terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pela Ponte Vasco da Gama




A Ponte Vasco da Gama foi construída entre 1995 e 1998. Atravessando o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, liga o Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, tendo uma saída bem próximo do Parque das Nações.




Tem 12,3 km de comprimento e é a ponte mais longa da Europa e uma das mais extensas do mundo.




O seu nome é uma homenagem à comemoração dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, ocorrida em maio de 1498.




A ponte tem uma esperança de vida de 120 anos, tendo sido projetada para suportar velocidades do vento de 250 km/h, e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte do que o histórico Terramoto de Lisboa, em 1755, sismo estimado em 8,7 na escala de Richter.





As pressões ambientais ao longo de todo o projeto resultaram numa preocupação para a preservação dos pântanos existentes por baixo da ponte, assim como a iluminação noturna da ponte, a qual está inclinada para dentro, de forma a não lançar luz sobre o rio.





Uma semana antes da sua inauguração, a ponte bateu um recorde do Guinness: juntou cerca de 15 mil pessoas, numa mesa com 5 km de extensão, para a maior feijoada do Mundo.






Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

5 comentários:

  1. Mais uma maravilhosa postagem.Amei

    Beijo e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  2. Imponente construção, mas lindamente integrada ao ambiente natural. Trouxe facilidades sem comprometer as belezas. Gostei de saber!

    Um abraço. Boa continuação da semana.
    Bjoooo,
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga, já passei nessa ponte, é linda, as fotos comprovam, bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma beleza enorme. Ainda não tive o prazer de passar por lá, mas já a fotografei do ar.

    Beijinho.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.