10/10/2018

Câmara Municipal de Estocolmo




A Câmara Municipal de Estocolmo ( The Stadshuset ), está localizada na ponta oriental da ilha de Kungsholmen e é um dos edifícios mais importantes de Estocolmo. É o local onde se realiza o banquete do Prémio Nobel e é uma das maiores atracções turísticas de Estocolmo. 




O edifício levou 12 anos em construção e foi inaugurado em 1923. Tem cerca de 8 milhões de tijolos vermelho escuro, tendo sido projectado por Ragnar Österberg.





Alguns dos seus pontos de interesse:

Salão Azul - Originalmente o salão foi projectado para que as suas paredes fossem pintadas de azul, mas Ostberg acabou por gostar tanto do efeito dos tijolos vermelhos que decidiu não o fazer, no entanto, como o local já era conhecido pela população por salão azul, assim permaneceu a designação até hoje. É neste salão que se realiza todos os anos a 10 de dezembro, o Banquete do Prémio Nobel.





Este salão alberga também um dos maiores órgãos de tubos da Escandinávia, com 10.000 tubos e 135 registos.




Sala do Conselho - É o local onde se reúnem os 101 membros da assembleia municipal de Estocolmo. As reuniões estão abertas a visitantes que se podem sentar numa das laterais, o lado oposto é destinado aos jornalistas. 




A Sala Dourada - Esta sala está decorada com mais de 18 milhões de mosaicos em vidro e ouro, criados por Einar Forseth. Conta através dos mosaicos, a história da Suécia desde o século IX até os anos 20 do século XX. São aqui realizadas as galas após o Banquete dos Prémios Nobel. 




Ao fundo da sala, a “Rainha do Lago Mälaren”, ou seja, Estocolmo na sua forma humana está sentada no trono e a seu lado estão figuras e edifícios do resto do mundo.  




Na parte detrás do edifício encontra-se um lindo jardim.





Ao fundo a Torre da Câmara Municipal. Tem 106 metros e no alto encontra-se o símbolo heráldico da Suécia, as Três Coroas. 




Pode ser visitada, mas como existe um limite de pessoas por subida, o bilhete tem de ser comprado para uma determinada hora. Parte da subida pode ser feita por escadas ou elevador, mas a partir de determinada altura terá de ser apenas por escadas. Na subida, a meio da Torre existe um pequeno museu que fala da história do local. 




Do deck de observação a vista da cidade é magnifica.





Texto explicativo: Wikipedia; www.stockholm.se/PageFiles/298723/portugisiska.pdf;
Fotos: Pessoais

4 comentários:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...