29/11/2015

Catedral de Estrasburgo




No meu circuito pelos Alpes um dos locais por onde passámos foi por Estrasburgo. Hoje deixo um pouco da história e do encanto da Catedral de Estrasburgo, a Cathédrale Notre-Dame-de-Strasbourg.




Foi construída entre 1176 e 1439, mas os seus alicerces são bem mais antigos, datam de 1015, ano em que o bispo Werner von Habsburg colocou a primeira pedra, para a construção de uma basílica em estilo românico, que arderia em 1176. Foi o edifício mais alto do mundo entre 1625 a 1874, e permaneceu como a maior igreja do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colónia, na Alemanha.




A sua torre tem 142 metros de altura.




Foi descrita por Victor Hugo como uma "maravilha gigantesca e delicada", a catedral é visível nas planícies da Alsácia bem como pode ser vista de tão longe como as montanhas de Vosges ou a Floresta Negra, do outro lado do Reno.











Tem magníficos vitrais





A catedral abriga um relógio astronómico de 18 metros, um dos maiores do mundo. Uma obra de arte e da engenharia, o seu mecanismo data de 1842 e a sua complexidade e beleza são impressionantes. Todos os dia as 11:30hs a igreja é fechada e somente as pessoas que tiverem adquirido os bilhetes especiais podem ver as personagens do relógio a movimentarem-se. O relógio mostra muito mais do que o tempo oficial ele indica o tempo solar, o dia da semana, o mês, o ano, o sinal do zodíaco, a fase da lua e a posição dos vários planetas. Todas as personagens animadas são postas em funcionamento às 12.30 horas.






Como este ano a Catedral comemora os 1000 anos da sua fundação, à noite ela "veste-se" de luz e som e fica com um encanto ainda mais especial.





Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

3 comentários:

  1. Maravilhosa na sua arquitetura e decoração!
    Boa semana Maria

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Bonitas fotos...maravilhoso passeio. Adorei!

    Beijo e uma excelente semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bonita Catedral, com excelentes e maravilhosos detalhes, muito bem apresentados pelas fotos!
    Parabéns, está excelente!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...