Um dos locais que fomos conhecer quando fizemos a nossa viagem aos "Paises Bálticos e Rússia" foi Moscovo.
Hoje deixo alguns "olhares" da nossa visita ao:
Kremlin
O Kremlin cujo nome significa "fortaleza dentro de uma cidade", foi mandado reconstruir pelo Czar Ivan III, que para tal, convidou vários arquitectos qualificados na Itália renascentista, como Petrus Antonius Solarius, para projetarem a nova muralha do Kremlin e as suas torres. A construção decorreu entre os anos de 1485 a 1495. A muralha contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya). No interior do Kremlin encontram-se várias edificações entre elas cinco palácios e quatro catedrais. Localiza-se no centro de Moscovo, nas margens do rio Moskva, tendo a leste a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha a oeste o Jardim de Alexandre.
Visitando o interior do Kremlin:
Torre da Trindade (Tróitskaya)
A entrada faz-se pelo Jardim de Alexandre, passando pelo portão da Torre da Trindade, que se localiza no centro da muralha noroeste do Kremlin. Esta Torre foi construída entre 1495 e 1499 pelo arquiteto italiano Aloisio da Milano (conhecido na Rússia como Aleviz Fryazin Milanets).
Palácio Estatal do Kremlin
Quando se passa a Torre encontra-se logo à direita o Palácio Estatal do kremlin. Este edifício foi construído entre os anos de 1960 e 1961 e é um local para eventos. A parte principal do edifício, tem 27 metros de altura e apresenta uma forma rectangular. Na concepção das fachadas foram utilizados, principalmente, vidros polidos separados entre si por estreitos pilares triangulares de mármore branco, oferecendo à vista um espaçoso vestíbulo e amplas escadarias. Sobre a entrada principal, que se opõe directamente à fachada sul do Palácio do Arsenal do Kremlin de Moscovo (reflexo visível nos seus vidros) encontra-se um modelo dourado do Brasão de armas da Rússia.
Palácio do Arsenal do Kremlin
Em frente ao Palácio Estatal está o Palácio do Arsenal do Kremlin. Neste edifício que data de 1851, encontra-se um dos mais famosos museus de Artes Aplicadas da Rússia, o Museu do Arsenal. No seu acervo, entre muitas outras coisas possuí, armas históricas, peças de joalharia, insígnias reais (incluindo o famoso Gorro dos Monarcas) e peças exclusivas de artesanato em ouro e prata datadas entre o século XIII e o século XIX.
Canhão do Czar (Tsar Pushka)
Continuando a nossa visita parámos para apreciar a exposição de canhões russos onde se destaca o Canhão do Czar. Foi construído em 1586 mas nunca foi utilizado, pesa 39 toneladas e tem 5 metros de altura.
Praça das Catedrais
Logo a seguir entrámos na Praça das Catedrais. Esta praça era o local das coroações solenes e dos cortejos fúnebres de todos os czares russos, dos patriarcas da Igreja Ortodoxa Russa e de todos os grandes nomes da história de Moscovo. Aí se encontram, a Catedral da Dormição, a Catedral do Arcanjo São Miguel e a Catedral da Anunciação, o Palácio das Facetas, a Igreja da Deposição das Vestes e a Igreja dos Doze Apóstolos. A estrutura mais alta na praça é o Campanário de Ivan, o Grande.
Catedral da Dormição
Foi construída entre 1475 e 1479, pelo arquiteto italiano Aristotele Fioravanti. Está dedicada à Dormição de Maria. Em 1547, a coroação do primeiro czar russo, Ivã, o Terrível, foi feita nesta catedral. De 1721 em diante ela foi o cenário da coroação dos imperadores russos.
Catedral do Arcanjo S. Miguel
Esta Catedral foi construída entre 1505 e 1508, sob supervisão do arquiteto italiano Aloisio Lamberti da Montignana. Tem frescos dos séculos XVI e XVII. Alguns são obra de Yakov de Kazan, de Stepan de Riazan e de Iosif Vladímirov. Destaca-se uma iconóstase de madeira dourada de 13 metros de altura, decorada com ícones dos séculos XVII-XIX. Os candeeiros são do século XVII.Aqui se encontram enterrados vários príncipes e czares.
Catedral da Anunciação
Dedicada à Anunciação de Maria, esta catedral foi construída pelos arquitetos de Pskov entre 1484 e 1489, era a Catedral privada dos czares.
Grande Palácio do Kremlin
Por detrás da Catedral da Anunciação está o Grande Palácio do Kremlin. A parte central do palácio, com o seu aspecto actual, foi erguido entre 1838 e 1850, por iniciativa de Nicolau I, no mesmo lugar do antigo edifício do grande palácio moscovita do Príncipe Ivã III, do século XV, e do palácio da Imperatriz Isabel I, do século XVIII. É a residência oficial do Presidente da Rússia. Domina o conjunto arquitectónico do Kremlin de Moscovo com os 125 metros de comprimento da sua fachada principal e uma altura de 44 metros até ao cimo da cúpula. O edifício situa-se perto da encosta que desce até ao Rio Moscova, sendo a sua fachada principal particularmente bem visível a partir da margem oposta desse rio.
Palácio das Facetas
Localiza-se entre a Catedral da Anunciação e a Catedral da Dormição de Maria, a leste do edifício central do Grande Palácio do Kremlin, encontrando-se ligado a este. É não só a parte mais antiga do complexo palaciano do Grande Palácio do Kremlin, mas também o mais antigo edifício secular preservado em Moscovo. Foi mandado construir, em 1487, pelo grão-príncipe Ivã III o Grande.
Igreja da Depositação das Vestes
Fica localizada num canto e é uma pequena igreja apenas com uma cúpula, tendo ao fundo as cúpulas do Palácio dos Terems. O nome da igreja, traduzido por Igreja das Vestes da Virgem, Igreja da Deposição das Santas Vestes da Virgem, Igreja do Véu ou mais simplesmente Igreja da Deposição, faz referência a uma festividade que data do século V, e que celebra a viagem das vestes de Nossa Senhora entre a Palestina e Constantinopla, onde protegeram a cidade. A sua construção foi iniciada em 1484 por mestres de Pskov. Uma iconóstase de quatro níveis, criada por Nazary Istomin Savin em 1627, encontra-se na igreja, tal como os frescos pintados por Ivan Borisov, Sidor Pospeev e Semyon Abramov em 1644.
Palácio dos Terems ou Palácio Teremnoy
As cúpulas douradas da foto de cima fazem parte do Palácio dos Terens, este palácio foi a principal residência dos czares russos durante o século XVI. Actualmente, a estrutura não está acessível ao público uma vez que está incluída no complexo do Grande Palácio do Kremlin. O palácio foi edificado, entre 1635 e 1637. Um dos componentes do Palácio dos Terems são as cinco pequenas igrejas palacianas, erguidas à frente do palácio, ou simultaneamente com ele, e completamente elevadas dentro da estrutura do edifício. São reconhecidas a partir do exterior por onze torres-cebola, bastante finas, com cúpula dourada, claramente visíveis, por exemplo, a partir da praça das catedrais.
Igreja dos Doze Apóstolos
Foi encomendada pelo Patriarca Nikon, como parte de sua residência em 1653 e dedicada a Filipe o Apóstolo três anos mais tarde. É actualmente utilizada como Museu de Artes.
Campanário de Ivan III da Rússia
O Campanário de Ivan III da Rússia foi construído entre 1505 e 1508. Em 1600 a torre é elevada até uma altura de 81 metros. A torre de pedra branca foi coroada com uma cúpula dourada.
Sino do Czar (Tsar Kolokol)
Fica mesmo ao lado do Campanário de Ivan. Em bronze, foi fundido no século XVIII e é o maior sino do mundo, pesa 222 toneladas, tem uma altura de 6,14m e um diâmetro de 6,6m. Foi criado por Ivan Motorin e seu filho Mikhail em 1733–1735, mestres artesãos que supervisionaram uma equipa de 200 homens, a pedido da imperatriz Ana. Ornamentos, pinturas e inscrições foram feitas por V. Kobelev, P. Galkin, P. Kokhtev, P. Serebryakov e P. Lukovnikov.
Torre do Salvador (Spasskaya)
Mais ou menos em frente ao Sino de Czar, no outro lado da praça, está a Torre do Salvador, é a torre principal, tem uma passagem no meio localizada na muralha oriental do Kremlin de Moscovo, com vista para a Praça Vermelha. A torre foi construída em 1491 pelo arquitecto italiano Pietro Antonio Solari.
A saída fizemos pelo mesmo local por onde tínhamos entrado, pela porta da Torre da Trindade que dá acesso à Torre Kutafya que é a única torre existente fora das paredes do Kremlin.
Texto explicativo: Wukipedia
Fotos: Pessoais
The Kremlin is beautiful regardless of weather.
ResponderEliminarBonitas fotos! É tão bom poder viajar!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda