27/07/2014

VIAGEM A ITÁLIA - ROMA - VATICANO




Da minha viagem em abril por Itália já mostrei MILÃO, VERONA, PÁDUA, VENEZA e FLORENÇA e SIENA e ASSIS. A nossa última paragem foi em ROMA. Inserido no centro da cidade, mas sendo completamente independente de Itália, está o Estado Soberano do VATICANO




O Estado da Cidade do Vaticano é o menor país do mundo, tanto em população quanto em área. A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico. 





Formalmente constituído em 1929 com a configuração actual, o Estado do Vaticano, possuí um riquissimo património artistico, hitórico e cultural, tendo sido considerado pela UNESCO como Património Mundial. 





A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça.




Magnifica é a Praça de São Pedro, foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se no centro um obelisco de 40 metros de altura, incluindo a base e a cruz no topo, que data do século I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula. 







Na balaustrada das colunas, que tem 17 metros de largura, existem 140 estátuas de santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas. 





A pedido do Papa João Paulo II, como agradecimento pela proteção que Maria lhe teria dado, a quando do atentado que tinha sido alvo, foi colocada numa fachada de um edificio do palácio apostólico, onde anteriormente se encontrava uma janela, um mosaico com mais de 2,5 metros com a imagem de Maria segurando o Menino Jesus. Na base do mosaico foi representado o escudo de João Paulo II com o seu lema: "Totus Tuus".





No topo da praça, está a belíssima Basílica de São Pedro, o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. A sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Miguel Ângelo, Rafael e Bernini. Está especificamente classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.





Ficamos logo deslumbrados ao entrar quando podemos apreciar do lado direito, a magnífica obra de Michelangelo, a Pietà. Após um incidente em 1972, quando um indivíduo danificou a escultura com um machado, foi instalado um vidro de proteção.


 


Sobre o altar principal está o Baldaquino de bronze doirado, tem quase 30 metros de altura e foi construído entre 1624 e 1633 por Gian Lorenzo Bernini. Por baixo do Baldaquino encontra-se o Túmulo de São Pedro, um local que inclui diversas sepulturas e necrópoles.





Escultura de S. Pedro, obra do arquiteto e escultor italiano Arnolfo di Cambio.





No próximo post vamos apreciar os Museus do Vaticano.


1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...