A Ponte Vasco da Gama foi construída entre 1995 e 1998. Atravessando o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, liga o Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, tendo uma saída bem próximo do Parque das Nações.
Tem 12,3 km de comprimento e é a ponte mais longa da Europa e uma das mais extensas do mundo.
O seu nome é uma homenagem à comemoração dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, ocorrida em maio de 1498.
A ponte tem uma esperança de vida de 120 anos, tendo sido projetada para suportar velocidades do vento de 250 km/h, e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte do que o histórico Terramoto de Lisboa, em 1755, sismo estimado em 8,7 na escala de Richter.
As pressões ambientais ao longo de todo o projeto resultaram numa preocupação para a preservação dos pântanos existentes por baixo da ponte, assim como a iluminação noturna da ponte, a qual está inclinada para dentro, de forma a não lançar luz sobre o rio.
Uma semana antes da sua inauguração, a ponte bateu um recorde do Guinness: juntou cerca de 15 mil pessoas, numa mesa com 5 km de extensão, para a maior feijoada do Mundo.
Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais
Mais uma maravilhosa postagem.Amei
ResponderEliminarBeijo e uma excelente semana
Imponente construção, mas lindamente integrada ao ambiente natural. Trouxe facilidades sem comprometer as belezas. Gostei de saber!
ResponderEliminarUm abraço. Boa continuação da semana.
Bjoooo,
Calu
Uma obra fantástica. Adoro lá passar!
ResponderEliminarAbraço
Olá amiga, já passei nessa ponte, é linda, as fotos comprovam, bjs
ResponderEliminarUma beleza enorme. Ainda não tive o prazer de passar por lá, mas já a fotografei do ar.
ResponderEliminarBeijinho.