terça-feira, 24 de novembro de 2015

Alpes Românticos - A histórica cidade de Nuremberga – Alemanha




A última cidade que visitámos no circuito pelos Alpes foi a histórica cidade de Nuremberga. O seu centro histórico é rodeado ainda pela antiga muralha que tem uma extensão de 4 km.




Passeando pelo centro histórico






Nuremberga foi a cidade de um dos mais famosos artistas do Renascimento nórdico, Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 de maio de 1471 — Nuremberga, 6 de abril de 1528). Albrecht Dürer foi gravador, pintor, ilustrador e matemático. Os seus interesses abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitetura, a geometria e a fortificação. 




Antiga casa de Albrecht Dürer, hoje um museu com exposições sobre sua vida.




St. Lorenz Kirche (St. Lawrence), é uma igreja medieval dedicada a São Lourenço. A igreja foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido mais tarde restaurada. É uma das igrejas mais proeminentes da Igreja Evangélica Luterana na Baviera.






Junto à Igreja, na praça Lorenzer Platz, está a Fonte das Virtudes, Tugendbrunnen (Fountain of Virtues). É do tempo do renascimento tendo sido construída entre 1584-1589.





No centro da praça Principal (Hauptmarkt), encontra-se outra belíssima igreja, é a igreja gótica Frauenkirche. A Frauenkirche ("Igreja de Nossa Senhora"). Foi construída por iniciativa de Charles IV, imperador do Sacro Império Romano entre 1352 e 1362. Uma das características mais notáveis da igreja é o Männleinlaufen, um relógio mecânico que comemora a Bula de Ouro de 1356. O relógio foi instalado na igreja em 1506. O mecanismo de relógio é ativado ao meio-dia, um sino é tocado para iniciar a sequência seguido pelos trompetistas e baterista.





St. Sebaldus Church, a Igreja de S. Sebaldo, fica localizada na Albrecht-Dürer-Platz, em frente à velha prefeitura. O seu nome é uma homenagem a São Sebaldo, Santo Padroeiro de Nuremberga. A igreja sofreu fortes danos na altura da Segunda Guerra Mundial, tendo sido posteriormente restaurada.




A Ponte Fleischbrücke, é uma ponte em pedra da época da Renascença que cruza o Rio Pegnitz. Tem 27 metros de comprimento e foi inaugurada em 1598. 




Outra ponta que cruza o rio Pegnitz, é a Museumsbrücke (Ponte museu), uma ponte em arco localizada na parte superior da King Street e que liga a principal praça do mercado com a Igreja de St. Lorenz. Tem um Monumento dedicado ao imperador D. José I. 






O Ochsenportal, é um portal com a escultura em pedra de um boi deitado, em estilo renascentista foi construída em 1599, como o arco de entrada para o edifício "novo" (1570-1571), o principal mercado de carne da altura.




Narrenschiff, escultura em bronze com 3,6 metros de altura, representa um barco com sete pessoas, um esqueleto e um cão. A escultura é baseado em xilogravura de Albrecht Dürer Ilustrando a edição de 1497 do livro The Ship of Fools (o barco dos tolos) de Sebastian Brant (1457-1521). O autor da escultura foi o escultor alemão Jürgen Weber.




Esculturas e brasões








Janelas diferentes







Estava terminado o nosso passeio, de manha partimos para Munique e voamos para casa. À semelhança do ano passado adorámos a nossa viagem, as pessoas do grupo eram impecáveis, e a Filipa, a nossa guia, uma pessoa super simpática e que dominava na perfeição o conhecimento sobre os locais que visitámos. 5 estrelas também para a agência que utilizámos, as "Viagens Abreu" do Centro Comercial Vasco da Gama. Voltaremos certamente a utilizar esta forma de viajar.

5 comentários:

  1. Viajar deste modo é maravilhoso e fiwuei fascinada com o percurso? Nunca fiz mas gostaria de fazer...e chama_se percurso Alpes Românticos? Para o ano talvez! Bj amigo

    ResponderEliminar
  2. Fantástica viagem em fotos!

    Beijo e um dia feliz
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que viagem maravilhosa!!!!! As fotos são fantásticas.
    Amei passear através dos seus flashs
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Fico envaidecida com tanta beleza em fotos.
    Obrigada
    Hoje um tema do nosso Gil

    Visite-nos--> http://quadrasepensamentos.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quando vejo suas fotografias sinto no ambiente tal é a qualidade de cada detalhe.
    Uma viagem encantada Maria. Lembrei da catedral de Colonia muito parecida com esta.
    Grato sempre por nos apresentar belas praças e viver historias.
    Um bom lindo fim de semana com alegria na família.
    Meu abraço e beijo paz amiga.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.