Continuando a mostrar um pouco das minhas férias deste ano pela Ásia, deixo hoje alguns "olhares" da visita que fizemos a uma aldeia das Karen Long Neck (Mulheres Girafa) em Mae Rim District, Chiang Mai, Tailândia, a tribo Ban Mae Khao Tom Village.
Muitas destas mulheres são refugiadas de Myanmar, saíram do seu país devido a conflitos étnicos e militares, tendo chegado à Tailândia por volta de 1980. Vivem em aldeias na região Norte da Tailândia, não têm cidadania Tailandesa e o status de refugiados impede-os de procurar trabalho fora das aldeias. O seu principal e quase único meio de sobrevivência é o turismo e a venda dos artigos que produzem. Na comunidade os homens trabalham nas plantações e as mulheres dedicam-se à tecelagem e artesanato.
Contrastando com o castanho das modestas habitações, entrámos num mundo de cor, de delicadeza e encanto das suas peças de tecelagem. Aqui se encontravam: echarpés, mantas, mochilas, para além de muitos outros artigos confecionados pelas mulheres.
Sempre com um sorriso presente, para comunicar falávamos em inglês à nossa guia que conhecia muito bem algumas das mulheres e ia traduzindo. Foi um prazer conhecer a sua arte, os seus hábitos, passear pela aldeia e é claro comprar algumas das suas lindas peças.
O costume de alongar o pescoço com as
pesadas argolas de latão começa aos 5 anos de idade, onde as meninas recebem o seu primeiro anel. As mulheres podem colocar até 25 anéis ao longo da vida, carregando um peso de 10 kg sobre os ombros, o que lhes vai fazer rebaixar os ombros e as costelas, dando a ideia de terem um longo pescoço. Esta tradição é ancestral e os anéis seriam para proteger de possíveis ataques de tigres, para além de considerarem que um pescoço longo é um símbolo de beleza.
Fotos Pessoais: Férias na Ásia Visitando Macau - China - Hong Kong - Tailândia
Mais uma belíssima reportagem!!
ResponderEliminar-
Lembranças dum passado sorridente. {Poetizando e Encantando}
Beijos e uma boa noite
Fantásticas imagens. Tenho uma amiga que esteve recentemente por lá... Veio maravilhada!
ResponderEliminarAbraço
😉
Olhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam
I would love all that color...love the textiles.
ResponderEliminar