02/12/2018

Férias em São Petersburgo (Russia)


Catedral St. Isaac - S. Petersburg


Continuando a mostrar a minha viagem aos Países Bálticos, depois de Estocolmo e Tallin ( capital da Estónia ), seguimos desta última cidade no comboio "Allegro" para:

São Petersburgo


São Petersburgo (Russia)


São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autónoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.


São Petersburgo (Russia)


Foi fundada pelo Czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico. O seu centro histórico e o conjunto de monumentos relacionados estão considerados pela UNESCO como Património Mundial.


São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)


Hoje vou apenas apresentar alguns dos muitos pontos de interesse que visitámos, alguns deles irei posteriormente mostrar com mais detalhe.


Catedral de Kasan

A Catedral de Nossa Senhora de Kasan, é um templo ortodoxo, sendo um dos raros exemplos do estilo Império trabalhados na Rússia imperial. Foi construída na Avenida Névski entre 1801 e 1811, pelo arquiteto Andrei Voronikhin.


São Petersburgo (Russia)


Catedral do Sangue Derramado

A Catedral do Sangue Derramado ou Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa russa, situada na margem do canal Griboedov. A igreja foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, vítima de um atentado no dia 13 de março de 1881.

São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)


Museu Hermitage
É um dos maiores museus de arte do mundo e a sua vasta colecção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África. Está distribuído por dez edifícios, situados ao longo do rio Neva.

São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)


Teatro Imperial Alexandrinsky

O teatro ocupa um edifício de estilo Império que foi projetado por Karl Rossi. Foi construído entre 1828 e 1832 na Praça Alexandrinsky (agora Praça Ostrovsky), que está situado na Nevsky Prospekt. O teatro e a praça foram nomeados em homenagem à Imperatriz consorte Alexandra Feodorovna. O edifício faz parte do Património Mundial da UNESCO Centro Histórico de São Petersburgo e Conjuntos Monumentais Relacionados.

São Petersburgo (Russia)


Jardins de Alexandre e Edificio do Almirantado

O edifício do Almirantado em estilo império, foi um projeto do arquiteto Andrejan Zacharov tendo sido construído entre 1806 e 1823. É a antiga sede do Conselho de Almirantes e Marinha Imperial Russa. O Almirantado, tem um pináculo dourado encimado por um cata-vento com a forma de um pequeno navio de guerra (Korablik) e é um dos marcos de maior destaque da cidade.


São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)


Catedral Naval de S. Nicolau

Igreja ortodoxa no estilo do barroco, foi construída em 1753-1762 pelo arquiteto Savva Chevakinsky.

São Petersburgo (Russia)


Fortaleza de Pedro e Paulo

Foi esta fortificação que deu origem à atual cidade. A sua construção foi feita por determinação do Csar Pedro, o Grande, com a finalidade de defender esta região dos ataques das tropas suecas, que dominavam o mar Báltico durante a Grande Guerra do Norte (1700–1721). A data de início da construção desta fortaleza, foi em 27 de maio de 1703 e é considerada a data de aniversário da cidade. Durante muitos anos as suas instalações foram utilizadas como prisão política. O centro do conjunto da antiga fortaleza é a Catedral de São Pedro e São Paulo. Este templo tem sido o local de sepultamento dos imperadores russos desde o tempo do Czar Pedro, o Grande.

São Petersburgo (Russia)


Palácio de Peterhof

Peterhof é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, o Grande, e por vezes chamado de "Versailles Russo". Conhecida por ter servido de habitação ao fundador da cidade, o Czar Pedro, O Grande, foi erguida entre os anos de 1714 e 1725. Assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo, o palácio do Peterhof faz parte do Património Mundial da UNESCO.

São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo (Russia)


Passeio pelos Canais

O Rio Neva é o principal curso de água de São Petersburgo, mas na cidade existem mais de 60 canais, vários pequenos rios e mais de 300 pontes de diversos tamanhos de diferentes períodos arquitectónicos. Fizemos um pequeno cruzeiro e podemos observar a cidade de uma outra perspectiva, foi um passeio muito agradável e interessante pois ao longo do percurso íamos ouvindo um pouco da história dos locais por onde passávamos.

São Petersburgo (Russia)


Catedral de St. Isaac

A Catedral de Santo Isaac é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo. A catedral, dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos. O seu interior é lindo.

São Petersburgo (Russia)


Ficámos instalados mesmo na Praça de St. Isaac num hotel espectacular, o Hotel Angleterre. A vista do nosso quarto.


São Petersburgo (Russia)


Imperdível e impressionante a Vista da Cúpula da Catedral de St. Isaac


São Petersburgo (Russia)


Como referi no início irei futuramente mostrar mais detalhadamente alguns dos locais que visitámos.

São Petersburgo é uma cidade absolutamente fascinante!


São Petersburgo (Russia)


Texto explicativo - Wikipédia
Fotos: Pessoais


1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...