26/11/2018

Visita a Helsínquia




Da  minha viagem aos Países Bálticos deixo hoje:

Helsínquia





Helsínquia, é a capital da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo.






O percurso de Tallin para Helsinquia foi feito de ferry.




A nossa estadia foi de apenas um dia, mas ainda deu para conhecer um pouquinho desta linda cidade.





Ficam alguns dos Pontos Turísticos  que observámos:

Praça do Senado (Senatstorget)
A Praça do senado, concebida pelo arquiteto Carl Ludvig Engel é o coração da cidade é um dos seus pontos turísticos mais importantes. De um lado da praça encontra-se o Palácio do Conselho de Estado construído em 1822, do lado oposto está o Edifício Central da Universidade de Helsínquia construído em 1832, no centro a estátua do Czar Alexandre II e no topo da praça está a Catedral de Helsínquia.




Catedral de Helsinquia (Helsingin tuomiokirkko)
Catedral Luterana, foi construída entre 1830 e 1852, em estilo neoclássico, como tributo ao czar Nicolau I da Rússia. Possuí uma cúpula maior e mais alta, que está rodeada de quatro cúpulas mais pequenas, todas em tom verde. Tem também duas torres sineiras e incorporadas estátuas dos Doze Apóstolos. O seu interior é simples, possuindo um altar datado da década de 1880, algumas estátuas, o púlpito e um grande órgão.





Esplanadi Park
Um lindo Parque urbano no centro da cidade, rodeado de esplanadas, de restaurantes e cafés.





Estação Central de Helsinquia (Rautatientori)
Importantíssimo centro de transportes, foi construída pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen em estilo Art Nouveau e entrou em funcionamento em 1919. O magnífico edifício da estação é uma das mais famosas obras de Arquitetura Finlandesa.




Teatro Nacional Finlandês (Suomen Kansallisteatteri)
Fundado em 1872, está localizado no lado norte da Praça da Estação Ferroviária Central de Helsínquia.




Igreja de Pedra (Temppeliaukio kirkko)
Igreja luterana, é uma obra arquitectónica moderna, idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. A sua construção teve início em 1968, tendo sido terminada e inaugurada em 1969. Foi construída a partir de uma rocha maciça de granito, cujo interior foi extraído, para dar forma às paredes. A cúpula de cobre é praticamente a única parte da estrutura que é visível a partir do exterior. No interior, a igreja é circular, sendo as suas paredes de pedra despida, o que lhe confere uma acústica de grande qualidade, sendo, por essa razão, frequentemente palco de concertos de música clássica. A iluminação é facultada por 180 pequenas janelas, que ligam a cúpula às paredes. Possuí uma varanda que permite observar a igreja de cima para baixo.




Praça do Mercado de Kauppatori
É uma das praças mais importantes de Helsinquia. Durante o período da primavera ao outono, realiza-se uma feira ao ar livre e ali se vendem especialidades tradicionais e da época, vegetais, frutas, artigos de artesanato e souvenirs. No centro da praça, encontra-se o Obelisco "Pedra da Czarina", foi erguido em 1835 para celebrar a visita do Czar Nicolau e da Czarina Alexandra. No topo está a águia de duas cabeças, símbolo da Rússia Imperial. 




Mercado Antigo (Old Market Hall)
Localizado perto da Praça do Mercado, está a funcionar desde 1889. Ali se encontram vários produtos gastronómicos como queijos, carnes, peixe, frutas, doces, especiarias e cafés entre outros.




Monumento a Sibelius
Localizado no Parque Sibelius, foi construído em 1967 pela escultora Eila Hiltunene. É um monumento em aço, dedicado ao compositor finlandês, Jean Sibelius génio da música sinfónica do século XX.




Catedral Uspenski (Uspenskin Katedraali)
Localizada no cimo de uma colina, é a principal catedral ortodoxa da Finlândia e foi projetada pelo arquiteto russo Aleksey Gornostayev. Dedicada à Dormição dos Theotokos (a Virgem Maria), o seu nome vem da palavra eslavo Old Church uspenie, que denota a Dormição. 





Helsínquia é uma cidade encantadora!




O nosso próximo destino foi: São Petersburg

4 comentários:

  1. Mucha belleza hay en cada una de estas fotografías. Seguro que has disfrutado muchísimo en tu viaje.

    Besos

    ResponderEliminar
  2. Amei as imagens! Agradeço a partilha!

    Degraus, duma vida em movimento
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui, mas sempre quis ir à Finlândia, e pelas fotos é realmente linda
    Aquele monumento a Sibelius saltou-me à vista. Incrível
    Parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...