23/04/2022

Abisko o paraíso das Auroras Boreais




Tenho vindo a mostrar as nossas férias do inicio de fevereiro à Suécia. Passámos uns dias em Gotemburgo e seguimos depois para a Lapónia. Começamos pela cidade de Kiruna e aqui, fomos conhecer o famoso IceHotel de Jukkasjärvi. Daquela cidade seguimos um pouco mais para norte, e fomos conhecer um lugar especial para ver as Auroras Boreais,  fomos até:

Abisko





Abisko, é uma pequena vila situada no norte da Suécia, cujas estatísticas de 2022 indicavam que tinha menos de 100 habitantes. A cerca de 200 km a norte do Círculo Polar Ártico, está localizada na margem do lago Torne. O permafrost é comum ao redor da vila, embora nos últimos tempos, esse permafrost de baixa altitude, esteja desaparecendo devido ao aquecimento global e ao aumento da queda de neve.




A nossa viagem de Kiruna para Abisko foi de comboio, a meio do caminho o comboio teve uma avaria elétrica e ficámos mais de 2 horas à espera de ajuda. Foi muito desagradável, pois para além da perda de tempo, começou a ficar bastante frio e após algum tempo, as luzes apagaram-se ficando só as de presença. Por sorte estávamos quase ao pé de uma plataforma e assim, a decisão da empresa que geria os comboios, foi enviar um outro comboio, que empurrou o nosso até à dita plataforma, estando lá à espera dos passageiros 2 pequenos autocarros, que nos levaram para os respectivos hotéis.

Ficámos instalados num bungalow no Abisko Mountain Lodge. Adorámos o hotel e o bungalow que era confortável, quente e muito agradável.




Tínhamos uma atividade especial marcada para fazer na noite da chegada, era o "Caçar Auroras Boreais" (Abisko Aurora Chase) pelo site "Lights Over Lapland and Activities in Abisko ". Quando o comboio avariou, ficámos com muito receio de não conseguir chegar a tempo de a fazer, mas felizmente, tudo acabou por correr bem.




A nossa emocionante aventura noturna começou logo no hotel, pois ainda estávamos a vestir os fatos apropriados para o frio, quando  guia veio avisar que lá fora, por cima de nós, estavam a acontecer lindas auroras boreais, ficámos encantados perante tanta beleza.




Do hotel seguimos num veículo até ao local que o nosso guia, pela sua experiência, combinada com as previsões do clima local, previa que houvessem auroras boreais. Parámos seguindo a pé até um lago gelado e ali, esquecemos o frio imenso (estava um Real Feel de -21º C) que se fazia sentir, perante a magia do céu iluminado, num espetáculo deslumbrante.




As luzes pareciam dançar para nós, segundo o guia, isso devia-se ao vento que se fazia sentir. Foram momentos únicos de uma grandiosidade indescritível.




Quase no final da nossa aventura o Oskar, o nosso guia (5*), levou-nos até uma tenda sami onde serviu bebidas quentes, que souberam deliciosamente bem e falou-nos de como se formavam as auroras boreais e a história do Parque Nacional Abisko.




Quando chegámos ao hotel fomos logo dormir, pois o dia tinha sido bem cansativo. Durante a noite ouvimos muito vento e de manhã, quando acordámos, estava uma tempestade de neve. Tínhamos mais uma atividade marcada, o "Dog sledding" no Abisko National Park, (andar de trenó puxado por Alaskan huskies). Este Parque está situado a 4 km a oeste, tem cerca de 78 quilómetros quadrados de extensão e nele se encontra o majestoso Rio Abiskojokk, que se estende a partir do litoral sul do belíssimo Lago Torneträsk, maravilhosos bosques boreais, fiordes e cascatas.




Mesmo com o tempo um pouco agreste e menos propício para este passeio, a organização decidiu fazer a atividade, com a condicionante de que se o tempo piorasse voltávamos para o hotel. Eu estava com algumas dores nas costas e na perna devido às quedas que dei em Kiruna, mas a vontade de participar nesta nova experiência, fez-me esquecer tudo isso e valeu a pena, pois foi fantástico!




A meio do caminho, a guia parou os cães e deu para interagirmos com eles e apreciar a paisagem ao nosso redor. Os cães eram extraordinários, para além de toda a força e determinação que possuíam, eram extremamente meigos e adoravam festas.








Havia alturas em que o vento abrandava um pouco, mas a tempestade de neve continuava e o frio era gélido, com um Real Feel de -25º C.




No regresso, a guia teve mesmo de parar os cães, pois quase não se via nada com tanto vento e neve, assim que aliviou ligeiramente, seguimos o nosso caminho.




No final da nossa atividade, fomos até uma tenda sami montada para receber quem vem do frio e soube mesmo bem tomar um Swedish fika (um snack e uma bebida quente), que no nosso caso consistiu, num  cinnamon rol e num chá, tudo bem quentinho e super delicioso.




Para regressarmos a Kiruna, era suposto apanharmos um comboio na estação ferroviária de Abisko, mas como continuava a tempestade de neve, os comboios foram cancelados. 




Felizmente, colocaram um autocarro a substituir o comboio e conseguimos regressar a Kiruna. Dormimos lá essa noite e na manhã seguinte voamos para Estocolmo. O Pedro foi encontrar-se com amigos que estavam lá a estudar e nós nem saímos do aeroporto, pois no final do dia tínhamos avião de regresso para Lisboa.




A Lapónia é um local incrível, poder apreciar as auroras boreais e andar no trenó puxado pelos huskies, foram duas experiências únicas e inesquecíveis. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena fazer!

7 comentários:

  1. Well all I can say is WOW I want to live your life and travel and see the beauty. I loved reading this and seeing the photos. Some day I would love to read how you got started on traveling to so many beautiful places.

    ResponderEliminar
  2. i was reading your profile and saw you love detective stories. Me too. Right now I've been binging for weeks on Blue Bloods ...it started in 2010 and still going strong with Tom Selleck. There are other ones I've enjoyed also.

    ResponderEliminar
  3. Não me importava nada de dar umas voltinhas por aí!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Uma das minhas viagens de sonho. Quem sabe, um dia... Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei deslumbrado com a sua viagem… e as saudades que eu tenho de viajar… após muitas e longas viagens foram dois anos de paragem e é incrível a falta que isso nos faz. Acabei de regressar de uns dias no Porto e senti-me no estrangeiro (a nível da felicidade em estar a passear livremente).
    Claramente está na “lista”, não sei se terei coragem de ir em pleno inverno, vocês são uns corajosos (apesar do encanto).
    A vida é feita de experiências e poder viajar é um privilégio e estes últimos dois anos fizeram-me reforçar tal ideia.
    Continuo às voltas com as férias de agosto (na sua resposta tinha sugerido Tailândia, mas já lá estive) e penso que a minha maior dificuldade em escolher acaba por estar relacionada com o “excesso” de pessoas em férias.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá, Maria, esta sua postagem é de arrepiar (de frio!). Como não gostar de uma postagem que foge um pouco ou muito de outras postagens sobre viagem. O frio pode assustar, mas a beleza da neve, do local de um modo geral, do trenó e dos cães, são singulares. E que dizer então da Aurora Boreal?
    Parabéns para você e para a família.
    Um bom final de semana, com saúde e paz para todos.
    Beijinho

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...