Hoje vamos divagar por mais um jardim fantástico na cidade de Kanazawa no Japão, o Kenrokuen Garden.
Kenrokuen é um dos três mais belos jardins do Japão, foi criado entre a 1620 e 1840 pelo clã Maeda, os senhores feudais de Kaga como seu jardim privado. Várias técnicas de jardinagem foram usadas ao longo destes anos para o completar.
Foto:https://www.traveljapan.com
O nome Kenrokuen significa "Six Attributes Jardim" (os seis atributos de um jardim). Para ser o jardim perfeito, deverá ter os seis atributos: espaço, reclusão, artifício, antiguidade, cursos de água e panoramas. Por uma questão de fato, é difícil encontrar um jardim, mesmo com três ou quatro destes atributos. No entanto, Kenrokuen tem todos eles!
Foto: http://www.kanazawa-tourism.com
Vamos conhecer alguns dos seus pontos principais:
A lagoa Kasumiga-ike
Kasumiga-ike Pond – esta lagoa está localizada em torno do centro de Kenrokuen, e é o maior lago do jardim. A lagoa tem lugares com paisagens lindíssimas e organizadas à sua volta, como a casa de chá Uchihashi-tei, a lanterna Kotoji a ponte Niji-bashi, e ilha Horai.
Foto: wikipedia_Author 663highland
Kotoji Lantern
As Lanternas de pedra são um componente indispensável de jardins japoneses. Há 18 tipos de lanternas de várias formas e tamanhos em Kenrokuen. As de duas patas, Lantern Kotoji são as mais famosas. "Kotoji" é a ponte do koto japonês (harpa), que suporta as cordas. Esta Lanterna Kotoji tornou-se o símbolo da prefeitura de Ishikawa devido à sua forma original.
Uchihashi-tei Tea House
Uchihashi-tei é uma das quatro casas de chá em Kenrokuen. A casa é suportada pelas pernas de pedra, mas parece que flutua na Lagoa Kasumiga-ike.
Foto: wikipedia_Endroit
Gankou-bashi Bridge
Gankou-bashi é uma ponte feita de 11 pedras em forma de tartaruga representando gansos em formação a voar. É também chamado de "Tortoise Shell Bridge" por causa da forma de cada etapa.
Foto: wikipedia_Rei
Foto: http://www.shozen.net
A abundância de água derramada em ribeiros sinuosos, enche as lagoas e cascatas. Esta grande quantidade de água deve-se a um belo rio chamado Saigawa que está localizado um quilômetro para o sul. O leito do rio atinge uma altitude de 100 metros acima do nível do mar a cerca de 10 quilômetros de Kenrokuen. Um terço dos canais da área de água construídos em Kenrokuen recebe o seu fluxo de água sem o auxílio de dispositivos mecânicos. A construção do sistema de água foi concluída em 1632 e ainda opera perfeitamente.
Foto: wikipedia_Author 663highland
Shichi-fukujin-yama (Seven Lucky Gods Hill)
Shichi-fukujin-yama (Sete Colina dos Deuses da Sorte), deve o seu nome às sete pedras de formato natural que estão organizadas como os sete deuses da sorte. Transmite a atmosfera do tempo antigo com correntes de vento, construída em cima do monte e com lanternas de pedra Yukimi.
No final de abril até ao inicio de maio as cerejeiras - Kikuzakura (Chrysanthemum Cherry) - florescem e com as suas 300 pétalas em cada flor tornam o parque ainda mais magnifico.
Foto: wikipedia_Author Jovandavid
Meiji Monument
O Monumento Meiji é dedicado aos soldados que morreram na batalha Seinan. Foi erguido em 1880 e acredita-se que foi a primeira estátua de bronze no Japão. A estátua de Yamatotakeru-no-Mikoto encontra-se no centro e o monumento para as vítimas da guerra à esquerda.
Foto: http://turismo.culturamix.com
Shigure-tei
Shigure-tei é uma casa de chá reconstruída em 2000, juntamente com o desenvolvimento de um novo jardim adjacente à casa de chá.
Foto: http://www.globeimages.net
Sekirei-jima (Wagtail Island)
O nome de Sekirei-jima vem do mito japonês que uma alvéola ensinou o primeiro deus e deusa (Izanagi e Iganami) como fazer uma criança. A frente do portão de torii tem um painel de pedra com a inscrição "Sanja (três santuários)" e as três pedras na ilha representam nascimento, casamento e morte, que simbolizam os três principais cerimônias da vida.
Foto: http://www.gojapango.com
Neagari Matsu
Neagari é um pinheiro incomum que mostra mais de 40 raízes grandes e pequenas levantadas a cerca de 2 metros do chão. Foi plantado perto do lago Biwa a partir de sementes pelo 13th lord Nariyasu de Karasaki. É um dos marcos da Kenrokuen.
Foto: wikipedia_Fg2
Hisago-ike
Hisago-ike é uma das lagoas de Korakuen, ela tem várias pequenas e grandes ilhas, simbolizando a juventude perpétua e longevidade.
Foto: http://www.kanazawa-tourism.com
No centro de Hisago-ike, situa-se o Kaisekito Pagoda , um pagode com 4,1 metros de altura. Nesta lagoa encontra-se também a cascata Midori-taki que pode ser apreciada em toda a sua beleza, a partir de casa de chá Yugao-tei estando do outro lado da lagoa. Esta cascata artificial tem 6.6m de altura e 1,6 m de largura.
Foto: wikipedia_Endroit
A lagoa está ligada por terra à casa de chá Yugao-tei , o edifício mais antigo no jardim, construído 1774, na mesma altura que a cascata.
Foto: http://www.japaneselifestyle.com.au
Fountain
Diz-se que esta fonte é a mais antiga do Japão. A água da fonte vem da lagoa Kasumiga-ike, e jorra devido à pressão natural causada pela diferença nos níveis de superfície dos dois lagos.
Foto: http://www.globeimages.net/
Ishikawamon Gate
Este complexo é um dos poucos remanescentes do que foi outrora a residência dos poderosos governantes do castelo feudal de Ishikawa.
Foto: http://www.japaneselifestyle.com.au/
Seisonkaku Villa
Seisonkaku é a residência de aposentadoria construída em 1863 pelo XIII lorde do clã feudal Maeda para a sua mãe. O interior é aberto ao público como museu da era samurai. O abrir do portão vermelho para Kenrokuen indica que a residência pertencia a uma mulher de alto escalão.
Foto: http://alljapantours.com
Korakuen é um jardim maravilhoso que pode ser apreciado durante todo o ano, pois tem uma beleza muito especial em cada estação.
Foto: Wikipedia_Chris Gladis
Foto: http://www.igpoty.com
O visitante perde-se da realidade conseguindo sentir toda a harmonia e equilibrio que existe entre o que foi construído pela mão do homem e a natureza. Caminhar ao longo dos lagos, apreciar as pitorescas colinas, os riachos, pontes, as tradicionais casas de chá rodeadas de árvores antigas, é deixar divagar a alma .
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.japaneselifestyle.com.au/travel/kanazawa_kenrokuen_garden.htm; http://www.kanazawa-tourism.com/; http://www.globeimages.net/; http://www.igpoty.com; http://turismo.culturamix.com; http://alljapantours.com; http://www.gojapango.com; outros
Foto: wikipedia_Endroit
A net é uma janela para o mundo e mesmo sem nos deslocarmos fisicamente podemos sempre viajar e conhecer locais incríveis por esse mundo fora.
Amiga Maria:
ResponderEliminarNunca o título do teu blogue foi tão apropriado, pois alarguei os meus horizontes com esta magnífica viagem virtual.
beijinhos e boa semana
Em Curitiba temos a Praça do Japão com jardins temáticos (em tamanho menor) bastantes parecidos com as das suas fotografias. Um abraço, Yayá.
ResponderEliminarA exuberância das imagens e a clareza dos textos fazem deste "jardim" um modo simples de viajar.
ResponderEliminarObrigada
Maria, como são repousantes e delicadas estas fotos.
ResponderEliminarA natureza é belíssima no japão! Realmente eles cuidam e se dedicam a ela.
Mais uma viagem com você! Obrigada.
beijos, amiga.