17/12/2011

Las Pozas um Jardim Surreal na Selva do México


O contacto com a natureza liberta a nossa alma e alivia o nosso stress. Hoje levo-os comigo numa viagem virtual pelo Jardim Las Pozas, no México.


Foto: www.panoramio_Fly.mx

A porta de entrada para Las Pozas é o Anel da Rainha, que num plano esotérico representa um símbolo de proteção. Ao passar o anel pretende-se que o visitante deixe de fora o profano, para se inserir num espaço sagrado que recria o Paraíso.


 Foto: http://www.laspozasxilitla.com.mx

Este incrível e extraordinário jardim, fica situado numa floresta subtropical nas montanhas do México, perto da aldeia de Xilitla em San Luis Potosí. Tem mais de 320.000 m2 de cascatas e piscinas naturais (las pozas) entrelaçadas com imponentes esculturas surrealistas.


Foto: http://canalviajes.com

O jardim parece ser o que restou de uma antiga e misteriosa civilização perdida, mas não é, ele foi construido por Sir Edward James com a colaboração de Plutarco Gastelum, seu amigo, homem de confiança e administrador do projecto.


 Foto: wikipedia_Rod Waddington


James era neto do Rei Eduardo VII de Inglaterra, poeta, artista e patrono do movimento surrealista, tendo sido o mecenas de vários artistas como Dali, Picasso, ou Stravinsky.


Foto: wikipedia_christian von wissel

As suas origens neste país remontam a 1944, altura em que, com o objetivo de visitar um amigo, passou pela primeira vez pelo México. Ficou particularmente impressionado com a beleza da natureza da região de Huasteca potosina, principalmente pela grande variadade de orquídeas. Em 1947 adquiriu uma enorme extensão de terreno perto Xilitla, San Luis Potosi, agora conhecida como Las Pozas. Durante cerca de 10 anos "Las Pozas" foi utilizada como plantação de orquídeas e lar para animais exóticos. Após uma geada sem precedentes em 1962 que destruiu muitas das suas orquídeas, Edward começou a construir o extraordinário jardim de esculturas de pedra que hoje existe.


Foto: www.panoramio.com_Antonio Cristerna

O projecto de "Las Pozas" foi inspirado nas suas orquídeas e na vegetação da selva Huastecan combinadas com elementos arquitectónicos retirados do movimento surrealista que ele estava tão intimamente envolvido. Na década de 1960 e 1970, Edward dedicou imensos recursos para o seu "Xanadu surrealista" (Eden surrealista), gastando milhões de dólares e empregando centenas de pedreiros que estavam sob o comando do carpinteiro José Aguilar, artesãos e artistas locais. No momento da sua morte em 1984, ele tinha construído 36 esculturas surrealistas espalhadas por mais de 20 hectares de exuberante floresta tropical.

Foto:wikipedia_Rod Waddington

É um jardim diferente que emerge no ambiente da exuberante selva de San Luis de Potosi, composto de estranhas esculturas de pedra, de edifícios que se assemelham a ruínas, de escadas e portas que não levam a lugar nenhum.


Foto: www.panoramio_Fortunato del Angel

Observam-se em diferentes pontos flores de bromélias, flores de lótus e de liz feitas de pedra. Muitas trilhas por todo o jardim são compostas de degraus, rampas, pontes estreitas, caminhos sinuosos que percorrem o vale.


Foto: wikipedia_Bernardo Bolaños

Cada estrutura é uma obra de arte por si mesma, vou indicar algumas que me pareceram fascinantes:

O caminho das Sete Serpentes, um passeio que simboliza os sete pecados capitais que o homem deve superar: ira, orgulho, luxúria, avareza, preguiça, vingança e a ganância.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

As Mãos do gigante, cuja finalidade é proporcionar paz aos viajantes que embarcam neste passeio com um coração puro e mãos limpas de pecado.


Foto: http://misterios.co

O Olho Divino, encontra-se frequentemente e significa que o Criador vai observar o caminho que escolhemos.


Foto: wikipedia_Rod Waddington

A “Casa de três andares”, que na verdade tem cinco níveis diferentes, as portas e janelas são apenas buracos por onde a verde vegetação e copas das árvores podem penetrar, dela se pode ouvir os sons da selva.




A "flor bromélia" gigante, uma estrutura que se parece com a flor de lótus utilizada em muitos ritos de iniciação, onde o homem se transforma em flor por ter alcançado a paz através da verdade.

Foto: wikipedia_Rod Waddington

O Terraço do Tigre uma plataforma sob uma sofisticada arcada


Foto: www.panoramio.com_Noe Mendoza

O “El Puente de la Flor de Lis”, uma passagem estreita com recortes em forma de flores de lis.


Foto: www.flickr_Guilgeopat

O palácio de Bambú, um lugar sem paredes onde Edward James pretendia viver. É um edifício de três níveis, sem paredes circundantes com laje de pedra em forma de trevo e sustentado por capitais. Estava cercado por varas de bambu que ao longo do tempo se degradaram.


Foto: https://geolocation.ws

A escada para o céu, que consiste em duas escadas em espiral que se enroscam projetando-se até ao infinito. Diz-se que representaria a busca da humanidade no conhecimento divino, por onde era suposto de um lado subirem os pobres e do outro os ricos, para no final chegarem ambos ao mesmo ponto, independentemente dos bens materiais de cada um.

Foto: http://rebloggy.com

As portas de São Pedro e São Paulo guardadas por um par de estruturas que simbolizam facas que controlam o acesso ao paraíso.


Foto: www.flickr_kwbill

A banheira em forma de olho, projetada de modo que Sir Edward pudesse tomar banho, observando os peixes que nadavam no resto do olho.

Foto: www.panoramio.com_Antonio Cristerna


No jardim existem vários estilos arquitectónicos, desde o gótico, imagens maçónicas e também católicas, como a imagem da Virgem de Guadalupe.


Foto: http://www.geolocation.ws/

Sir Edward James definiu o seu trabalho como "Uma casa que tem asas e que canta à noite."


Foto: www.panoramio.com_Panamon Creel


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://tejiendoelmundo.wordpress.com/; http://www.skyscrapercity.com/; http://www.xilitla.net; http://www.geolocation.ws/; http://www.edwardjameslaspozas.com/;http://www.fortytwotimes.com; http://rebloggy.com; http://www.laspozasxilitla.com.mx; outros Net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: http://www.skyscrapercity.com


“A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma. “( Oscar Wilde )

7 comentários:

  1. Maria, impressionante, é termo simples para definir este lugar de magia, natureza e assombros enlaçados num conjunto épico e emocional.Creio que cada um que o visita seja levado numa viagem transcendental para dentro de si e afora tbém.Imagino o magnetismo natural e emocional que daí emana.Realmente incrível!!
    Obrigada por mais esta viagem de sonhos.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  2. Adoro viajar por aqui! E como consegue "apresentar-me" lugares tão lindos, tão mágicos!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Maria, passando para lhe desejar Boas Festas e um ano cheio de novas ideias e realizações!
    Agradeço, também, sua participação sempre amiga, sempre presente. Este seu blog é um dos meus preferidos, você sabe, não? Viajo muito com você!
    Até 2012!

    Grande abraço e meu carinho.
    Tais Luso

    ResponderEliminar
  4. Nossa! Que lugar lindo! A natureza em esplendor!

    Maria, entro aqui com carinho para saudar-te com meus votos de um maravilhoso e iluminado Natal. Que o novo ano que inicia-se traga-lhe lindas inspirações, esperança, e em especial Felicidades.
    Uma linda noite para você!
    Ange.

    ResponderEliminar
  5. Exótico, impressionante, muito bonito !!!

    Adoro conhecer esses lugares tão diferentes, verdadeiros caminhos mágicos. Eu gostaria muito de criar alguma coisa desse tipo aqui onde moro mas falta...dinheiro !

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente, MARAVILHOSO!!!

    Feliz Natal e Ótimo Ano Novo.

    Beijos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...