02/02/2011

Oymyakon – O lugar habitado mais frio da terra


Hoje vamos divagar pelo Local habitado mais frio do nosso Planeta.

Foto: sometimes-interesting.com
 
Situada num vale no leste da Sibéria, no noroeste da Rússia, Oymyakon ou Oimekon é uma localidade junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha. Fica a 800 quilómetros de distância de Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria.

Foto: Spotonlists.com

É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com 71,2 graus Celsius, abaixo de zero, que ocorreu em Janeiro de 1926.

Monumento ao local habitado mais frio da Terra


Está localizado num planalto a cerca de 750 metros acima do nível do mar, onde o inverno dura um mínimo de nove meses.

Foto: pickchur.com

Estas condições meteorológicas extremas devem-se às cadeias de montanhas que a cercam e que a impedem de escapar das fortes massas de ar frio que cobre o vale.

Foto: pickchur.com

Curiosamente Oymyakon é também um dos lugares mais quentes do planeta, podendo no verão as temperaturas chegar a mais de 40 graus positivos.



No dialecto local Oymyakon significa “água que não congela”, provávelmente por causa da proximidade de fontes naturais de água quente subterrâneas perto da povoação, que impedem o rio de congelar durante o longo inverno, garantindo que a vida neste lugar seja possível.

Foto: genspot.com

O solo é permanentemente congelado o ano inteiro, é chamado de Permafrost.

Foto: sometimes-interesting.com

Nos piores dias de Inverno, o frio chega a 60 graus negativos. O solo começa a rachar e o ar estala. Ninguém sai de casa a não ser que seja absolutamente necessário.


Durante o inverno, há poucas horas de sol durante o dia, quando alguém precisa de sair para ir a uma loja, para a escola ou trabalho, necessita de usar muitos agasalhos, chapéus e longos casacos de pele.



Circular na estrada é uma aventura, no Inverno a neve é tão espessa que muitos camiões acabam literalmente enterrados na neve, e no Verão, a estrada fica por vezes um autêntico lamaçal, provocando o atolamento  de carros.


Foto: sometimes-interesting.com

A sua população vive uma vida bastante original e muito longe do conforto das grandes cidades.

Foto: genspot.com

Em Oymyakon as casas são de madeira e aquecidas com carvão e a vida é extremamente difícil, reflectindo-se até na sua alimentação. Só no curto período estival é possível obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano.


A maioria dos habitantes tem poucos recursos económicos. Possuem alguns rebanhos de renas e dedicam-se à criação de cavalos que é uma das actividade tradicionais desta região.

 
Foto: globertraveling.com

Os habitantes alimentam-se de carne de cavalo, de rena e peixe (por furos no gelo). Quando os pescadores desta aldeia vão pescar nas águas cobertas de gelo, bastam 30 segundos fora de água para os peixes congelarem.

Foto: pickchur.com

Os animais desta área também se adaptaram ao clima, os cavalos de Oymyakon, os Yakut, são muito robustos, com pernas curtas e pele grossa. São usados como animais de carga e a sua carne é também muito popular entre os locais.

Foto: sometimes-interesting.com

Uma outra curiosidade desta população é que não é possível ir ao supermercado e comprar uma garrafa de leite em estado líquido pois este, só é vendido em blocos congelados de cor de mármore.


Os transportes são igualmente dificultados pelo facto de combustíveis como o gasóleo congelarem a -50ºC (-58ºF). A escola encerra quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC.


Foto: genspot.com
 
A tinta das esferográficas congela habitualmente e todo o equipamento electrónico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reacções de dilatação e contracção dos metais a temperaturas extremamente baixas.


Apesar das temperaturas extremas, a região de Oymyakon tem belezas naturais ímpares: montanhas de cume nevado, vales, rios e uma vida selvagem exuberante (é habitada por aves de grande porte, ursos, leões-marinhos e alces).

Fontes e Fotos: Wikipedia; email recebido; www.amusingplanet.com/; pickchur.com; sometimes-interesting.com; globertraveling.com; 2patwordpress.com; Spotonlists.com;  genspot.com; outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Foto: 2patwordpress.com

"Viajar! Perder países! Ser outro a cada dia." (Fernando Pessoa)

12 comentários:

  1. Maria,
    Nunca tinha ouvido falar de Oymyakon. Desta vez a proposta é mesmo radical, ir lá só mesmo virtualmente. :)

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. imagino o frio e o gelo que deve fazer nessa povoação. bom fim-de-semana!!

    ResponderEliminar
  3. Maria,que lugar belíssimo!Apesar do frio é lindo de se ver!Já pensou?Até as canetas esferográficas congelam com o frio!Fiquei estarrecida!Parabéns pela postagem!Bjs,

    ResponderEliminar
  4. Amiga, que viagem maravilhosa fiz eu, através deste teu cultural post!!! Adorei!
    Obrigada por compartilhar.
    Beijinhos e fica feliz.
    Ceiça

    ResponderEliminar
  5. Oi, Maria:
    Vim agradecer sua visita ao meu blog e escolhi este seu Viajar para Seguir, pois "viajo" também por textos e imagens que muito me agradam.
    Você consegue colocar fotos maravilhosas, aliadas às histórias dos lugares visitados. Gostei muito !

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. ...mirlo
    de nieve
    oro blanco
    de mi
    alma al
    despuntar
    al alba
    y tú MAria
    en tan bello
    paisaje...



    con afecto , atentamente :



    j.r.s.

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga!
    Muito interessante!!!
    Um lugar tão frio e tão quente ao mesmo tempo.
    Boa semana!
    ♥ Muitos beijos ♥ ° º
    ° ♥ °º ♥ °º
    ° ·.·.

    ResponderEliminar
  8. Porra, congelei só de olhar as fotos e ler o texto!

    ResponderEliminar
  9. O inverno dura no mínimo 9 meses nossa entao so esquenta de verdade so em Setembro e volta esfriar em Outubro ? Mas acho que ate maio junho e agosto as temperaturas estejam em -3 -5 negativos que pra eles nao é tao frio assim
    Depois de saber sobre essa cidade -4 negativos é até fresquinho rs

    ResponderEliminar
  10. Bom dia! Existe algum lugar pra se hospedar/ ficar em Oymyiakon? Já havia visto este belo local em outra ocasião, mas não consegui localizar nenhuma hospedagem. Se puder me ajudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, lamento muito mas não o consigo ajudar.
      Boa viagem

      Eliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...