11/03/2022

Visitando KIRUNA (Lapónia)




Quando estive de férias na Suécia para além de Gotemburgo, fomos também até à Lapónia.

Hoje vamos passear e conhecer um pouco da branca e linda cidade de:

Kiruna




Kiruna é a cidade mais setentrional da Suécia, situada na província da Lapónia, no condado de Norrbotten. O centro da cidade é construído na colina Haukavaara a uma altitude de 530 m, acima do rio Torne ao norte e do rio Kalix ao sul. O seu aeroporto fica a sudeste da cidade a cerca de 8 km por estrada. Tem alguns voos diários que conectam Kiruna a Estocolmo, diretamente ou via Luleå ou Umeå.






Estando localizada a 145 km (90 milhas) ao norte do Círculo Polar Ártico, Kiruna tem um clima subártico com verões curtos e frios e invernos longos e muito frios.




A cobertura de neve geralmente dura do final de setembro a meados de maio, mas a queda de neve pode ocorrer durante todo o ano.




O sol da meia-noite ocorre entre 28 de maio e 16 de julho (50 dias), e as noites brancas duram do início de maio ao início de agosto. A noite polar dura de 11 de dezembro a 1 de janeiro (22 dias), os limites exatos dependem da topografia local.






Ficámos instalados em dois hotéis diferentes, um quando chegamos a Kiruna e outro quando regressámos de Abisko. Na chegada escolhemos o Hotel Kebne. Um hotel bem acolhedor, o quarto era agradável, o pequeno almoço com variedade, tinha sauna gratuita e ficava a 1,8 Km da Central Station de Kiruna.




O hotel selecionado antes da nossa partida de Kiruna foi o Hotel Bishops Arms Kiruna, ficava situado no centro da cidade, tinha da parte de baixo um tradicional pub britânico, os quartos eram espaçosos e tinha um bom pequeno almoço.




Fomos conhecer a sua igreja que é espectacular, completamente diferente das que ao longo do tempo já tinha visitado. Kiruna Church, é um dos maiores edifícios de madeira da Suécia. O exterior é construído em estilo neogótico, enquanto o altar é em Art Nouveau. Cá fora estava um frio imenso, mas mal se entrava a sensação de bem estar e conforto era incrível.




Perto de Kiruna estão as montanhas Kiirunavaara e Luossavaara. Kiirunavaara é a maior mina de minério de ferro subterrânea da Europa e é o principal recurso económico da cidade. Luossavaara é uma antiga mina que agora é utilizada como pista de esqui.




Na economia de Kiruna há a salientar a mineração que desempenha um papel muito importante quer como fonte de rendimento nacional quer a nível de postos de emprego para a zona local e adjacentes. Tal como acontece com a maior parte do norte da Suécia, a área é rica em magnetita, que é extraída para produzir vários produtos de minério de ferro que são transportados por ferrovia para o porto de Narvik, na Noruega, para serem enviados a clientes de todo o mundo. A mineração em larga escala em Kiruna começou no século XIX, na época em que a principal empresa de mineração sueca LKAB foi fundada (1890).

Devido à mina estar localizada muito perto da cidade, como opera com elevadas temperaturas, está a levar à erosão das terras, aumentando a possibilidade de desabamentos, o que colocaria em risco os habitantes e as infraestruturas. Assim, vários edifícios terão de ser movidos ou demolidos e o centro da cidade deverá ser deslocado 3 quilómetros para leste.




O turismo tem também um papel importante e no inverno, o Icehotel e as Auroras boreais atraem os visitantes.




A longa e segura cobertura de neve, que geralmente dura de outubro a maio, e lagos e rios congelados facilitam o esqui cross-country e alpino, trenós puxados por cães e motos de neve. Há escalada no gelo nas montanhas e patinagem no gelo em lagos ou rios. O festival anual de neve é realizado no último fim de semana de janeiro e inclui saltos de scooter, corridas de renas e um concurso de esculturas de gelo.




No meu próximo post irei mostrar a nossa visita ao incrível Hotel de gelo de Jukkasjärvi, que fica a cerca de 15 km a leste de Kiruna, junto ao rio Torne, na aldeia de Jukkasjärvi. Este hotel é composto por duas partes distintas, uma que se mantêm ao longo do ano e outra que é reconstruída todos os invernos com gelo retirado do rio Torne, que é depois esculpido por diferentes artistas tornando os quartos verdadeiras obras de arte (geladas).




Texto Explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais


13 comentários:

  1. Viram por lá o Pai Natal?
    Belas fotos.
    .
    Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria!!
    rsssss, amiga...o que é isso!!!
    Que frio, é lindo de ver, de ficar um fim de semana, e voltar correndo!!!
    No sul do Brasil tem 2 regiões muito frias, na Serra, em 2 Estados, mas não chegam a tanto, e mesmo assim é desagradável se não houver estrutura para o frio intenso. Frio assim, só pra turista ver e se mandar!!! rss
    Deve ser muito lindo ver ao vivo uma paisagem assim!
    Um bom fim de semana,
    beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Tanta neve! Que fotos espectaculares!

    Beijinhos, amiga! Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Uma beleza indiscritível!. Agradeço pelo facto de partilhar comigo/connosco tanta coisa linda:)
    ~~
    É tão cinzenta a paisagem...

    Beijos. Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria!

    Deve ser ima beleza indescritível de se ver
    suas fotos nos trazem um pouco disso.
    Amei ver e conhecer através de suas palavras e lentes.
    Tenha uma semana iluminada.
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  6. Olá, amiga Maria, gostei muito dessa tua belíssima postagem, com fotos brancas de neve, viagem que deve ter sido exitosa pra vocês, pois pelo que se vê é um país de extraordinária beleza.
    Agradeço, a minha amiga, pela partilha dessa sua viagem.
    Votos de um ótimo domingo, com saúde e paz para toda a família.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Maria deve ser uma boa experiência esta viagem ao gelo.
    Mas confesso que não me inspira tanto frio.
    Lindas fotos amiga.
    Mais uma bela partilha e apresentação de lugares interessantes.
    Beijo de paz.

    ResponderEliminar
  8. Ui que Frio!!!
    Corajosos :)
    Viagem bela, Maria, com tanta informação
    que apetece passar uns dias ali, ver o sol
    da meia noite, a noite branca que dura
    tanto tempo!
    Como o nosso planeta é belo! Diferentes
    paisagens que nos encantam.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Muy buenas imágenes de la nieve. Yo creo que cuando me llega la hora de viajar, me puede más el frío, aunque haya mucho que ver.

    Besos

    ResponderEliminar
  10. Está na lista... (sorrisos)

    Mas ainda não sei quando. Este ano penso que vou ser obrigado a tirar 15 dias de férias em agosto, alguma sugestão?

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiang Mai na Tailândia é um lugar fantástico.
      Poderá ver algumas informações e fotos no link abaixo:
      https://ferias-paratodos.blogspot.com/2019/08/ferias-em-chiang-mai-tailandia.html
      Abraços

      Eliminar
  11. Hi Maria,
    I have never been to the northern part of Scandinavia in wintertime, but I visited the south of Finland in winter several times. So, a lot of pictures look familiar and bring back good memories. Although it sometimes has been very cold ( - 30 degrees Celsius) it has everytime been a great experience. I can imagine you had a great time over there, looking at your pictures.
    Greetings, Kees

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...