27/06/2019

Praça do Manege e Jardim de Alexandre - Moscovo


Praça do Manege - Moscovo


Da nossa viagem aos "Paises Bálticos e Rússia" a última paragem foi em  Moscovo.

Hoje deixo alguns "olhares" do nosso passeio pela Praça Manezhnaya e pelo Alexander Garden: 

Praça do Manege


A Praça Manezhnaya ou Praça do Manege, tem a leste o Hotel Moskva, a sul o Museu Histórico do Estado e o Jardim de Alexandre, o Manege de Moscovo a oeste e a Universidade Estatal de Moscovo a norte. Está decorada com canteiros de flores e fontes com esculturas sobre contos folclóricos russos. 


Praça do Manege - Moscovo

A peça central da praça é um Centro Comercial subterrâneo e um estacionamento de quatro andares, encimado por uma cúpula de vidro rotativa, que forma um relógio mundial do hemisfério norte com as grandes cidades marcadas e um esquema de luzes abaixo de cada painel para mostrar a progressão da hora. Á noite fica espectacular mas não consegui tirar fotografias, pois ia no autocarro turístico, só visitámos depois durante o dia seguinte. A cúpula de vidro é coroada por uma estátua de São Jorge, o santo padroeiro de Moscovo e faz parte da World Clock Fountain (Fonte do Relógio Mundial).


World Clock Fountain - Moscovo

World Clock Fountain - Moscovo

Praça do Manege - Moscovo


Ao fundo na foto em abaixo, encontra-se o Edifício do Manege que dá o nome à praça. Foi desenhado pelo engenheiro espanhol Agustín de Betancourt y Molina e tem um único teto, sem apoio interno para 45 metros, tendo sido erguido entre 1817 e 1825 pelo arquitecto russo Joseph Bové, que o vestiu num exterior neoclássico. Sofreu um incêndio em 2004 tendo sido reconstruído, continuando a sua actividade como pavilhão de exibições.


Praça do Manege - Moscovo


Alexander Garden - Jardim de Alexandre


O Jardim de Alexandre foi um dos primeiros parques urbanos públicos de Moscovo. Foi construído entre 1819 e 1823 e o seu nome é uma homenagem ao czar Alexandre I da Rússia. É composto por três jardins separados, que se estendem ao longo de todo o comprimento da muralha ocidental do Kremlin de Moscovo. Para além de toda a linda área arborizada com longos passeios, encontram-se também fontes, estátuas e o túmulo do soldado desconhecido. Uma das atrações, especialmente nos dias quentes de verão, é a imitação do Rio Neglinnaya (que agora flui subterrâneo) pontilhado de canais, fontes e estátuas de personagens de contos de fadas russos.


Alexander Garden - Moscovo


A seção intermediária do jardim superior contém uma falsa gruta em ruínas, construída sob a Torre do Arsenal Médio. Na frente da gruta há um obelisco erguido em 10 de julho de 1914, um ano após o tercentenário da dinastia Romanov ter sido celebrado. O monumento feito de granito da Finlândia listava todos os czares de Romanov e possuía os brasões das províncias (russas). Mais tarde os bolcheviques o reesculpiram com uma lista de 19 filósofos socialistas, comunistas e líderes políticos.


Alexander Garden - Moscovo

Alexander Garden - Moscovo


O Túmulo do soldado desconhecido com a chama eterna trazida do Campo de Marte em Leningrado.


Alexander Garden - Moscovo

Alexander Garden - Moscovo


Fonte dos cavalos de autoria de Zurab Tsereteli (1996)


Alexander Garden - Moscovo


Texto explicativo: Wikipedia e outros net
Fotos: Pessoais

4 comentários:

  1. Que beleza!
    Viajar é alargar horizontes, encher os olhos e o coração!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa Moscovo.
    Com suas fotografias em detalhes fica mais linda.
    A fonte dos cavalos é muito linda.
    Amei o detalhe de São Jorge.
    Gostaria muito de ver a iluminação da Cúpula, vou ver no Google.
    Beleza de partilha Maria, vocês nos levam a lugares maravilhosos.
    Uma linda semana para vocês,com paz e alegria.
    Bju amiga.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...