quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Passeando pelo PORTO (I)




Em Agosto decidimos ir passar uma semana de férias no Norte do país. Começamos por visitar Coimbra (ver AQUI) e depois seguimos até à cidade do Porto.





Esta bela cidade, é mundialmente conhecida entre outros aspectos, pelo seu vinho, excelente gastronomia, lindas e interessantes pontes, pela sua arquitectura contemporânea e antiga e pelo seu centro histórico, classificado desde 1996 como Património Mundial pela UNESCO.





O Centro Histórico situa-se entre as colinas da Sé e a da Vitória, e os vales do Rio da Vila e o das Virtudes. Corresponde ao tecido urbano marcado pelas origens medievais da cidade e caracteriza-se por um grande conjunto de ruas típicas às quais se juntam edifícios do Renascimento e do Barroco e mais recentemente a construção de praças.




O hotel que escolhemos para ficar foi o "Bessa Hotel". Foi uma escolha acertada, pois tinha uma excelente localização, pessoal simpático e profissional, um bom pequeno almoço e o quarto era elegante e espaçoso.




Como quero mostrar os principais locais que vimos e o post ficaria muito extenso, vou dividir em duas partes. Vamos então passear e conhecer alguns dos muitos pontos turísticos a não perder, nesta incrível e bela cidade.





Rua de Santa Catarina
Bem animada com artistas de rua e muito movimentada, é uma das ruas comerciais mais importantes do Porto.




Avenida dos Aliados
Localizada na Baixa portuense, esta importante e moderna avenida, cujo nome é uma homenagem aos países aliados da Primeira Guerra Mundial, é um espaço contínuo que abrange a Praça da Liberdade e a Praça do General Humberto Delgado. Muitos dos seus edifícios são em granito e coroados de lanternins, cúpulas e coruchéus. No topo da avenida está situada a Câmara Municipal do Porto.




Igreja e Torre dos Clérigos
Em estilo barroco foram projectadas pelo arquitecto Nasoni. A Torre um dos ex libris da cidade, tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. A vista que dali se desfruta é espectacular.




Centro Português de Fotografia
Localiza-se junto à Torre dos Clérigos, em pleno Centro Histórico do Porto, no Largo Amor de Perdição. Está instalado no edifício que serviu como prisão, a Cadeia da Relação.




Jardim da Cordoaria
Perto do Centro Português de Fotografia e da Torre dos Cléricos, no Campo dos Mártires da Pátria, fica o Jardim de João Chagas, popularmente conhecido como Jardim da Cordoaria.




Os Jardins do Palácio de Cristal
Ficam localizados na freguesia de Massarelos tendo sido projectados na década de 1860 pelo paisagista alemão Émile David. São lindíssimos tendo vários miradouros dos quais se desfruta de uma vista panorâmica incrível sobre o rio Douro.




Poderá conhecer "virtualmente" mais alguns recantos deste maravilhoso jardim, vendo o meu álbum de fotos: "Passeando pelos Jardins do Palácio de Cristal"




Muralhas Fernandinas
É o nome pela qual ficou conhecida a cintura medieval de muralhas do Porto, da qual somente pequenas partes sobreviveram até aos nossos dias.




🦚 "Habitantes" especiais da cidade.



Estação de São Bento
O edifício foi construído no início do século XX, no local onde existia o Convento de São Bento de Avé-Maria, edificado no período manuelino. O projecto da estação é da autoria do arquitecto Marques da Silva. O amplo vestíbulo da gare foi totalmente revestido com excelentes painéis de azulejo do pintor Jorge Colaço, colocados em 1916. Ilustram a história dos transportes, aspectos etnográficos e acontecimentos célebres da história portuguesa.





Catedral (Sé)
A Sé está situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos. Construída no séc. XII, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo do tempo, especialmente no período gótico e no séc. XVIII.


 




Cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro
Uma forma diferente e muito agradável de descobrir a cidade do Porto, é fazendo um passeio de barco no Rio Douro. Dependendo da companhia, pode-se embarcar no Cais da Ribeira do lado do Porto, ou no Cais de Gaia, nós embarcamos a partir deste último. Para além de podermos apreciar a linda paisagem ribeirinha, vamos observando e admirando as seis pontes que fazem a conexão entre o Porto e Vila Nova de Gaia: a Ponte D. Luís I (1886), a Ponte do Infante (2003), a Ponte D. Maria Pia (1877), a Ponte de S. João (1991), a Ponte do Freixo (1995) e a Ponte da Arrábida (1963).




Mosteiro Serra do Pilar
Localiza-se na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. O edifício está no lado oposto do Rio Douro, com vista para a Ponte Luís I e para o Centro Histórico do Porto. A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910 e em 1996 juntamente com o Centro Histórico do Porto e a Ponte Luís I passou a estar classificado como Património Mundial da UNESCO.




Zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia
Depois de visitar o Mosteiro do Pilar, descemos de teleférico até à Zona Ribeirinha de Gaia. É super agradável passear ao longo da margem do rio e ir apreciando a Zona Histórica do Porto de uma perspectiva diferente. Ao longo do Cais de Gaia existem imensas esplanadas, restaurantes e bares.




É aqui que se localizam as mundialmente conhecidas Caves do Vinho do Porto. Como as visitas são feitas por marcação, vimos qual era a que tinha um horário disponível, mais perto do que pretendíamos e fomos então visitar as Caves da Sandeman. O edifício onde se encontram é de granito e data de 1811. A guia muito simpática, estava vestida como “Don de Sandeman” ou seja capa preta de procedência portuguesa e chapéu espanhol. Foi explicando, entre outras informações, a origem da cave, quanto tempo envelhece cada tipo de vinho no seu barril e as características dos diferentes tipos de vinho do Porto. A visita foi muito interessante. Ao terminar o percurso, fizemos uma degustação de duas taças de vinho.




Ponte Luís I
Foi construída entre os anos 1880 e 1887, com estrutura metálica e dois tabuleiros, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul respectivamente) separadas pelo rio Douro. Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local, e, foi realizada mediante o projecto do Engenheiro belga Teófilo Seyrig, também autor da Ponte Dona Maria. A ponte foi inaugurada em 1887.




A Ribeira
Nas margens do rio Douro, a Ribeira encanta pelas suas ruas estreitas e coloridas casas antigas viradas para o rio e para Gaia. Faz parte integrante do Centro Histórico do Porto, classificado como Património Mundial da UNESCO.






Imperdível um passeio pelo Cais da Ribeira , um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto, repleto de bares e restaurantes. Merece destaque a Praça da Ribeira, popularmente conhecida por praça do cubo, uma das mais antigas da cidade. A Praça e o Cais da Ribeira já eram mencionados em cartas régias de 1389. Na década de 1980 foram feitas intervenções arqueológicas no local pondo a descoberto, no centro da praça, um chafariz do século XVII. A 24 de Junho de 2000 foi inaugurada, no nicho da Fonte da Praça da Ribeira, uma estátua de São João Baptista, da autoria do escultor João Cutileiro.

 


Almoçamos num dos seus muitos restaurantes, apreciando toda a zona envolvente do majestoso rio Douro, os coloridos barcos com barris de vinho, a belíssima Ponte D. Luís I e Gaia do outro lado do rio.




Para terminar na perfeição, um dia de muito andar à descoberta dos encantos do Porto, nada melhor do que à noite, ir tomar uma bebida na Ribeira, apreciando o encanto das diferentes tonalidades de luzes, que iluminam e envolvem a Ponte D. Luís I e Vila Nova de Gaia e se refletem no Douro.





No próximo post irei continuar a mostrar outros locais de interesse, que visitámos nesta belíssima cidade.




Fontes : http://pt.wikipedia.org/; http://www.igespar.pt/; http://www.portoturismo.pt/; https://www.tudosobreporto.com/

Fotos: Pessoais

5 comentários:

  1. Olá, querida amiga Maria!
    Como gostei do Porto!
    A Sé, a famosa Ponte, a Torre dos Clérigos (subi até o alto)... A francesinha 🤩... O pastel de bacalhau com vinho do Porto... Em frente à torre e ouvindo o sino lindo. A Estação com seus azulejos azuis belos. O por do sol lá na área turística dos barcos...
    Tudo muito lindo.
    Portugal é belíssimo.
    Tenha dias abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Hello Maria,
    Very nice pictures. Wonderful to see all these nice places of Porto.
    Great that amazing bridge. Nice to see by night. Your pictures are fantastic.
    A nice city.

    Greetings and a big hug,
    Marco

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito das Gentes do Porto, e de toda a gastronomia. Obrigada pelas imagens e do texto!:)
    -
    Baloiço do tempo...
    -
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  4. Es una población, que ya visité en una ocasión y me gustó tanto que he repetido su visita una segunda vez.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Maria,
    Adoro o Porto e as suas fotos estão espetaculares!
    Gostei imenso de rever muitos desses lugares maravilhosos.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Ailim e

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo