11/01/2013

Jardins do Templo Bahai, em Haifa


Foto: Wikipedia_EdoM


Os Terraços da Fé Bahá'í, também conhecidos como os Jardins Suspensos de Haifa em Israel são de uma beleza e grandeza impressionantes.


Foto: Wikipedia_Zvi Roger

Localizados no coração de Haifa, estes jardins são um projecto do arquiteto Fariborz Sahba do Irão, e dos engenheiros estruturais Karban e Co. de Haifa.


Foto: www.bahaipictures.com


foram abertas ao público em Junho de 2001. Em julho de 2008, o Jardim Bahá'í em Haifa bem como o de Akko foram inscritos no Património Mundial da UNESCO, em reconhecimento do seu" valor universal excepcional ", como lugares sagrados e lugares de peregrinação para os seguidores da Fé Bahá'í,

Foto: www.bahaipictures.com


Os terraços (patamares) representam os primeiros dezoito discípulos do Báb. Os jardins compreendem uma escadaria de 19 terraços que se estendem por todo o caminho até a encosta norte do Monte Carmelo.


Foto: www.bahaipictures.com


Existem nove terraços antes do terraço do Santuário do Báb e nove acima do Santuário. No terraço central, com vista para a baía em direção a 'Akko, fica o Santuário de cúpula dourada de Báb,obra do arquiteto William Sutherland Maxwell. Com paredes de mármore italiano e pilares de granito, é o lugar de descanso do Profeta-Arauto da Fé Bahá'í.


Foto: www.bahaipictures.com


O Santuário foi projetado usando uma combinação impressionante de estilos arquitetónicos do ocidental e do Oriente. Os maravilhosos pilares de granito foram construídos em estilo clássico romano.


Foto: Wikipedia_JalalV


Os seus capitéis são influenciados pela arte grega antiga, enquanto os seus impressionantes arcos adicionam um toque Oriental único.


Foto: www.bahaipictures.com


Os jardins foram projectados em nove círculos concêntricos organizando a geometria dos dezoito patamares. Os patamares foram concebidos como sendo gerados a partir do Santuário do Báb.


Foto: www.theaussienomad.com


O terraço mais alto contém os Jardins Persas, com sua topiaria (poda ornamental) esculpida em estrelas de oito pontas.


Foto: TrekEarth_Tomernayer


A combinação de elementos naturais de luz e água desempenharam um papel importante na concepção dos jardins.

Foto: www.bahaipictures.com


A paisagem foi enriquecida também através de outros ornamentos, como arte em pedra e metal, lindas fontes, cascatas, extensos relvados e uma variedade de cores provenientes de belas flores.


Foto: www.bahaipictures.com


Foi dada especial atenção à conservação do meio ambiente no planeamento dos jardins.


Foto: Wikipedia_Guillaume Paumier

Foto: Wikipedia_Michael+Paul+Golimer


Os jardins estão ligados por um conjunto de escadas ladeados por correntes de água em cascata que caem pela encosta da montanha.


Foto:loncaricster_www.world_travel_photos.com

Para ajudar a poupar água, foi implementado um avançado sistema de irrigação. Este sistema é feito através de computador controlando centenas de válvulas para distribuição de água ao longo dos jardins por aspersão e gotejamento. Este processo é feito à noite e no início da manhã, para evitar o desperdício de água por evaporação. A água que flui ao longo da escada circula num sistema fechado no interior de cada um dos terraços, de modo que pouca água é desperdiçada.


Foto: www.bahaipictures.com


Embora diferentes partes dos jardins ofereçam uma grande variedade de experiências, elas têm em comum caminhos de cascalho, árvores, sebes e canteiros de flores.


Foto: Phase_Biorn McGinley

Foto: www.bahaipictures.com


Jardinagem meticulosa ao longo do caminho muda gradualmente com plantações diversas de árvores nativas e flores silvestres destinadas a recriar a paisagem natural da região.


Foto: TrekEarth_dovi


Esta rica e grande variedade de plantas espalhadas por uma extensa área do Monte Carmelo formam uma pequena "reserva natural" que atrai animais selvagens e contribui para a qualidade do meio ambiente.


Foto: TrekEarth_cookem


A diversidade de vegetação e flores cria uma tapeçaria colorida de beleza e encanto ao longo de todo o ano.


Foto: Panoramio_Ion Paul


Os jardins enquadram vistas panorâmicas sobre a cidade, as colinas da Galiléia e o Mar Mediterrâneo.


Foto: www.bahaipictures.com


Nas primeiras horas da noite, lâmpadas decorativas iluminam todos os terraços concentrando a sua atenção no Santuário do Báb que brilha no centro como uma jóia preciosa.


Foto: www.bahaipictures.com


Site Oficial: “The Bahá'í Gardens

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tour-haifa.co.il/; http://www.ganbahai.org.il/: http://www.goisrael.com.br/; http://www.world-travel-photos.com/; http://israelandbeyond.me/; http://www.theaussienomad.com/featured-photos/bahai-gardens-haifa-israel/


Foto: Trekearth_Zion_levy


Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

4 comentários:

  1. Olá! Como vai voce?

    Isso é perfeição de tanta beleza!
    Os jardins e/ou terraços são espetaculares.

    Beijos!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

  2. Que maravilha, Maria!
    E que jardinagem!
    Obrigada por este espetáculo.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Maria:
    Um verdadeiro deslumbramento estas imagens.
    Aqui sempre viajo por locais que doutro modo não conheceria.
    Obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá prazer conhecer o blog! Em Abril estou indo conhecer este lugar incrível! Espero tirar fotos tão bonitas quanto estas! Abraço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...