14/01/2023

PASSEANDO pelo Castelo de Óbidos




Mais alguns "olhares" de um local fantástic o que costumamos visitar. Sempre que lá vamos é tradição subir as escadas em pedra e passear em toda a volta das muralhas do Castelo. A vista é magnifica, mas a meu ver é um pouco perigoso levar crianças pequenas, pois em certos locais não há qualquer proteção lateral. É um esplendido passeio, mas para pessoal já "crescidinho".


Passeando pelas Muralhas do Castelo de Óbidos






O Castelo localiza-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, vila e município de Óbidos, no distrito de Leiria, em Portugal. O acesso é feito por quatro portas e dois postigos, destacando-se a Porta da Vila ou Porta de Nossa Senhora da Piedade, encimada por uma inscrição, ali colocada pelo rei D.João IV (1640-1656). No seu interior encontra-se uma capela com varanda, revestida de azulejos do século XVIII.






Ergue-se na cota de 79 metros acima do nível do mar, com planta no formato retangular irregular (orgânica), misturando elementos dos estilos românico, gótico, manuelino e barroco, distribuídos por duas zonas principais: a do castelejo (atual Pousada do Castelo, ou Pousada de Óbidos) e o bairro intra-muros. O perímetro das muralhas, reforçadas por torres de planta quadrada e cilíndrica, alcança 1.565 metros.





Acredita-se que a primitiva ocupação humana do seu sítio remonte à pré-história. Pela sua proximidade da costa atlântica, despertou o interesse de povos invasores da Península Ibérica, tendo sido sucessivamente ocupado por Lusitanos (século IV a.C.), Romanos (século I), Visigodos (séculos V a VI) e Muçulmanos (século VIII), atribuindo-se a estes últimos a fortificação da povoação, como se constata pela observação de determinados trechos da muralha, com feições mouriscas.




O castelo e todo o conjunto urbano da vila de Óbidos encontram-se classificados como monumento nacional.





Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

14 comentários:

  1. Belíssimo castelo, um passeio sensacional! Mostraste muito bem!Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Já visitei o Castelo de Óbidos várias vezes. A última há cerca de trinta anos. Imagino que muita coisa tenha mudado inclusive na Vila de Óbidos.
    .
    Feliz fim de semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria
    Lindo castelo, passear é muito bom, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  4. Óbidos nunca visitei, já passei em volta, mas gostaria bastante! Obrigada pela partilha!
    .
    Fragilidades...
    .
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Siempre me han seducido los castillos, aunque hay que subir muchas escaleras para poder verlos al completo.
    Feliz domingo. Besos.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela belíssima reportagem e agradeço
    a beleza das excelentes fotos.
    Dias de paz e luz... Bjnhs
    ~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  7. Já visitei ÓBIDOS 3 ou 4 vezes mas ao Castelo só fui 1 x é difícil subir as escadas e tenho medo de andar lá no alto das muralhas.
    Obrigada pela partilha. Belas fotos, algumas mesmo deslumbrantes
    Olá
    e cá estamos em 2023 que desejo com paz, alegria e com saúde.
    MARIA
    Venho abordar um assunto, gostaria que me desse a sua opinião sincera.
    No meu blog COISAS SIMPLES DA VIDA fiz um post que gostaria que lesse,
    um desabafo, pois juro que eu acho que a vida pode ser mesmo simples,
    as pessoas é que complicam, com ódios de todo o género e feitio
    Diga-me se sente vontade de acompanhar o meu relato de viagem neste blog e comentar?
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    e, outro aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    os temas estão interligados, daí que se deve ver os 2 posts
    Espero que venha ver e que goste!
    Um abraço meu, boa semana
    Tulipa/Kalinka

    ResponderEliminar
  8. Aiaiai... esse castelo é maravilhoso, me imagino passeando nele,
    soltando minha imaginação, querida Maria! Adoro castelos, e curtir
    toda a antiguidade! Talvez um dia...
    Maravilhosa postagem, querida amiga.
    Deixo um beijinho e votos de uma semana feliz.

    ResponderEliminar
  9. Belas fotos. Gostava de lá ir um dia!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  10. No me extraña nada de que esté declarado "Monumento Nacional" porque muy bonito y se conserva perfectamente.
    Gracias, María por las imágenes y por las interesantes explicaciones que nos das sobre el mismo, de su larga vida.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  11. OLÁ MARIA
    BOA NOITE
    SIM desta vez o comentário ficou e já o li
    Obrigada!
    Também gostei das casas de madeira todas delicadamente trabalhadas,
    se eu não tivesse ido a Irkustk nunca iria ver estas belas casas,
    é por isso que luto, (e fico revoltada com quem diz o que diz)
    por poder ver e poder passar o que vi aos outros,
    sem misturar o que as cidades contêm do resto da confusão do conflito.
    O País continua a existir, o povo continua a viver, a vida continua...
    porque há-de haver sempre pessoas más?
    Modéstia à parte acho que fiz uma bela escolha de fotos que ninguém conhece
    e tal como confirmou no outro seu comentário,
    este tipo de posts faz-me estar ali 2 horas e tal agarrada ao computador,
    ao menos essas pessoas podiam dar algum valor e reconhecimento ao tempo que dedico e ao meu trabalho.
    Obrigada pelas suas palavras e a sua amizade
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que espetáculo suas fotografias! Levá-nos a viajar e imaginar tamanha beleza!
    Um lugar belíssmo que espero um dia conhecer!
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Boa noite MARIA
    volto cá....hoje para convidar a uma partilha de um
    MOMENTO PERFEITO na minha vida!
    no meu post mais recente, feito hoje mesmo
    aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    tomara que goste, leia a minha história
    contei tudo tal e qual como aconteceu
    beijinhos da Tulipa

    Sobre o meu outro blog
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    para já fica em stand-by (vou ver o que decido fazer)
    também felizmente não me falta temas e fotos para fazer posts
    nos outros 4 blogues, porque na realidade tenho 5 blogues
    e muitas matérias para falar e mostrar

    ResponderEliminar
  14. Castelos são sempre tão imponentes e bonitos. Esse é lindo de mais. Amo arquitetura, tanto externa como interna, e já deu vontade de conhecer esse por inteiro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...