quarta-feira, 10 de abril de 2019

Catedral Naval de S. Nicolau




A Catedral Naval de S. Nicolau (Nicholas Naval Cathedral) é uma importante e bela catedral ortodoxa barroca na parte ocidental do centro de São Petersburgo, na Rússia. Sempre esteve intimamente associada à Marinha Russa.




A igreja foi construída na margem do Canal Kryukov entre 1753 e 1762, sob as ordens pessoais do príncipe Golitsyn, que a ofereceu à Imperatriz Elisaveta Petrovna para transformá-la no templo de São Nicolau dos Milagres – protetor dos marinheiros – em homenagem às conquistas da frota russa. Foi um projeto de Savva Chevakinsky, o principal arquiteto da Marinha Russa, no lugar de uma antiga igreja de madeira. 




A Catedral  consiste de duas igrejas separadas. A igreja principal é dedicada a São Nicolau (santo padroeiro dos marinheiros) e está localizada no primeiro andar, enquanto a parte alta da Igreja da Epifânia fica no segundo andar. Ambas as igrejas são ricamente decoradas com molduras e colunas coríntias. O altar da igreja superior foi consagrado na presença de Catarina, a Grande. O principal santuário da catedral é um ícone grego de São Nicolau feito no século XVII com uma parte de suas relíquias que está localizado na igreja inferior. Pode acomodar até 5.000 pessoas.





A torre sineira foi erguida entre 1755-1758. É independente da Catedral e possuí quatro andares com uma torre alta dourada. 




É uma Catedral belíssima com as suas fachadas azuis, decorada por colunas coríntias brancas e com cinco espetaculares cúpulas douradas. 






Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais




1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo