01/09/2014

Visita ao Castelo e Convento de TOMAR



No fim de semana que fomos ter com o Pedro à Praia Fluvial dos Cardigos de regresso a casa decidimos almoçar em Tomar. Não conheciamos a cidade e como a achamos tão interessante decidimos voltar lá para a conhecer melhor e é claro desta vez com o nosso filhote.





Como sabem, adoro tirar fotos e por isso para poder mostrar tudo o que quero, vou repartir esta minha pequena "reportagem" em quatro partes, "Castelo e Convento de Tomar", descobrindo a Cidade, Alojamento e Janelas de Tomar. Chegamos na sexta feira à tarde, sabado de manhã começamos a nossa "descoberta" subindo até ao Castelo e indo apreciando a vista.









O Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, foram declarados Património Mundial pela UNESCO.




Começamos a nossa visita pelo Convento de Cristo. O Convento foi fundado em 1160 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Templários, dom Gualdim Pais, e ainda conserva memórias desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.






Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557).





Fomos percorrendo os diferentes claustros e divisões.













O núcleo do mosteiro é a Charola do século XII, o Oratório dos Templários. É um local lindo só é pena a minha máquina fotográfica não tirar lá muito bem fotos em interiores.








A nave da igreja





Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos.






A famosa janela do Capítulo




Foi executada por Diogo de Arruda, entre 1510 e 1513, segundo o programa iconológico definido pelo rei D. Manuel I.




Subindo e descendo as escadas para ver  a parte superior.






Sempre à descoberta, mesmo que seja necessário baixar um pouquinho para passar ...







O lagar de azeite.




O refeitório




Vendo as "vistas" de uma janela para o refeitório...



Mas não sou só eu que gosto de apreciar as vistas do alto de uma janela, os meus "meninos" também gostam ...



 


O Claustro Principal, foi iniciado por João de Castilho em 1530 / 1533, durante a campanha de D. João III foi parcialmente demolido e substituído pelo actual, da autoria de Diogo de Torralva, que, no essencial, estava terminado em 1562. No final do século, o arquitecto italiano Filipe Terzi terminou a cobertura, no terraço das Ceras. 







Nada melhor do que comer uma frutinha à saída do Convento




E a seguir fomos percorrer as muralhas do castelo



 








Estava terminada a nossa visita, foi uma manhã extremamente bem passada, adoramos conhecer o Convento e o Castelo de Tomar. A proxima "reportagem" será sobre o que vimos e gostámos na cidade.




Fontes explicativas: Wikipedia; http://www.conventocristo.pt/
Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...