A Catedral Naval de S. Nicolau (Nicholas Naval Cathedral) é uma importante e bela catedral ortodoxa barroca na parte ocidental do centro de São Petersburgo, na Rússia. Sempre esteve intimamente associada à Marinha Russa.
A igreja foi construída na margem do Canal Kryukov entre 1753 e 1762, sob as ordens pessoais do príncipe Golitsyn, que a ofereceu à Imperatriz Elisaveta Petrovna para transformá-la no templo de São Nicolau dos Milagres – protetor dos marinheiros – em homenagem às conquistas da frota russa. Foi um projeto de Savva Chevakinsky, o principal arquiteto da Marinha Russa, no lugar de uma antiga igreja de madeira.
A Catedral consiste de duas igrejas separadas. A igreja principal é dedicada a São Nicolau (santo padroeiro dos marinheiros) e está localizada no primeiro andar, enquanto a parte alta da Igreja da Epifânia fica no segundo andar. Ambas as igrejas são ricamente decoradas com molduras e colunas
coríntias. O altar da igreja superior foi consagrado na presença de Catarina, a Grande. O principal santuário da catedral é um ícone grego
de São Nicolau feito no século XVII com uma parte de suas relíquias que está localizado na igreja inferior. Pode acomodar até 5.000 pessoas.
A torre sineira foi erguida entre 1755-1758. É independente da Catedral e possuí quatro andares com uma torre alta dourada.
É uma Catedral belíssima com as suas fachadas azuis, decorada por colunas coríntias brancas e com cinco espetaculares cúpulas douradas.
Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais
Hola Maris! Que bella catedral, las fotos están muy lindas! Saludos!
ResponderEliminar