sábado, 5 de junho de 2021

A linda Estação de S. Bento




A Estação Ferroviária de Porto - São Bento, também conhecida por Estação de S. Bento, fica localizada na Praça de Almeida Garrett, no Centro Histórico do Porto e está classificada como Património da Humanidade. É especialmente conhecida pelos seus painéis de azulejo.






Foi construída onde outrora existira o convento de freiras de São Bento de Avé Maria. Idealizada pelo arquitecto José Marques da Silva, foi oficialmente inaugurada em 1916.




O interior do seu átrio, está revestido por cerca de vinte mil azulejos, de temática histórica e etnográfica, da autoria do artista Jorge Colaço (pintor, caricaturista, ceramista e ilustrador).





O friso colorido que se encontra em toda a volta do átrio conta a história dos meios de transporte por ordem cronológica.






Por baixo encontram-se grandes painéis, que representam cenas da História de Portugal, como por exemplo, o Torneio de Arcos de Valdevez e a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela; no lado oposto, podem ver-se os episódios referentes à Entrada Solene de D. João I no Porto com D. Filipa de Lencastre e, mais abaixo, a Conquista de Ceuta. Do lado da gare, na parede fronteira, foram colocados dois grandes quadros alusivos à Procissão de Nossa Senhora dos Remédios de Lamego, e outro sobre a Romaria de S. Torcato de Guimarães. Outros painéis de menores dimensões preenchem os vãos de cantaria, tendo como motivos episódios rurais e populares portugueses.









Texto explicativo: Wikipédia, http://www.patrimoniocultural.gov.pt/, http://www.monumentos.gov.pt/
Fotos: Pessoais

8 comentários:

  1. Nooooooooooooossa! Essa estação é MARAVILHOSA! Adorei ver! Ótimo domingo! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante. Andei anos a parar nesse estação para ir as consultas... Adoro o espaço e toda a zina em volta. :) Obrigada pela partilha
    -
    As cartas escritas com nostalgia ...
    -
    Um excelente fim de semana - Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga Maria!
    Jamais vou me esquecer de lá. Fui num verão e nos, turistas, ficávamos de cabeça erguida vendo tanta beleza.
    Usei comboio para Braga, Guimarães.
    Vim do 51 de Fato, conhecendo um pouco de Portugal lindo.
    Que boa lembrança você me deu aqui!
    Tenha um Domingo abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  4. Algunas de las estaciones antiaguas, son maravillas y esta es una de ellas.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Oi Maria Rodrigues todo o meu carinho e gratidão por compartilhar tão lindas fotos .adorei...
    Com carinho sempre feliz semana de muita luz !
    Bjinhos🙏💝💐

    ResponderEliminar
  6. Excelente reportagem fotográfica de uma belíssima estação!

    ResponderEliminar
  7. Hola María! A través de tus fotos he podido conocer tan bonita estación digna de estar declarada como Patrimonio de la humanidad. Muy bellas imágenes. Besitos!

    ResponderEliminar
  8. Olá, amiga Maria, belíssima reportagem fotográfica dessa obra que certamente orgulha a todos os Portugueses, já que se trata de um Patrimônio da Humanidade, maravilha!
    Um bom final de semana, com alegria e paz para toda a família.
    Beijos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo