quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Cataratas e Parque Iguaçu - Maravilhas da Natureza




Cercadas por uma exuberante floresta subtropical, as cataratas do Iguaçu são conhecidas mundialmente. O seu nome "Iguaçu" vem do guarani e significa "água grande".


Foto: www.taringa.net

São formadas pelo rio Iguaçu, que percorre, no sentido leste-oeste, 1320 km até à sua foz, na cidade de Foz do Iguaçu, fazendo fronteira com a Argentina. A 15 km antes de juntar-se ao rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), o Iguaçu vence um desnível de terreno que precipita-se em aproximadamente 275 quedas de 64 m de altura em média, uma vazão média de 1500 metros cúbicos por segundo, numa largura de 4800 metros.


Foto: www.taringa.net

Após uma curva acentuada a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente numa profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo, com cerca de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. O seu formato em forma de U lembra uma ferradura.


Fotos: Net

A maior parte das quedas situa-se no lado Argentino e voltadas para o Brasil, pelo que é obtida uma melhor panorâmica se forem observadas partir do Brasil. Desse lado há um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio.


Foto: 1ms.net

Existem também caminhos construídos junto às escarpas de basalto, tendo em diversos locais miradouros para admirar e registrar as quedas de água. As Cataratas foram descobertas pelo navegador espanhol Álvar Nunez Cabeza de Vaca, que no dia 31 de janeiro de 1542, ao descer o rio de canoa à procura de uma rota para Assunção, no Paraguai, só teve tempo de gritar "Santa Maria, que beleza!", ao avistar em primeira mão as Cataratas. Com sorte e habilidade para escapar da terrível armadilha do rio, Cabeza de Vaca entrou para a história pelo seu feito e pela sua célebre frase.


Foto: 1ms.net

São cercadas por parques nacionais, no Brasil pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú criado em 1934. Ambos considerados Património da Humanidade.


Foto: www.globeimagem.net

O Parque Nacional do Iguaçu encerra uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, abrigando no seu território espécies raras de fauna e de flora.

 Foto: 1zoom.net

Além das Cataratas e da vegetação exuberante, a diversidade biológica do Parque impressiona pelos números: são 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 espécies de serpentes, 8 de lagartos, 340 de aves e 45 de mamíferos.


Foto: Net

O parque contém um dos poucos ecossistemas onde ainda se podem encontrar espécies como o veado mateiro , a anta, a capivara, o guaxinim, o macaco-prego, o quati, algumas espécies de aves bastante raras, como a jacutinga, o gavião harpia e o papagaio-de-peito-roxo, entre tantos outros animais.


Foto: Net

São milhares de animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo e a onça-pintada "Panthera onça", espécies que têm neste parque o último refúgio da região.



O Parque das Aves é um santuário ecológico que alia ecoturismo com proteção ambiental. Em viveiros no meio da vegetação, podem ser observadas mais de 500 espécies de aves nativas ou de outros continentes, num verdadeiro paraíso ecológico.


Foto: Net

A Flora do Parque Nacional do Iguaçu tem uma diversidade espantosa. São milhares de espécies que se condensam na Flora Pluvial Subtropical. Orquídeas delicadas e bromélias são encontradas no solo da mata.



É composta basicamente por dois grupos: floresta estacional semidecídua e mata de araucária, que formam a cobertura contínua de vegetação, parecendo um gigantesco manto verde de valor incalculável como banco genético para futuros reflorestamentos.


Foto: http://www.desktopwallpapers4.me

O Parque de Iguaçu é uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, com belezas naturais inesquecíveis, onde se encontra um dos maiores ESPECTÁCULOS da terra, as Cataratas do Iguaçu. É Um local Muito ESPECIAL, uma obra prima da MÃE NATUREZA.

Fontes e Fotos : Wikipedia; http://www.cataratasdoiguacu.com.br/; 1ms.net; www.taringa.com; http://www.desktopwallpapers4.me; www.globeimagem.net; 1zoom.net, outros net.


Foto: 1ms.net

"A natureza tem para tudo o seu objetivo." (Aristóteles)

sábado, 5 de dezembro de 2015

Jardim Shakespeare



Um jardim Shakespeare é um jardim temático onde se cultivam plantas mencionadas nas obras do grande dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.


Foto: wallpaperfx.com



Encontram-se em muitos locais dos EUA e da Grã-Bretanha. Destes jardins, um dos mais famosos é que o que se encontra em Central Park.


Foto: wikipedia_Author_Ingfbruno

Foto: wikipedia_Author_Ingfbruno



Nos países anglófonos, em especial nos Estados Unidos, são normalmente jardins públicos associados a parques e a universidades. São locais de interesse cultural, educacional e romântico.


Foto: 1ms.net

Foto: wikipedia_Autor_Poughkeepsieman

Foto: www.centralpark.com


Um jardim de Shakespeare geralmente inclui várias dezenas de espécies, seja em profusão herbácea ou em um traçado geométrico com divisórias de buxo. Entre as várias espécies de plantas citadas por Shakespeare estão violetas, alecrim, margaridas, funchos, rosas, etc.


Foto: 1ms.net

Foto: wikipedia_Author_Thshriver


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.centralpark.com; 1ms.net; 1zoom.net, outros net.