sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

LISBOA a minha CIDADE - Rossio e Praça da Figueira



No inicio de Janeiro andámos a passear pelo centro de Lisboa. Como adoro partilhar aquilo que vejo e vou fotografando mas para não ficarem posts muitos extensos, vou mostrando gradualmente.

Hoje: Rossio e Praça da Figueira






A Praça de D. Pedro IV, mais conhecida por Rossio é o "coração" de Lisboa. Com a destruição da maioria dos edificios no terramoto de 1755, a praça foi reconstruída segundo o plano de Carlos Mardel, renascendo uma praça rectangular de 166 m comprimento por 52 m largura. 






Entre 1846 e 1849 é construído na praça o Teatro D. Maria II, passa a ser arborizada, são colocadas as fontes, é inaugurada a estátua de D. Pedro IV, o pavimento é calcetado com mosaico português, a preto e branco e com padrões ondulantes.







A Praça da Figueira antes do Terramoto de 1755 era o local do Hospital de Todos-os-Santos, cujas fundações foram postas a descoberto durante a construção do atual parque de estacionamento subterrâneo. No desenho do Marquês de Pombal para a Baixa, a praça transformou-se no principal mercado da cidade. Em 1885 foi aí construído um mercado coberto, demolido nos anos 50. Na praça encontra-se o pedestal da estátua equestre em bronze de D. João I erguida em 1971, e da autoria de Leopoldo de Almeida. 






Fotos: Pessoais
Texto: Wikipedia


6 comentários:

  1. Lisboa, cidade linda! Já lá estive várias vezes, há algumas décadasQuero voltar em breve, ela e encanta! As fotos estão maravilhosas, Maria..Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotos da nossa Lisboa. Tudo se vai transformando ao longo dos anos, mas o principal está ainda vivo e a beleza da cidade continua encantando os residentes como os visitantes.
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  3. Uma bela sequência fotográfica, Maria.
    Há pormenores (recentes) que não conheci, mas está lá o fundamental.
    Há tanto tempo que não visito Lisboa!...

    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  4. A nossa Lisboa, sempre bela, não é verdade minha amiga ?
    As fotos estão muito boas, nunca consigo fotografar assim :)

    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Lisboa....sempre bonita de se ver,
    em ´fotografia ou ao natural...
    Gosto de passear por Lisboa
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Permita-me "colocar" esta linda canção sobre Lisboa: https://www.youtube.com/watch?v=ZmzNeO4ONUg
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.