Portugal tem locais encantadores, hoje vamos divagar por um desses sítios muito especiais, Piodão.
Foto: Flickr_Graça Vargas
Piodão é uma freguesia do concelho de Arganil, que inclui as aldeias de Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Foz d`Égua, Barreiros, Tojo, Fórnea, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.
Foto: Panoramio_Silgab
A aldeia, de Piódão, situa-se na encosta da Serra do Açor e é uma das aldeias mais antigas do país, tendo sido classificada como imóvel de interesse público em 1978.
Foto: Wikipedia_MarioM
A aldeia ter-se-á desenvolvido de um anterior Castro lusitano “Casal de Piodam”, hoje em dias em ruínas.
Foto: Panoramio_Sergio Lourenço
As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul.
Foto: SkyscraperCity: Daniel Tiago
As ruas que se erguem pela encosta e os becos estreitos onde se alinham as casas são pavimentados com o mesmo tipo de rocha. É uma aldeia de lousa e um conjunto arquitetónico de construções distribuídas em anfiteatro.
Foto: Trekheart_Rupes
O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”.
Fonte: Olhares_Lopes
Os seus monumentos relevantes são:
■ A Igreja de Nossa Senhora da Conceição , igreja matriz do século XVII, situada na praça principal, toda branca contrasta com o negro das casas de xisto.
Foto: Wikipedia_MarioM
■ A Igreja de São Pedro, situa-se no cimo da povoação.
■ O Museu do Piódão, localiza-se na praça principal, é uma extensão do Museu Etnográfico de Arganil que recorda a vida da aldeia. Com muitas peças doadas pelos habitantes, funciona como uma mostra da memória colectiva da freguesia de Piódão.
Foto: www.topvisitportugal.pt
■ A Capela das Almas
Foto: DAQUI
■ A Fonte dos Algares
Foto: www.trekearth.com_udo
A produção artesanal é muito característica nesta aldeia e corresponde a objetos de xisto, como miniaturas das casas de Piódão, cestaria, colheres e gamelas de madeira.
Foto: SkyscraperCity: Daniel Tiago
■ Aldeias de Foz e de Chãs de Égua
É bem longínqua a origem das Aldeias da Foz e de Chãs de Égua, como se comprova pelas cinco dezenas de pinturas rupestres do Neolítico e da Idade do Bronze que foram descobertas na zona da aldeia de Chãs d’Égua. Pensa-se que topónimo de Chãs d’Égua virá do tempo de ocupação romana, por aqui serem criadas as éguas destinadas a serem atreladas nos carros de desporto e combate.
Foto: Email recebido
Foz d’Égua é um local muito especial, cheio de magia e encanto.
Foto: www.panoramio.com_Cláudio
Uma pequena aldeia também caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, e igualmente com as suas típicas casas de xisto e lousa.
Fotos: email recebido
Na Foz d´Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco alguns quilómetros mais abaixo, em Vide.
Foto: Flickr_ Rodrigo Amorim Costa
Piodão está integrada no projecto das aldeias históricas de Portugal, é realmente um local fascinante.
Vá visitar, Vale a pena.
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.infopedia.pt/; www.guiadacidade.pt/; http://www.aldeiasdememoria.com/; http://viagenstravel.com/; www.inatel.pt; www.Trekearth.com; www.flickr.com; www.skyscrapercity.com; www.panoramio.com; email recebido com PPS de Helder Barros, outros.
Foto: www.inatel.pt
Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.
Minha querida, fiquei absolutamente encantada com toda a beleza deste lugar...amei, adoraria poder visitar pessoalmente estes lugares.
ResponderEliminarDoce semana amiga, beijos,
Valéria
Olá Maria
ResponderEliminarO nosso Portugal tem cantos e recantos lindíssimos e desconhecidos.Belíssima selecção de fotos dignas de muita arte e talento no clik.
Uma ótima semana
Abraço
Nélia
Realmente, lugares de tirar o folego! Lindos!!
ResponderEliminarAmiga Maria, boa noite, uma linda noite!
Venho aqui neste especial dia para lhe saudar, agradecer por sua amável e fiel presença e sempre generosas palavras lá no meu cantinho das lembranças.
Um lindo dia/noite Internacional da Mulher para voce!
Lembranças,
Ange.
Já visitei, adoro andar sítios menos conhecidos de Portugal!
ResponderEliminarBeijo da Nita
Olá, já estive visitando o Piodão com minha esposa, em Setembro/2011 , maravilhoso, visual de encher os olhos e alegrar a alma. Recomendo este passeio, moradores do Piodão muito prestativos e simpáticos.
ResponderEliminarAbraço a todos
De um casal de Brasileiros