17/12/2022

Apreciando a Grande Pirâmide do Louvre - Paris




Das minhas férias em Paris deixo hoje olhares sobre as ...

Pirâmides do Louvre 





No centro do pátio principal do Palácio do Louvre em Paris, o pátio Napoleão, fica a grande Pirâmide do Louvre. Concluída e inaugurada em 1989 é uma grande estrutura de forma piramidal, construída em vidro e metal, tendo ao seu redor três pirâmides mais pequenas.




Projetada por Ieoh Ming Pei, arquiteto norte-americano de origem chinesa, a estrutura é constituída por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro. Atinge uma altura de 20,6 m e a sua base quadrada tem cerca de 35 m de lado. A suportar o conjunto estão 95 toneladas de aço e 105 toneladas de alumínio.





A construção da pirâmide provocou uma considerável controvérsia, sendo muito criticada por quem considerava que a pirâmide de arquitetura futurista, parecia completamente fora de contexto no centro de um palácio renascentista, no entanto, rapidamente ela se tornou numa obra muito apreciada e popular.





A necessidade da construção da pirâmide e do átrio subterrâneo, debaixo dela, deveu-se ao facto da entrada principal (original) do Louvre, já não conseguir lidar com o enorme afluxo diário de visitantes. Assim, quem entra através da pirâmide desce ao espaçoso átrio e em seguida, volta a subir para os principais edifícios do Louvre.






Junto ao Louvre existem no total 5 pirâmides todas idealizadas por Ieoh Ming Pei, a Pirâmide principal (a maior), lateralmente encontram-se mais 3 pirâmides de menores dimensões e por último está a pirâmide que aponta para baixo, a Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée) construída no centro comercial subterrâneo Carroucel du Louvre, tendo esta pirâmide a função de clarabóia/janela.






A Pirâmide Invertida (La Pyramide Inversée) marca a interseção de duas passagens principais e orienta os visitantes para a entrada do museu. Também é feita de vidro transparente e metal, mas é menor que a Grande Pirâmide. A ponta da pirâmide está suspensa por 1,4 metros acima do nível do piso. As vidraças individuais na pirâmide, tem 30 mm de espessura e estão ligados por aço inoxidável. Diretamente abaixo da ponta, de cima para baixo, apontado para a pirâmide de vidro, encontra-se uma pequena pirâmide de pedra, as pontas das duas pirâmides quase se tocam. A Pirâmide Invertida, figura com destaque nas páginas finais do best-seller internacional de Dan Brown "O Código Da Vinci".






Texto explicativo: Wikipédia; https://guiadolouvre.com/a-grande-piramide-de-vidro/
Fotos: Pessoais

5 comentários:

  1. Lindas fotos e pirâmide tão especial! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Buenas vistas nos has mostrado, seguro que has disfrutado mucho de tus vacaciones.
    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante a história acerca destas pirâmides e tuas fotos ilustrativas ficaram fantásticas
    Um feliz e abençoado natal pra ti e pros teus amados
    Beijinhos com ternura

    ResponderEliminar
  4. Não me importava de dar umas voltinhas por ai!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...