22/03/2019

Catedral de Santo Isaac




A Catedral de Santo Isaac é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo, Rússia. A catedral, dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos.




Antigamente, na zona do Almirantado existia uma pequena igreja de madeira dedicada a Santo Isaac da Dalmácia, que se substituiu por outra de pedra, que ficou imprestável em meados do século XVIII. Por último, no princípio do século XIX, decide-se erguer uma nova catedral. Participam no concurso destacados arquitectos da época. Saiu vencedor o jovem arquitecto francês Auguste de Montferrand. As obras prolongaram-se de 1818 até 1858. Tem capacidade para 14 mil pessoas.




Um dos conjuntos de esculturas é o encontro de Santo Isaac de Dolmácia com o Imperador Teodósio. 




Na decoração da Catedral de Santo Isaac empregaram-se 43 tipos de minerais. O zimbório foi revestido de granito, e o interior, paredes e chão de mármores russos, italianos e franceses. 




O seu interior é especatcular, decorado com ícones de mosaicos incrivelmente detalhados, pinturas e colunas revestidas de malaquita e lápis-lazúli. 




Um grande vitral de cores vivas do "Cristo ressuscitado" ocupa um lugar de destaque dentro do altar principal.





Adornam a catedral quase 400 obras entre esculturas, pinturas e mosaicos. 






O domo principal da catedral da cúpula mede 101,5 metros, tem 21,8 m de diâmetro e empregaram-se cerca de 100 kg de ouro. A cúpula é decorada com doze estátuas de anjos por Josef Hermann. Esses anjos foram provavelmente os primeiros grandes esculturas produzidas pelo novo processo, que era uma alternativa para fundição de bronze tradicional de esculturas. O projeto de Montferrand de a cúpula é baseada numa estrutura de ferro fundido.






Pode-se subir até à base da cúpula, de onde se desfruta de uma magnífica vista de São Petersburgo. 





Desde 1931 que a catedral é um museu.




Texto Explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. Olá, querida Maria, mas que fantástica postagem! Que belíssima catedral, as igrejas são geralmente lindíssimas por dentro, mas essa Catedral de Santo Isaac, na Rússia... não conheço nenhuma mais linda! Gosto imensamente de igrejas, é um legado que não tem preço, obras de arte e história.
    Beijo, querida, muitos aplausos para esta postagem.
    Beijo, um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria! Mais uma magnífica postagem, Maria, na qual tu inicias dizendo:

    "A Catedral de Santo Isaac é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo, Rússia. A catedral, dedicada ao padroeiro de Pedro, o Grande, foi construída em estilo predominantemente neoclássico, com a inserção de adornos bizantinos."

    Um excelente final de semana, Maria.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Mais uma postagem brilhante!

    A tela ilusória do meu jardim. [poetizando e encantando]
    Beijo e um excelente fim de semana.

    Visitem também o novo blogue https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Grandiosa construcción con admirable adquitectura. he disfrutado mucho con tu reportaje.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Hola Maria! Agradeciendo tu visita a mi blog, vengo a uno de los tuyos, pues veo que tienes varios...este me llama la atención, pues viajar es algo que no hago pero que me encantaría hacer; por lo pronto me conformaré viendo estas bellas imágenes, jejee. Besos!

    ResponderEliminar
  6. Que lugar mais sagrado e maravilhoso!
    A arte é fenomenal e nos encanta a vista e o coração!
    Gratidão pela rica partilha!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Muy buena serie fotográfica!!!...las fotografías están muy bien compuestas y realizadas con mucho gusto, enhorabuena!!!

    Un gran abrazo, amiga!!! ;)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...