Já tinhamos visitado o Museu de História Natural de Lisboa, mas nessa visita não tivemos tempo para apreciar toda a beleza do Jardim Botânico. Hoje vou mostrar como é lindo.
O jardim foi projetado no séc. XIX, na antiga cerca do Colégio Real dos Nobres, para apoiar o ensino da Botânica e Princípios de Agricultura na Escola Politécnica. Os trabalhos de construção do jardim estiveram sob a alçada do Conde de Ficalho Francisco Manuel de Melo Breyner e Andrade Corvo. Edmond Goeze foi o jardineiro-paisagista alemão que começou a dirigir a construção do jardim. Goeze concentrou-se na parte superior do Jardim, onde foram plantadas algumas famílias de dicotiledóneas e algumas gimnospérmicas. O seu sucessor, o botânico francês Jules Daveau, em 1876, desenvolveu a zona inferior do jardim, criando o traçado da Alameda das Palmeiras e inventando um sistema de rega dos riachos e cascatas. A sua inauguração foi em 1878 e em 2010 o jardim foi classificado como Monumento Nacional.
Aqui podemos observar espécimes vegetais provenientes das mais diferentes partes do Mundo, entre as quais sobressaem Cicadácias, palmeiras e figueiras tropicais. Vejam só como são majestosas estas árvores...
O jardim tem 4 hectares onde se encontram lagos, uma magnifica e luxuriante vegetação e caminhos tranquilos por onde podemos passear e divagar...
O borboletário
As flores
No lago toda a suavidade e beleza dos nenúfares
É um espaço lindo que nos permite esquecer por momentos, que estamos no centro da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.