Zipaquirá é uma das mais antigas cidades da Colômbia, no departamento de Cundinamarca, conhecida principalmente pela sua Catedral de Sal, uma igreja subterrânea construída dentro de um depósito de sal num túnel feito como resultado da escavação das salinas.
A acumulação salina no meio da cordilheira oriental colombiana formou-se há mais de 70 milhões de anos quando ainda existia um mar que ocupava toda a região. Ao formar-se a Cordilheira Oriental, esse mar secou e deixou um enorme depósito de sal sepultado que se solidificou até chegar à formação de rochas de sal. A acumulação dos depósitos de sal formaram montanhas acima do nível do altiplano, o que facilitou a escavação de túneis para a sua extração.
Em 1932, Luis Ángel Arango teve a ideia de construir uma capela subterrânea levado pela devoção que os operários demonstravam antes de iniciar a sua jornada de trabalho. Estes enfeitavam os socavões com imagens religiosas dos seus santos aos que pediam bênção e protecção.
A construção da catedral antiga começou a 7 de Outubro de 1950 e foi inaugurada a 15 de Agosto de 1954 nas antigas galerias cavadas pelos muiscas dois séculos antes. A mina possuía então quatro níveis de escavação, cada um de eles com um comprimento de 80 m . A Catedral Salina estava situada no segundo nível da montanha.
A Basílica foi dedicada a Nossa Senhora do Rosário, Padroeira dos Mineiros e tinha um comprimento de 120 m, uma superfície habitável de 5.500 m² e uma altura de 22 m . No seu interior podia albergar 8.000 pessoas. Ao fundo da basílica localizava-se uma grande cruz de madeira, iluminada desde a sua base e que projectava sobre o teto uma sombra que simbolizava a um Cristo com os braços abertos. Na nave direita encontravam-se o coro e as estações do Via Crucis decoradas com grandes números romanos dourados. No fundo desta nave situava-se a capela da Virgem do Rosário, em cujo altar lavrado na rocha estava a imagem da Virgem, moldada por Daniel Rodríguez Moreno, transferida posteriormente para a capela nova.
Com o passar dos anos a primeira Catedral começou a ser insegura e foi fechada em 1990. Em Dezembro de 1995 foi inaugurada a actual Catedral, que se situa 60 m por baixo da Catedral antiga, a cerca de 180 metros sob a terra. Para construí-la extraíram-se 250 mil toneladas de rocha de sal. Esta mina é a maior reserva de rocha salina do mundo.
É um projeto do arquiteto Roswell Garavito Pearl. O desenho compreende as seguintes três secções principais:
♦ O Via Crucis: A porta de ingresso que conduz ao túnel, ao longo do qual se encontram as estações do Via Crucis, que consistem em pequenos altares talhados em rocha de sal. O túnel conduz até à Cúpula.
♦ A Cúpula, a rampa de descenso e as varandas: A seção intermédia parte desde a Cúpula e daí se pode descer para as varandas sobre as câmaras, o coro e as escadas do labirinto do Nártex.
♦ As naves da Catedral: O trecho final conduz ao centro da Catedral onde se dividem as estruturas espaçais da mesma. Estas estruturas estão intercomunicadas por uma fenda que simboliza o nascimento e morte de Cristo. Na nave central está a cruz de 16 m, o altar-mor e o comungatório que separa o santuário da Assembléia; na profundeza da nave encontra-se "A Criação do Homem", homenagem a Michelangelo, obra talhada em mármore do escultor Carlos Enrique Rodríguez Arango.
Quatro imensas colunas cilíndricas simbolizam os quatro evangelistas e estas estão atravessadas por uma fenda que simboliza a Natividade. O sistema de iluminação azul colocado nas paredes acentua o ambiente religioso das grutas.
A Catedral faz parte do complexo temático O Parque do Sal, o qual tem uma área de 32 ha e constitui uma reserva natural.
Para conhecer mais informações sobre este local incrível pode visitar o site Oficial: Catedral de Sal
Fontes e Fotos: Wikipedia, Flickr, http://www.catedraldesal.gov.co/, http://www.colombia.travel/, TrekEarth, outros net
* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
Sem comentários:
Enviar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.