25/04/2019

Praça Vermelha - Moscovo


Praça Vermelha - Moscovo


Continuando a mostrar a minha viagem aos "Países Báltico e Rússia", hoje vamos fazer uma breve paragem em Moscovo para visitar:

Praça Vermelha em Moscovo



Muito conhecida pelos grandes desfiles militares, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscovo. O seu nome não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito". A Praça Vermelha, a Catedral de S. Basílio e o Kremlin fazem parte do Património Mundial da UNESCO desde 1990.


Catedral de São Basilio


Alguns PONTOS TURISTICOS ao seu redor:

Catedral de S. Basílio

A maravilhosa Catedral de S. Basílio, ou Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos, é o ícone da cidade e encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha em frente à Torre do Kremlin. É uma catedral ortodoxa russa, tendo sido a sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561. É composta por 8 capelas ao redor do Templo principal (a torre mais alta), a Capela da Intercessão. As suas cúpulas com cores vibrantes e de diferentes texturas, são absolutamente magnificas. No jardim em frente está uma estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.

Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo


Museu Histórico do Estado

No lado oposto à Catedral de S, Basílio, no outro extremo da praça, fica o Museu de História do Estado. Construído por ordem do Imperador Alexandre II, o Museu abriu em 1872 e alberga uma vastíssima colecção de peças e documentos de diferentes períodos da historia da Rússia. Do lado oposto à Praça Vermelha, na frente da entrada do Museu Histórico está a estátua do Marechal Georgy Konstantinovich Zhukov, erguida em 1995.



Museu Histórico do Estado - Moscovo


Portão da Ressurreição

Entre o Museu Histórico de Moscovo e a Antiga Perfeitura está o Portão da Ressurreição, que é uma das entradas para a Praça Vermelha. O seu nome refere-se à representação da ressurreição de Jesus Cristo, imagens que se encontram por cima dos arcos. É constituído por duas torres gémeas que no seu topo possuem águias douradas de duas cabeças. Do lado contrário à Praça Vermelha, entre as duas torres encontra-se um pequeno edifico azul, é a Capela de Iveron. 


Portão da Ressurreição - Moscovo

Portão da Ressurreição - Moscovo


Antiga Perfeitura de Moscovo

A leste do Museu Histórico do Estado e do outro lado do Portão da Ressurreiçao está o edifico da antiga prefeitura de Moscovo. Uma obra do arquiteto Dmitry Chichagov, é um edifício ornamentado de tijolos vermelhos, um edificio notável na história da arquitetura como um híbrido único dos estilos neo-renascentista e russo. 


Antiga Perfeitura de Moscovo


Catedral de Kasan

No canto nordeste da Praça Vermelha, fica a Catedral de Kasan também conhecida como a "Catedral de Nossa Senhora de Cazã", uma igreja ortodoxa russa.


Catedral de Kasan - Moscovo

Catedral de Kasan - Moscovo


Centro Comercial GUM

O Centro Comercial GUM foi construído entre 1890 e 1893 por Alexander Pomerantsev e Vladimir Shukhov. A sua fachada estende-se por 240 metros ao longo do lado leste da Praça Vermelha. É um espaço muito elegante e luxuoso onde se encontram representadas as grandes marcas mundiais. O edificio apresenta uma combinação de elementos do Revivalismo russo com uma estrutura de aço com um teto envidraçado.


Centro Comercial GUM - Moscovo

Centro Comercial GUM - Moscovo


Mausoléu de Lenine

Localizado na Praça Vermelha, junto aos muros do Kremlin mas do lado de fora, encontra-se o Mausoléu de Lenine, onde o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Vladimir Ilitch Uliano se encontra exposto. Quando fomos não foi possivel visitar, pois grande parte da praça encontrava-se vedada para comemorações militares.


Mausoléu de Lenine - Moscovo


Kremlin

Localiza-se nas margens do rio Moskva, com a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha a leste e o Jardim de Alexandre a oeste. Esta fortaleza amuralhada dentro da cidade, foi mandada construir pelo czar Ivan III. Ao longo da muralha existem várias torres de vigilância e no interior do Kremlin, encontram-se várias edificações entre elas cinco palácios e quatro catedrais.


Kremlin - Moscovo

No interior das muralhas do Kremlin - Moscovo


Texto explicativo: Wikipedia e outras fontes Net
Fotos: Pessoais

5 comentários:

  1. Que riqueza de fotos nos traz! Obrigada pela partilha!
    *
    Hoje um lamento, tudo mudou...
    Beijos. Feliz dia de 25 de Abril...

    ResponderEliminar
  2. Uauuu!!! Que maravilha de viagem, Maria! Vi também a postagem anterior, magnífico Moscovo, a Rússia é belíssima. A estação de Metro... o que é aquilo, que luxo!
    Outra belíssima viagem, querida, um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Fico maravilhada com a arquitetura destes belos monumentos.
    A grandiosidade impressiona e fascina
    Um maravilhoso domingo, querida Maria
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada por me levar a "viajar" consigo!;)
    *
    Esvoaçam sentimentos, névoas do destino
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  5. Hello Maria,
    great that you have been there and show us some beautiful tourist spots :-) Also nice to see you in the photo :-) The photos of Cathedral of St. Basil are beautiful! Watched these amazing beautiful pictures with bated breath.
    I am really impressed by this beautiful building style.
    A hug

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...