Da nossa viagem aos "Paises Bálticos e Rússia" a última paragem foi em Moscovo.
Hoje deixo alguns "olhares" do nosso passeio pela Praça Manezhnaya e pelo Alexander Garden:
Praça do Manege
A Praça Manezhnaya ou Praça do Manege, tem a leste o Hotel Moskva, a sul o Museu Histórico do Estado e o Jardim de Alexandre, o Manege de Moscovo a oeste e a Universidade Estatal de Moscovo a norte. Está decorada com canteiros de flores e fontes com esculturas sobre contos folclóricos russos.
A peça central da praça é um Centro Comercial subterrâneo e um estacionamento de quatro andares, encimado por uma cúpula de vidro rotativa, que forma um relógio mundial do hemisfério norte com as grandes cidades marcadas e um esquema de luzes abaixo de cada painel para mostrar a progressão da hora. Á noite fica espectacular mas não consegui tirar fotografias, pois ia no autocarro turístico, só visitámos depois durante o dia seguinte. A cúpula de vidro é coroada por uma estátua de São Jorge, o santo padroeiro de Moscovo e faz parte da World Clock Fountain (Fonte do Relógio Mundial).
Ao fundo na foto em abaixo, encontra-se o Edifício do Manege que dá o nome à praça. Foi desenhado pelo engenheiro espanhol Agustín de Betancourt y Molina e tem um único teto, sem apoio interno para 45 metros, tendo sido erguido entre 1817 e 1825 pelo arquitecto russo Joseph Bové, que o vestiu num exterior neoclássico. Sofreu um incêndio em 2004 tendo sido reconstruído, continuando a sua actividade como pavilhão de exibições.
Alexander Garden - Jardim de Alexandre
O Jardim de Alexandre foi um dos primeiros parques urbanos públicos de Moscovo. Foi construído entre 1819 e 1823 e o seu nome é uma homenagem ao czar Alexandre I da Rússia. É composto por três jardins separados, que se estendem ao longo de todo o comprimento da muralha ocidental do Kremlin de Moscovo. Para além de toda a linda área arborizada com longos passeios, encontram-se também fontes, estátuas e o túmulo do soldado desconhecido. Uma das atrações, especialmente nos dias quentes de verão, é a imitação do Rio Neglinnaya (que agora flui subterrâneo) pontilhado de canais, fontes e estátuas de personagens de contos de fadas russos.
A seção intermediária do jardim superior contém uma falsa gruta em ruínas, construída sob a Torre do Arsenal Médio. Na frente da gruta há um obelisco erguido em 10 de julho de 1914, um ano após o tercentenário da dinastia Romanov ter sido celebrado. O monumento feito de granito da Finlândia listava todos os czares de Romanov e possuía os brasões das províncias (russas). Mais tarde os bolcheviques o reesculpiram com uma lista de 19 filósofos socialistas, comunistas e líderes políticos.
O Túmulo do soldado desconhecido com a chama eterna trazida do Campo de Marte em Leningrado.
Fonte dos cavalos de autoria de Zurab Tsereteli (1996)
Texto explicativo: Wikipedia e outros net
Fotos: Pessoais
Amei as imagens!
ResponderEliminarBeijos. Boa noite!
Que beleza!
ResponderEliminarViajar é alargar horizontes, encher os olhos e o coração!
Beijinhos.
The horse's fountain is strong!
ResponderEliminarMaravilhosa Moscovo.
ResponderEliminarCom suas fotografias em detalhes fica mais linda.
A fonte dos cavalos é muito linda.
Amei o detalhe de São Jorge.
Gostaria muito de ver a iluminação da Cúpula, vou ver no Google.
Beleza de partilha Maria, vocês nos levam a lugares maravilhosos.
Uma linda semana para vocês,com paz e alegria.
Bju amiga.