02/10/2015

Royal Chitwan National Park




Parque Nacional de Chitwan (Royal Chitwan National Park) foi o primeiro parque nacional no Nepal, tendo sido criado em 1973. Recebeu o estatuto de Património Mundial em 1984. 


Foto: wikipedia_Author_John Pavelka


Abrange uma área de 932 km2 e está localizado no sopé dos Himalaias, nas planícies subtropicais Inner Terai do centro-sul do Nepal no Distrito de Chitwan. 


Foto: www.amazing-world-in-free-stock-pictures-and-photos.com

Foto: wikipedia_Author_MMuzammils


Desde o final do século XIX Chitwan - Heart of the Jungle - costumava ser um terreno de caça favorito para a classe dominante do Nepal durante as estações frias de inverno. Até 1950, a viagem de Catmandu até ao sul do Nepal era árdua pois a área só podia ser alcançada a pé e levava várias semanas. Nesta altura as florestas e pastagens de Chitwan estendiam-se por mais de 2.600 km2 e era o lar de cerca de 800 rinocerontes. A ocupação do vale por agricultores, na procura de terrenos para cultivo e a caça ilegal durante vários anos, reduziram a área florestal e também drasticamente a quantidade de animais selvagens. A criação do Parque Nacional, foi fundamental para a conservação e preservação da vida selvagem desta área.


Foto: www.amazing-world-in-free-stock-pictures-and-photos.com


Chitwan tem um clima de monção tropical com alta humidade durante todo o ano, possuí densas florestas subtropicais e uma rica biodiversidade de fauna e flora, que inclui algumas das últimas populações de rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis) e do tigre-de-bengala. 


Foto: wiipedia_Author_MMuzammils


Para além da uma ampla gama de tipos de vegetação, existem no Parque Nacional Chitwan mais de 700 espécies de animais selvagens e um número ainda não totalmente apurado de borboletas, traças e outras espécies de insectos. É o lar de pelo menos 43 espécies de mamíferos e 450 espécies de aves. 




O "rei da selva" é o tigre de Bengala. Os elefantes e rinocerontes-indianos são as maiores espécies encontradas no parque, mas existem também aqui várias outras espécies de grandes herbívoros, nomeadamente o gaur, sambar, muntjac indiano, chital, serow, antílope-de-quatro-cornos e javali. Três grandes espécies de predadores carnivoros, os tigres, os leopardos e a raposa-asiática-dos-montes fazem também deste parque a sua morada. 




O sistema de rio Narayani-Rapti, com os seus pequenos afluentes e lagoas é o habitat de 113 espécies registadas de peixes e crocodilos. 


Foto: www.amazing-world-in-free-stock-pictures-and-photos.com


São várias as formas de poder apreciar toda a beleza de Royal Chitwan National Park, desde safaris de jipe, passear em elefantes, fazer rafting, andar de canoa, etc….

A entrada principal do parque fica nas proximidades da aldeia de Sauraha, onde o turista tem à sua disposição, hotéis, restaurantes e agências que organizam passeios guiados pela selva. 


Foto: www.dreampeaksnepal.com


Chitwan é um dos últimos redutos para o urso indiano, o tigre de Bengala e para o rinoceronte.

Site Oficial: Chitwan National Park


Foto: wikipedia_Author_Bas Wallet


Fontes e Fotos: Wikipdeia; http://www.almadeviajante.com/chitwan-o-ultimo-reduto-da-selva-asiatica/; http://www.chitwannationalpark.gov.np/; http://www.amazing-world-in-free-stock-pictures-and-photos.com; http://www.nepalhimalayatours.com/nepal-bird-watching-tour.php; http://www.dreampeaksnepal.com/nepal/jungle-safari-tours.html;

Photographs INFORMATION
If some photograph is your and you don’t want is disclosure, please contact me, and I will immediately remove it. It is not my intention to break copyrights.

2 comentários:

  1. Maravilhosas fotos
    A Natureza é linda!

    Bom sábado
    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Realmente vale a pena conhecer!
    Um domingo bem BOM!!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...