construído entre 1873 e 1914. A sua inauguração foi realizada em 1883.


Foto: wikipedia_Cristian Bortes

Foto: www.fanpop.com

Foto: ikipedia_Lumendelumine


Por forma e função, Peles é um palácio, o seu estilo arquitetonico é uma mistura romântica inspirada neo-renascentista e gótico do renascimento semelhante ao Schloss Neuschwanstein, na Baviera. Estão também presentes as influências Saxon podem ser observadas nas fachadas do pátio interior.


Foto: ikipedia_Cristian+Bortes

Foto: wikipedia_Camil72

Foto: wikipedia_Cristian Bortes


A decoração dos interiores foi mais influênciada pelo barroco, com madeiras pesadas esculpidas e tecidos requintados. 


Foto: wikipedia_CristianChirita

Foto: wikipedia_CristianChirita


O castelo tem 3.200 metros quadrados com mais de 170 quartos, muitos com temas dedicados a várias culturas do mundo. todos os quartos estão luxuosamente decorados. Existem 30 casas de banho. O estabelecimento abriga uma das melhores coleções de arte na Europa Central e Oriental, consistindo de estátuas, pinturas, móveis, armas e armaduras, ouro, prata, vitrais, marfim, porcelana, tapeçarias e tapetes. 


Foto: wikipedia_CristianChirita


Castelo de Peles abriga uma colecção de pintura de Quase 2.000 peças. A coleção de armas e armaduras tem mais de 4.000 quartos, divididos entre as partes ocidentais de guerra ou de caça e quartos cerimoniais, espalhando ao longo de séculos de história do Oriente e forno. Muitos tapetes orientais provenientes de Bukhara, Mosul, Isparta, Saruḳ e Smirna. A porcelana é de Sèvres e Meissen; o couro é de Córdoba. Talvez os itens mais aclamados são os vitrais pintados à mão. 


Foto: wikipedia_Myrabella


A gigantesca estátua do rei Carlos I por Raffaello Romanelli tem vista para a entrada principal. Muitas outras estátuas estão presentes no terraço dos jardins, principalmente de mármore de Carrara executradas pelo escultor italiano Romanelli.


Foto: www.trekearth.com_Copyright_Filip Atanasiu


Os grandes quartos mais notáveis são:

Holul de Onoare (The Honor Hall) foi terminado somente em 1911 sob a orientação de Karel Liman. As paredes estão revestidas de madeira esculpida. Baixos-relevos, esculturas de alabastro, vitrais e retrátil completam a decoração.

Apartamentul Imperial (The Imperial Suite) é uma homenagem ao imperador austríaco Franz Joseph I. O decorador Auguste Bembe preferiu o estilo sumptuoso do barroco austríaco. 


Foto: www.skyscrapercity.com_Herald Puzz


Sala Mare De Arme (The Grand Armory or The Arsenal) é onde 1.600 das 4.000 peças de armas e armaduras residem. Uma das melhores colecções da Europa, de objectos de caça e de guerra de entre os séculos 14 e 19. O rei acrescentou peças utilizadas na sua vitória contra os turcos otomanos. Famosos são a completa armadura Maximilian para cavalo e cavaleiro e uma espada de decapitação do século 15. Também em exposição estão uma grande variedade de armas de haste (espadas, alabardas lanças, lanças de caça), armas de fogo (mosquetes, bacamartes, snaphaunces, flintlocks, pistolas), machados, bestas e espadas (espadas, sabres, Broadswords, e muitos outros) .

Sala Mica De Arme (The Small Armory) aqui estão expostas predominantemente peças de armamento orientais (principalmente Indo-Persa, Otomano e árabe). Muitas destas peças de armadura são feitos de ouro e prata e incrustados com pedras preciosas. Incluem-se a armadura de cota de malha, capacetes, cimitarras, yataghans, punhais, mosquetes, lanças, pistolas, escudos, machados e lanças.


Foto: wikipedia_Cristian Chirita


Sala De Teatru (The Playhouse) é decorado em estilo Luís XIV, com sessenta lugares e um camarote real. Decoração arquitetónica e pinturas murais são assinados por Gustav Klimt e Franz Matsch.

Sala Florentina (The Florentine Room), tem elementos do Renascimento italiano, sendo a maioria de Florença. O mais impressionante são as portas de bronze sólido executado em Roma; oficinas de Luigi Magni, e a lareira de mármore executada por Paunazio com motivos de Michelangelo.

Salonul Maur (O Salão Mourisco) foi executado sob a orientação de Carlos Lecompte de Nouy, e destina-se a incorporar elementos do Norte de África e estilo hispano-mourisco. Mobiliário com madre-pérola incrustada, tapetes persas, armas e armaduras orientais são talvez os elementos mais expressivos. O salão tem no seu interior uma fonte de mármore.

Salonul Turcesc (The Turkish Parlor) uma sala cheia de tapetes turcos e cobres da Anatólia e Pérsia. Foi usada como sala de fumo para os cavalheiros. As paredes estão cobertas de tecidos feitos à mão, como brocados de seda das lojas Siegert de Viena.


Foto: danperry.livejournal.com


Nos jardins encontram-se fontes, escadas, leões que guardam os caminhos de mármore e muitas outras belissimas peças decorativas.

Foto: wikipedia_Deerstop

Foto: www.fanpop.com

Foto: www.trekearth.com_Copyright_Pleampa

Foto: www.fanpop.com


O castelo encontra-se encerrado todos os anos em novembro, para serviço de reparações e limpeza.


Fontes e Fotos: Wikipedia;http://danperry.livejournal.com; www.panoramio.com_Alex+Trandafir; www.fanpop.com; www.trekearth.com_Copyright_Pleampa; danperry.livejournal.com; www.skyscrapercity.com_Herald Puzz; www.trekearth.com_Copyright_Filip+Atanasiu; hybridtechcar.com; outros net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: hybridtechcar.com


Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.



5 comentários:

  1. Local maravilhoso.....Belo Castelo...
    bfs
    Bom Natal
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Hello Maria,
    What a wonderful shots!! Fantastic how you've photograph this amazing castle. Nice with the snow.

    Kind regards,
    Marco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Marco, thanks for your visit, the photographs in this post are not mine, they have under the name of the poster. When we can’t personally see all these incredible places that exist in the wordl, we can always travel virtually watching pictures. My sincere THANK YOU to all the photographers.
      Kind regards,
      Maria

      Eliminar
  3. MARIA

    Tem toda a razão:
    Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto.
    Também para mim, a net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam.

    Desta vez fui dar um passeio "cá dentro":

    Serenidade...
    Tantas vezes a desejamos, mas nada se faz para obter
    eu fui à procura e consegui.

    Depois de 6 dias por aí em busca de Paz...
    e de lugares novos para conhecer

    já fiz 2 posts em blogues diferentes;

    no blog "Momentos Perfeitos"
    mostro o 1º lugar onde fiquei:
    "Cepo Verde"
    http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/

    No meu outro blog fiz a minha crónica de Natal
    (quem me conhece sabe que detesto a hipocrisia desta época)
    ...
    sei que o texto é um pouco longo,
    mas aproveitei para relatar uma boa acção
    que alguém desconhecido fez e isso é que é de valor,
    não as pessoas serem solidárias porque estamos no Natal

    Desculpa, mas é assim que eu penso.

    Vale a pena ler o texto até ao fim,
    parece maior porque a letra também é grande. Aqui está:

    http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

    Espero que goste!
    Bom Feriado.
    Beijinho

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.