segunda-feira, 27 de julho de 2015

Neues Rathau – Munique




Da minha viagem pelos Alpes, comecei por falar de Munique e nesse post mostrei um pouco do Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal), o edifício dos Paços do Concelho de Munique, localizado na Marienplatz. Hoje vou falar e mostrar um pouco mais deste interessante edifício.






Foi construído entre 1867 e 1908 em estilo Neogótico por Georg von Hauberrisser. A fachada principal para a Marienplatz tem cerca de 100 metros de comprimento e é ricamente decorada. Nela se encontram gárgulas góticas em forma de rostos grotescos e máscaras, imagens alegóricas, temas da vida dos santos e criaturas mitológicas populares. Está repleta de estátuas de duques, reis e príncipes de quase toda a linha da dinastia de Wittelsbach da Baviera. Inúmeras janelas de vidro com motivos locais, regionais, nacionais, internacionais e religiosas adornam o edifício.








No centro da fachada principal entre as duas fases que ficam para a Marienplatz dentro de uma guarita, está a estátua equestre do Príncipe Regente Luitpold. Lateralmente estão as estátuas dos quatro primeiros reis da Baviera.




A parte traseira do monumento é adjacente a um pequeno parque (Marienhof).





Vejam o pormenor que está bem lá no alto da torre.




Neues Rathau tem uma área total de 9159 m² e 400 divisões.










A sua torre principal tem 85 metros de altura, e é coroada por uma estátua representando Münchner Kindl (Munich child), criada por Anton Schmid, que disse ter sido o seu filho Wiggerl (Ludwig Schmid-Wildy) que serviu de modelo.







No topo da torre está localizado o quinto maior carrilhão da Europa. o Glockenspiel tocou pela primeira vez em 1908. Os 43 sinos do relógio mecânico tocam sucessivamente quatro melodias diferentes, e são apresentadas um total de 32 figuras que se referem a temas da história e da lenda de Munique. O arranjo cinemático foi desenvolvido em 1899, sendo o seu inventor Christian Reithmann. Na parte superior do compartimento está representado um "torneio", que foi realizado para o casamento do duque da Baviera Wilhelm V e Renata de Lorena em 1568 no Marienplatz. Surgem também arautos, tolos, fanfarras e Porta-estandarte alinhados no campo de torneio, medindo as forças da Baviera e de Lorraine no jogo medieval de habilidade feudal. O espetáculo decorre diariamente às 11:00, 12:00 e 17:00 horas.




Pode-se subir à Torre através de um elevador.






A vista é fantástica.











Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

4 comentários:

  1. Imagens/fotos Soberbas!!

    Excelente semana. Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Boa tarde
    Nossa quanta coisa linda neste blog.até o meu cantinho que vc vai entender melhor. Uma semana super feliz para vc, Boa tarde. Com carinho.

    ResponderEliminar
  3. É bem interessante e a vista é fantástica!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  4. Muito belo. Encantadora esta construção.
    Fotos muito boas.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.