Das minhas férias em Paris deixo hoje olhares sobre as ...
Pirâmides do Louvre
No centro do pátio principal do Palácio do Louvre em Paris, o pátio Napoleão, fica a grande Pirâmide do Louvre. Concluída e inaugurada em 1989 é uma grande estrutura de forma piramidal, construída em vidro e metal, tendo ao seu redor três pirâmides mais pequenas.
Projetada por Ieoh Ming Pei, arquiteto norte-americano de origem chinesa, a estrutura é constituída por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro. Atinge uma altura de 20,6 m e a sua base quadrada tem cerca de 35 m de lado. A suportar o conjunto estão 95 toneladas de aço e 105 toneladas de alumínio.
A construção da pirâmide provocou uma considerável controvérsia, sendo muito criticada por quem considerava que a pirâmide de arquitetura futurista, parecia completamente fora de contexto no centro de um palácio renascentista, no entanto, rapidamente ela se tornou numa obra muito apreciada e popular.
A necessidade da construção da pirâmide e do átrio subterrâneo, debaixo dela, deveu-se ao facto da entrada principal (original) do Louvre, já não conseguir lidar com o enorme afluxo diário de visitantes. Assim, quem entra através da pirâmide desce ao espaçoso átrio e em seguida, volta a subir para os principais edifícios do Louvre.
Junto ao Louvre existem no total 5 pirâmides todas idealizadas por Ieoh Ming Pei, a Pirâmide principal (a maior), lateralmente encontram-se mais 3 pirâmides de menores dimensões e por último está a pirâmide que aponta para baixo, a Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée) construída no centro comercial subterrâneo Carroucel du Louvre, tendo esta pirâmide a função de clarabóia/janela.
A Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée) marca a interseção de duas passagens principais e orienta os visitantes para a entrada do museu. Também é feita de vidro transparente e metal, mas é menor que a Grande Pirâmide. A ponta da pirâmide está suspensa por 1,4 metros acima do nível do piso. As vidraças individuais na pirâmide, tem 30 mm de espessura e estão ligados por aço inoxidável. Diretamente abaixo da ponta, de cima para baixo, apontado para a pirâmide de vidro, encontra-se uma pequena pirâmide de pedra, as pontas das duas pirâmides quase se tocam. A Pirâmide Invertida, figura com destaque nas páginas finais do best-seller internacional de Dan Brown "O Código Da Vinci".
Texto explicativo: Wikipédia; https://guiadolouvre.com/a-grande-piramide-de-vidro/
Fotos: Pessoais
Lindas fotos e pirâmide tão especial! beijos, ótimo fds! chica
ResponderEliminarMais uma beleza de imagem :))
ResponderEliminar.
Quero, abraçar a vida com benevolência...
.
Beijo, bom fim-de-semana
Buenas vistas nos has mostrado, seguro que has disfrutado mucho de tus vacaciones.
ResponderEliminarBesos.
Muito interessante a história acerca destas pirâmides e tuas fotos ilustrativas ficaram fantásticas
ResponderEliminarUm feliz e abençoado natal pra ti e pros teus amados
Beijinhos com ternura
Não me importava de dar umas voltinhas por ai!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda