Continuando a mostrar a minha viagem aos "Países Báltico e Rússia", hoje vamos fazer uma breve paragem em Moscovo para visitar:
Praça Vermelha em Moscovo
Muito conhecida pelos grandes desfiles militares, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscovo. O seu nome não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito". A Praça Vermelha, a Catedral de S. Basílio e o Kremlin fazem parte do Património Mundial da UNESCO desde 1990.
Alguns PONTOS TURISTICOS ao seu redor:
Catedral de S. Basílio
A maravilhosa Catedral de S. Basílio, ou Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos, é o ícone da cidade e encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha em frente à Torre do Kremlin. É uma catedral ortodoxa russa, tendo sido a sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561. É composta por 8 capelas ao redor do Templo principal (a torre mais alta), a Capela da Intercessão. As suas cúpulas com cores vibrantes e de diferentes texturas, são absolutamente magnificas. No jardim em frente está uma estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.
Museu Histórico do Estado
No lado oposto à Catedral de S, Basílio, no outro extremo da praça, fica o Museu de História do Estado. Construído por ordem do Imperador Alexandre II, o Museu abriu em 1872 e alberga uma vastíssima colecção de peças e documentos de diferentes períodos da historia da Rússia. Do lado oposto à Praça Vermelha, na frente da entrada do Museu Histórico está a estátua do Marechal Georgy Konstantinovich Zhukov, erguida em 1995.
Portão da Ressurreição
Entre o Museu Histórico de Moscovo e a Antiga Perfeitura está o Portão da Ressurreição, que é uma das entradas para a Praça Vermelha. O seu nome refere-se à representação da ressurreição de Jesus Cristo, imagens que se encontram por cima dos arcos. É constituído por duas torres gémeas que no seu topo possuem águias douradas de duas cabeças. Do lado contrário à Praça Vermelha, entre as duas torres encontra-se um pequeno edifico azul, é a Capela de Iveron.
Antiga Perfeitura de Moscovo
A leste do Museu Histórico do Estado e do outro lado do Portão da Ressurreiçao está o edifico da antiga prefeitura de Moscovo. Uma obra do arquiteto Dmitry Chichagov, é um edifício ornamentado de tijolos vermelhos, um edificio notável na história da arquitetura como um híbrido único dos estilos neo-renascentista e russo.
Catedral de Kasan
No canto nordeste da Praça Vermelha, fica a Catedral de Kasan também conhecida como a "Catedral de Nossa Senhora de Cazã", uma igreja ortodoxa russa.
Centro Comercial GUM
O Centro Comercial GUM foi construído entre 1890 e 1893 por Alexander Pomerantsev e Vladimir Shukhov. A sua fachada estende-se por 240 metros ao longo do lado leste da Praça Vermelha. É um espaço muito elegante e luxuoso onde se encontram representadas as grandes marcas mundiais. O edificio apresenta uma combinação de elementos do Revivalismo russo com uma estrutura de aço com um teto envidraçado.
Mausoléu de Lenine
Localizado na Praça Vermelha, junto aos muros do Kremlin mas do lado de fora, encontra-se o Mausoléu de Lenine, onde o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Vladimir Ilitch Uliano se encontra exposto. Quando fomos não foi possivel visitar, pois grande parte da praça encontrava-se vedada para comemorações militares.
Kremlin
Localiza-se nas margens do rio Moskva, com a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha a leste e o Jardim de Alexandre a oeste. Esta fortaleza amuralhada dentro da cidade, foi mandada construir pelo czar Ivan III. Ao longo da muralha existem várias torres de vigilância e no interior do Kremlin, encontram-se várias edificações entre elas cinco palácios e quatro catedrais.
Texto explicativo: Wikipedia e outras fontes Net
Fotos: Pessoais
Que riqueza de fotos nos traz! Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar*
Hoje um lamento, tudo mudou...
Beijos. Feliz dia de 25 de Abril...
Uauuu!!! Que maravilha de viagem, Maria! Vi também a postagem anterior, magnífico Moscovo, a Rússia é belíssima. A estação de Metro... o que é aquilo, que luxo!
ResponderEliminarOutra belíssima viagem, querida, um beijo!
Fico maravilhada com a arquitetura destes belos monumentos.
ResponderEliminarA grandiosidade impressiona e fascina
Um maravilhoso domingo, querida Maria
Beijos
Muito obrigada por me levar a "viajar" consigo!;)
ResponderEliminar*
Esvoaçam sentimentos, névoas do destino
Beijo e um excelente dia!
Hello Maria,
ResponderEliminargreat that you have been there and show us some beautiful tourist spots :-) Also nice to see you in the photo :-) The photos of Cathedral of St. Basil are beautiful! Watched these amazing beautiful pictures with bated breath.
I am really impressed by this beautiful building style.
A hug