28/09/2014

Divagar pelos Jardins e Castelo de Breteuil

Localizados em Choisel (departamento francês de Yvelines), no vale de Chevreuse, 35 km ao sul de Paris, os jardins do castelo de Breteuil foram listados pelo Ministério da Cultura francês como "Jardins Notáveis ".

Foto: wikipedia_Jebulon

Foto: www.breteuil.fr  

Foto: Wikipedia_www.breteuil.fr   


Breteuil foi construído sobre um promontório e domina o Parque Natural do Vallée de Chevreuse em França, tendo sido objecto de melhorias contínuas desde à 400 anos.


Foto: www.skyscrapercity.com


O magnífico parque, que abrange 75 hectares, pode ser redescoberto como a mudança das estações : alguns visitantes encontrarão espécimes botânicos interessantes , outros um labirinto e área de jogo , mas todos vão certamente encontrar um lugar esplêndido para relaxar.


Foto: wikipedia_Lionel+Allorge


O jardim francês está localizado em ambos os lados do castelo, formando um magnífico pano de fundo. Este jardim deve muito a Henri de Breteuil , avô do actual Marquês de Breteuil que , 1897-1903 , com a ajuda dos arquitetos paisagistas franceses Henri e Achille Duchene , redesenhou os jardins para fornecer ao “Château” um cenário majestoso. Aqui se encontra um belo lago ornamental chamado " Espelho de Água ", que forma um magnífico pano de fundo para o castelo.


Foto: Wikipedia_www.breteuil.fr      


Estes jardins são delimitados por um parque de estilo Inglês, dispostas numa das encostas da Vallée de Chevreuse. O jardim de estilo Inglês é também designado de “Jardim dos Príncipes”, como homenagem à amizade entre a família Breteuil e a família real britânica .


Foto: wikipedia_Lionel+Allorge


A restauração do “Princes Gardens” começou em 1991 sob a liderança de Séverine de Breteuil com o mestre paisagistico René Pechere e o arquiteto-chefe Jean Claude Rochette. O jardim inclui plantas perenes, peônias, cerejeiras e arbustos de todos os tipos.


Foto: www.trekearth.com_Copyright_cedric+DEVARENNE


O Labirinto, realizado em 2000, está situado sob o terraço do laranjal, ficando atrás do “colombier médiéval” (pombal medieval) e veio substituir um outro antigo labirinto. Foi Claude-Stanislas de Breteuil (1730-1783), que iniciou a criação deste bosque quimérico feito entre 1772 e março de 1773.


Foto: www.breteuil.fr


Uma visita a Breteuil significa também visitar o castelo e descobrir as suas obras de arte e a sua história , que é trazida à vida através das 50 figuras de cera do Museu Grévin . O castelo está aberto ao público desde 1967. As coleções incluem pinturas Royal Castle e móveis do século XVIII.


Foto: wikipedia_Jebulon


Na primavera é uma explosão de aromas e côr. Tudo floresce, as tulipas, dálias, árvores de fruto, os tufos de rododendros, tapetes de ciclâmes selvagens bem como as árvores marcantes que pontuam o " Caminho das Árvores Notáveis”. É de salientar dessas Árvores Notáveis os cedros do Líbano plantados nos tempos da rainha Marie-Antoinette ( século XVIII ) , árvores de carvalho Tricentenário , castanheiros plantados nos tempos do rei Henrique IV ( início do século XVII ) , Cipreste , choupos e muitos outros tipos de árvores. Aqui os amantes da natureza podem desfrutar da paz e beleza do lugar .


Foto: www.breteuil.fr

Foto: www.breteuil.fr


Um local especial para passear ou simplesmente relaxar, Breteuil é uma ilustração de quatro séculos de história dos jardins em França, tornando-se um processo mágico de descoberta e encanto.
 


Foto: www.breteuil.fr


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.francemostbeautifulgarden.com; http://www.breteuil.fr/; outros net; http://www.vallee-de-chevreuse.com; http://www.lesplusbeauxjardinsdefrance.com/;

2 comentários:

  1. Olá! Boa tarde... Maria Rodrigues
    Passei hoje por aqui e permita-me fazer o seguinte comentário:
    Excelente passeio, gostei imenso de passear por esses belos jardins.
    Prometo voltar brevemente.
    Um abraço de:
    Um Raio de Luz e fez-se Luz - Algarve

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Que linda postagem, adoro jardins, flores! Amo a natureza!
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...